Como fazer sabão caseiro de óleo usado e soda em escamas

Esta receita de reaproveitamento do óleo usado é de uma leitora que nos enviou e estamos repassando a quem quizer experimentar para ver como que fica o sabão caseiro usando a soda em escamas.

Olá pessoal eu tenho mais uma receita para voceis:

Sabão caseiro

  • 1 kg de soda em flocos.
  • 1 litro de água fervente.
  • 1 de álcool de posto.
  • 4 litros de óleo filtrado (de fritura.)
  • 1 frasco de detergente glicerinado.
  • Pode usar um pouco de essência.

Modo de fazer:

  • Coloque a soda num balde, em seguida a água fervendo, depois o álcool.
  • Junte o óleo e por ultimo o detergente.
  • Mexa por uns 5 minutos no Maximo e despeje em forma ou caixa de leite.
  • Deixe esfriar de um dia para o outro e corte os pedaços que você vai usar, mantendo assim as embalagens (caixa de leite) em local seco e arejado, sem ter que estar fatiando toda massa.

Receita enviada por: Marli B Liduena

Atenção: Cuidado no manuseio da soda e não deixe crianças por perto na hora de fazer o sabão.

CUIDADO: Sou química e gostaria de alertar que a reação da soda com a água é fortemente exotérmica, o que poderá causar graves acidentes. Com água fervente tanto mais. Portanto, considero relevante que advirta os leitores do seu blog sobre os risco.(Vidalternativa)


Publicado

em

, ,

por

Comentários

29 respostas para “Como fazer sabão caseiro de óleo usado e soda em escamas”

  1. […] Como fazer sabão caseiro de óleo usado e soda em escamas […]

  2. […] Como fazer sabão caseiro de óleo usado e soda em escamas […]

  3. Avatar de Nathalia
    Nathalia

    Favor enviar receita de sabão de oleo de pequi.

  4. Avatar de Gildeci
    Gildeci

    Gente onde vocês arranjaram esta receita de sabão com leite de vaca, nunca tinha ouvido falar. Quando li resolvi fazer a de 7lt. de óleo usado e o melhor deu certo. Mas que receita boa principalmente para lavar louças e como espuma e rende. Muito obrigado pela dica. Vocês estão de parabéns.

  5. Avatar de Rosana Cariry
    Rosana Cariry

    Oi sou de Sao Paulo e curto muito estas reseitas de sabao caseiro.
    Ai vai a minha.
    Sabao da Rosana:
    5litros de oleo
    1 " de soda liquida
    1/2 ' de agua fervente
    1 detergente de coco ou 1 litro de sabao de coco
    Misturar tudo em um rersipiente de plastico ,ate engrossar.
    colocar em caixas de papelao e em lugar frio.
    Cuidado com o manuseio;de preferensia longe de crianças.

  6. Avatar de Maria Eduarda
    Maria Eduarda

    MARIA EDUARDA escreveu 18/12/2011 às 19:55:00

    EXPLICAÇÃO PORQUE DO SABÃO CASEIRO FICAR OLEOSO?????
    LIXÍVIA DE SODA CÁUSTICA
    A soda cáustica é encontrada no no comércio na forma de escamas. A lixivia é a dissolução deste sólido em água. Parece ser um procedimento simples mas requer alguns cuidados, pois um pequeno descuido pode causar acidentes graves. Ensinaremos aqui como diluir a soda cáustica em água e como calcular as concentrações desta solução.Provido de luvas, jaleco ou avental, mascara e óculos de proteção, adicione 1 litro de água e com o pote perto da água, adicione a soda com cuidado para não bater na água e voltar na face. Misture e deixe em repouso em frasco fechado, em local fora do alcance de crianças.Esta solução renderá aproximadamente 1400 ml ou 1,4 litros de lixivia a 50%. Importante lembrar que a soda tem papel fundamental na produção de sabão, uso de soda ruim ocasionará em um produto de baixa qualidade e muitas vezes até perda do produto. Quando for comprar a soda cáustica leia no verso da embalagem a concentração do produto. No mercado tem soda com diversas concentrações. Exemplo soda Yara tem 75%, já a escorpião tem 98%. É importante lembrar que a soda 75% usa-se mais e a 98% usa-se menos. Segundo literatura, para saponificação de 1 litro de óleo de soja, usa-se aproximadamente 137g, de soda em escama 99%.Temos aqui então o indice de saponificação do óleo de soja que é 137g de soda para cada litro de óleo de soja. Obs: Quando se dilui 1kg soda 99% em 600 ml água temos uma lixivia 50°BE. Nas lojas de produtos químicos é vendida já a soda líquida a 50°BE, porém sua comercialização é controlada. É importante lembrar que ao diluir ou usar um soda com 75% de concentração, mesmo adicionando as 137 g, você terá somente 102 g de soda os outros 35 gramas são impurezas o que não saponificaram todo o óleo de soja em sua formula. Isso pode alterar consistência, deixará oleoso, ou até mesmo ocasionar a perda total do produto. Este é o motivo de varias reclamações de receitas caseiras na internet. Agora você já pode fabricar sabão como quiser, com qualquer quantidade de óleo desde que faça a relação óleo e soda.

  7. Avatar de Cleusa
    Cleusa

    Gostaria que me enviasse uma receita de sabão de barra caseiro que contém vinagre. Pois perdi uma receita antiga na qual minha mãe fazia e segundo ela era ótima, pois deixava as roupas claras, sem cheiro de sabão e macias.

  8. Avatar de Célia
    Célia

    CIDA SILVA; acontece que na vontade de vender o produto,ou seja, a soda cáustica,que uma vez misturada com água se transforma em lixívia. Muitas pessoas que pensam em ter lucros rápidos misturam o sal grosso com soda, resultando alterações na receita, e uma delas é consistência oleosa.