Artesanato com Areia Colorida

O artesanato de areia, típico da região litorânea do estado do Ceará, no início da década de 80 era comercializado fora do país, principalmente nos países da Europa.

Nos últimos anos, o mercado interno descobriu a beleza dessa arte e passou a consumir boa parte da produção local. Atualmente, passou a ser uma fonte de rende para várias famílias onde são vendidos nas praias e nas cidades litorâneas de todo Estado.

Segue a imagem do artesanato com areia colorida na garrafa.

Dicas e materiais utilizados

Concha – serve para pegar a areia em pequena quantidade.

Palheta – é o utensílio que dá a forma de todo o trabalho, uma de suas pontas é tão fina quanto uma agulha, é o que forma o desenho.

Copinho de plástico – outro utensílio muito usado para a confecção das peças, é  usado para pôr a areia em maior quantidade dentro das garrafinhas.

Compactação da areia – Além de fazer o desenho, é necessário fazer o acabamento final de cada peça. Esse acabamento é chamado de “compactação da areia”; deixá-la o mais firme possível, a fim de garantir o desenho intacto aos movimentos, ou seja, esse processo é para não desmanchar o trabalho, depois da peça pronta. É feito com um ferro pontiagudo, vai-se colocando areia aos poucos e compactando com o ferro, até firmar. Por último é colocado água e cola branca.

Fonte: www.artesanatonarede.com.br


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

4 respostas para “Artesanato com Areia Colorida”

  1. Avatar de Peter
    Peter

    Saudações Arteblog, gostaria entrar em contato com qualquer um dos artesãos de garrafas coloridas para um projeto que tenho para importar gostaria de receber resposta imediata. Abraços

    1. Avatar de Cláudia Ramires

      Boa tarde Peter,

      Desculpe a demora, infelizmente nao temos contato com nenhum artesão dessa técnica, sugiro que pesquise no Google ou no Sebrae e boa sorte.
      Se quiser divulgar algum evento entre em contato pelo meu e-mail.
      Abs

  2. Avatar de yonecaciano
    yonecaciano

    gostaria de aprender a fazer velas decorativa,,,,,, acho lindas….

    1. Avatar de Cláudia Ramires
      Cláudia Ramires

      Oi Yone,

      Infelizmente não sei essa técnica, mas se você procurar aqui no Arteblog ou pelo fotolog com certeza encontrará alguma professora.
      Bjs