12 alimentos que combatem a depressão

A depressão é um transtorno mental que se tornou comum devido ao estresse e outras doenças que acabam desencadeando a doença.

Uma pessoa depressiva se sente sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além de dores de cabeça e dor de estômago. Para que possamos nos livrar da depressão podemos ajudar nosso cérebro a produzir uma substância que nos dará a sensação de bem-estar, ajudando a regular nosso humor e dando sensação de “saciedade”. Esta substância é a serotonina.

Alguns alimentos podem ajudar na produção da serotonina, como:

  1. Castanha do Pará, nozes e amêndoas – ricas em selênio ajudam a diminuir o estresse, além de serem antioxidantes. Basta comer uma castanha do Pará, 5 nozes ou 10 amêndoas por dia.
  2. Leite e iogurte – fontes de cálcio, também ajudam a acabar com o estresse, o nervosismo e irritabilidade. Mantendo a pessoa calma, o que reflete na saúde física com batimentos cardíacos e pressão arterial controlada. O consumo diário é de 2 a 3 porções.
  3. Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão – essas frutas pode ajudar a trazer de volta o bom humor. Não há restrição no consumo.
  4. Laranja e maçã – ricas em ácido fólico e vitamina C, ajudam no funcionamento do sistema nervoso, dão energia, combatendo o estresse e a fadiga.
  5. Banana e abacate – ricas em carboidratos, potássio, magnésio e vitamina B6. Diminui a ansiedade, regulando o sono e dando energia. Consuma sem açúcar.
  6. Mel – estimula a produção de serotonina. Use para adoçar.
  7. Ovos – fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), colaboram com o bom humor. Consuma apenas uma unidade ao dia.
  8. Carnes magras e peixes – ajuda a produzir serotonina que é capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono. As melhores opções são atum e salmão.
  9. Carboidratos complexos – pães, trigo, arroz, etc, ajudam a manter o bom humor.
  10. Folhas verdes – hortaliças em folhas verde-escuras como o espinafre, o brócolis, a alface, aumentam a quantidade de vitamina B12 no organismo, elevando assim o bom humor.
  11. Soja – rica em magnésio que é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo e desempenha um papel fundamental na energia das células.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “12 alimentos que combatem a depressão”

  1. Avatar de Jaci Cirilo Pinheiro
    Jaci Cirilo Pinheiro

    Comentar sobre pimentas tem que ter conhecimento de causa, eu como sou um grande consumidor de pimenta… vejo que as receitas e o poder das pimentas é muito grande. Más… tem que ter muito cuidado ao manesiar ou consumir, porque o que cura é o mesmo que mata.
    Jaci Cirilo Pinheiro