Formar cooperativa de artesãos garante renda – Veja como

Só os artesãos sabem o quanto é difícil o caminho da sobrevivência por meio da confecção de trabalhos manuais. Pensando em como melhorar a vida destes profissionais da arte, o Sebrae deu dicas para aperfeiçoar as técnicas e aumentar a renda dos artesãos.

Organizar-se conjuntamente é o ideal. O que isso quer dizer? Os especialistas indicam que os trabalhadores, principalmente os artesãos, que se organizam para se ajudarem podem ter mais chances de aumentarem suas rendas em meio ao mercado competitivo.

entrevista-de-trabalho

A cooperação é uma ótima solução para as micro e pequenas empresas crescerem, se organizarem e ficarem mais competitivas na hora de conseguir bons resultados. Mas qual o motivo de fazer uniões por meio de cooperativas? A explicação é simples. Quando há cooperação, há economia na produção, há agilidade na distribuição, há aumento do poder de compra, há melhores negociações para um preço mais acessível e há uma abertura de um leque de novas oportunidades de negócios.

Desta forma, para auxiliar as pequenas empresas a entender melhor esses temas, o Sebrae organizou vários conteúdos importantes, além de vídeos, cursos e links de interesse.

Navegue pelo site do Sebrae e tenha inspiração para conseguir usar as es estratégias ensinadas. Você pode ampliar, de forma inovadora, a competitividade da sua empresa por meio da cooperação.

estatistica

Quer saber ainda mais sobre o tema da organização para produzir mais? Se ligue em todas as soluções que o Sebrae tem sobre cooperação para micro e pequenas empresas, em especial no que diz respeito aos trabalhos com artesanato:

Programa Rede Associativas – Para aquelas pessoas que desejam compreender os valores, princípios e os instrumentos indispensáveis para o sucesso de um empreendimento coletivo.

Estratégia de Abordagem da Cultura de Cooperação – Cultcoop – Para aqueles empreendedores que querem agir de modo coletivo, viabilizando objetivos comuns, baseados nos princípios da cooperação.

Juntos Somos Fortes – Agronegócios – Para aquelas pessoas que desejam desenvolver a atividade econômica local por meio de ações empreendedoras coletivas que aumentam a renda e geram emprego nas comunidades.

Para saber mais entre em contato com o 0800 570 0800 ou procure o Sebrae do seu estado.

construir

Além disso, o site do Sebrae disponibiliza um material rico em vídeo. Conheça mais sobre cooperação, de modo bem simples e prático, com o vídeo “Juntos Somos Fortes – o importante é cooperar”. Aproveite a oportunidade e também observe todo o conteúdo disponível no portal.

Clique neste link e informe-se.

cofrinho3

Dica do Sebrae: para saber mais sobre cooperação, clique nos links úteis abaixo:

Organização das Cooperativas Brasileiras: é o órgão máximo de representação das cooperativas no país.

Empreender: criado em parceria Sebrae e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) para incentivar a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizar empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros e desenvolver lideranças empresariais.

Desenvolvimento territorial: Site também elaborado pelo Sebrae no intuito de servir como um guia conceitual e prático sobre as temáticas relacionadas ao desenvolvimento territorial.