Artesanato com Areia Colorida

O artesanato de areia, típico da região litorânea do estado do Ceará, no início da década de 80 era comercializado fora do país, principalmente nos países da Europa.

Nos últimos anos, o mercado interno descobriu a beleza dessa arte e passou a consumir boa parte da produção local. Atualmente, passou a ser uma fonte de rende para várias famílias onde são vendidos nas praias e nas cidades litorâneas de todo Estado.

Segue a imagem do artesanato com areia colorida na garrafa.

Dicas e materiais utilizados

Concha – serve para pegar a areia em pequena quantidade.

Palheta – é o utensílio que dá a forma de todo o trabalho, uma de suas pontas é tão fina quanto uma agulha, é o que forma o desenho.

Copinho de plástico – outro utensílio muito usado para a confecção das peças, é  usado para pôr a areia em maior quantidade dentro das garrafinhas.

Compactação da areia – Além de fazer o desenho, é necessário fazer o acabamento final de cada peça. Esse acabamento é chamado de “compactação da areia”; deixá-la o mais firme possível, a fim de garantir o desenho intacto aos movimentos, ou seja, esse processo é para não desmanchar o trabalho, depois da peça pronta. É feito com um ferro pontiagudo, vai-se colocando areia aos poucos e compactando com o ferro, até firmar. Por último é colocado água e cola branca.

Fonte: www.artesanatonarede.com.br

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Cláudia RamiresEm: agosto 19, 2011 | Em Geral  | Tags:  

4 respostas para “Artesanato com Areia Colorida”

  1. Peter disse:

    Saudações Arteblog, gostaria entrar em contato com qualquer um dos artesãos de garrafas coloridas para um projeto que tenho para importar gostaria de receber resposta imediata. Abraços

    • Boa tarde Peter,

      Desculpe a demora, infelizmente nao temos contato com nenhum artesão dessa técnica, sugiro que pesquise no Google ou no Sebrae e boa sorte.
      Se quiser divulgar algum evento entre em contato pelo meu e-mail.
      Abs

  2. yonecaciano disse:

    gostaria de aprender a fazer velas decorativa,,,,,, acho lindas….

    • Cláudia Ramires disse:

      Oi Yone,

      Infelizmente não sei essa técnica, mas se você procurar aqui no Arteblog ou pelo fotolog com certeza encontrará alguma professora.
      Bjs