Chá de Carqueja – Receita e propriedades medicinais

A Carqueja é um arbusto verde, muito comum na América do Sul. No lugar de folhas e caule ela é formada por ramos com flores amareladas e alaranjadas que podem atingir até quatro metros de altura. Antigamente, os índios, utilizavam a erva para a fertilidade das mulheres e a virilidade nos homens.

Atualmente é muito usada para amenizar, ou mesmo tratar, doenças do sistema digestivo, como por exemplo, cortar diarréia, ajudar na digestão e tratar uma intoxicação alimentar.

Acredita-se que o tratamento com o chá de Carqueja seja eficiente para eliminar pedras da vesícula biliar, funcionando também como um limpador de sangue. Outros associam o chá para reduzir a febre e aliviar inflamações. O uso mais comum é o chá ou mastigar o caule in natura. Sua ação curadora se deve a ação de substâncias conhecidas como Flavonóides, que protegem o fígado contra as toxinas e reduz as cólicas intestinais. A erva também impede o desenvolvimento de úlceras, ameniza a dor e a febre causada pelas pedras na vesícula.

Como preparar o chá de Carqueja:

  • uma colher de chá de carqueja
  • um copo de água.

Ferva a água e coloque a planta. Deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba. Recomenda-se beber meia xícara de 2 a 3 vezes ao dia.

Precauções:

  1. O chá de Carqueja pode potencializar o efeito de anti-hipertensivos e diabéticos.
  2. Não deve ser ingerido durante a gravidez, pois pode causar efeitos abortivos.
  3. É contra indicado para pessoas com pressão arterial baixa e com hipoglicemia, sendo utilizada no tratamento de diabetes e hipertensão.
  4. Pessoas diabéticas devem ter maior controle dos níveis de açúcar quando ingerir o chá.


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Chá de Carqueja – Receita e propriedades medicinais”

  1. Avatar de ORIOLI
    ORIOLI

    CHÁ DE ABÓBORA DANTA,ERVA MEDICINAL,NATIVA DE REGIÕES MAIS FRESCAS NA REGIÃO SUDESTE DE MINAS GERAIS,SUAS RAISES MUITO BEM USADAS NO TRATAMENTO DE CIRROSE HEPÁTICA.

  2. Avatar de maria tereza rocha
    maria tereza rocha

    parabéns pelas matérias. obrigada.