Entrevista com a artesã Bia Cravol

Estamos recebendo em nossa coluna a artesã premiada e admirada no Brasil e no exterior, Bia Cravol.

Cláudia: Olá, Bia, o ARTEBLOG tem o prazer de recebê-la em nossa coluna. Obrigada por ter aceitado o convite.

Bia: Adorei o convite, obrigada.

Você é uma artesã que está sempre em evidência, se ocupando de compromissos, aparecendo na mídia, nas revistas, como começou o artesanato em sua vida?

Desde pequena sempre gostei muito de artesanato, pintura, sabonete, etc… Mas o biscuit começou na minha vida depois que perdi minha filha, isso já faz 13 anos. Depois da perda, fiquei muito mal e precisava me ocupar. E ai, comecei a fazer biscuit e nunca mais parei. Estou ocupada até hoje… Rsrs.

Então, você sempre gostou de biscuit?

Desde que comecei a fazer nunca mais parei, me apaixonei de cara, mas gosto de outros tipos de artesanato também, e sempre procuro dar uma misturada… Rsrs. Agora estou na fase de tecidos…rs.

O que te inspira a fazer com tanta técnica e criatividade a modelagem de personagens infantis?

Acho que sou uma criança grande, amo desenho, sempre que posso eu assisto. Amo a Disney desde pequena (se é que um dia fui pequena né??, pois tenho 1,83 de altura… Rs).  E como minha mãe me disse um dia, minha filha foi morar com Deus mais me deixou esse dom. Acredito que nada é por acaso…

Como você consegue conciliar o trabalho com tantos compromissos, viagens, aulas, encomendas, família?

É bem complicado, principalmente hoje em dia que tenho o Gustavo, meu filhote de 1 ano, mas tenho um marido maravilhoso, que me apóia sempre, e me ajuda muito.

Eu procuro agendar meus compromissos com bastante antecedência, para evitar imprevistos, mas nem sempre é possivel… Rsrs. Pois tem compromissos que surgem em cima da hora, mas tento sempre fazer tudo o que posso, costumo dizer que sou ligada no 220, nunca paro. Amo o que faço, e ai tudo fica mais fácil, mas tem dias que a única coisa que quero é minha cama… Rsrs.

Amo dar aulas e por este motivo, considero as aulas uma diversão e não um trabalho…

Já as encomendas, como amo modelar, é muito legal ver o cliente satisfeito e feliz.  E além disso,  ganho o dinheiro para pagar minhas coisas… Rsrs. Pois sou muito consumista …rsrs. Principalmente, quando se trata de material de artesanato.

Para encerrar nossa entrevista: como você vê o nosso biscuit atualmente no Brasil?

Caiu muito, muitos abandonaram o biscuit por outras técnicas, ou desistiram mesmo. E com isso, o biscuit diminui bastante.

Mas ainda tem muita gente que gosta dessa massinha mágica… Rs. E muita gente que modela muito bem.

Como meu foco sempre foi personagem, pra mim graças a Deus, nunca faltou trabalho, é como sempre digo: a gente tem sempre que manter a qualidade das peças.

Mas ainda espero que o biscuit volte ao topo, como era a alguns anos atrás. Eu vou continuar fazendo minha parte… Rsrs. Modelando e modelando …

Mais uma vez obrigada, amei a entrevista. Continue sempre com esse sucesso, criatividade, e que nos admira e nos encanta muito.

Obrigado pela oportunidade e pelo carinho. Beijokas a todos e espero todos na Mega Artesanal 2011.

Contato: cursos e encomendas tel. (11) 2671-2379 ou (11) 7624-1511 e-mail [email protected]

E aí, o que acharam da entrevista? Quem gostou divulgue no Facebook, Twitter e outras redes sociais, o Arteblog agradece! E lembre-se de deixar abaixo sua mensagem para a Bia!

Comentários

3 respostas para “Entrevista com a artesã Bia Cravol”

  1. Avatar de jancerbiscuit

    parabens pela entrvista de BIA CRAVOL e EMERSOM ARTES sao dois amigos que amo seus trabalhos eles merecem ser entrevistado pois cada um tem um valor inigualavel maravilhosos e realmente temos que ir a luta para termos nosso lugar garantido no mundo da massinha magicas rsrsrsparabens a todos os artesoes.

  2. Avatar de sonia
    sonia

    Parabéns pelo seu trabalho é muito bom, por isso é bem reconhecido por todos.Bordo chinelos havaianas e amo o que faço gostaria de expandir meu negocio vc tem como me dar umas dicas a respeito.Fico no aguardo de sua atenção.Bjss…

  3. Avatar de Maria Conceição
    Maria Conceição

    Tive a oportunidade de ler a entrevista da Bia Cravol e achei muito interessante o depoimento dela em relação
    a perda de sua filha, o que a motivou a procurar algo que a distraice , como o artesanato de biscuit. Nas nossas
    perdas, temos que lutar para manter-nos em pé. Parabéns!