Como fazer sabão caseiro de óleo usado e soda em escamas

Esta receita de reaproveitamento do óleo usado é de uma leitora que nos enviou e estamos repassando a quem quizer experimentar para ver como que fica o sabão caseiro usando a soda em escamas.

Olá pessoal eu tenho mais uma receita para voceis:

Sabão caseiro

  • 1 kg de soda em flocos.
  • 1 litro de água fervente.
  • 1 de álcool de posto.
  • 4 litros de óleo filtrado (de fritura.)
  • 1 frasco de detergente glicerinado.
  • Pode usar um pouco de essência.

Modo de fazer:

  • Coloque a soda num balde, em seguida a água fervendo, depois o álcool.
  • Junte o óleo e por ultimo o detergente.
  • Mexa por uns 5 minutos no Maximo e despeje em forma ou caixa de leite.
  • Deixe esfriar de um dia para o outro e corte os pedaços que você vai usar, mantendo assim as embalagens (caixa de leite) em local seco e arejado, sem ter que estar fatiando toda massa.

Receita enviada por: Marli B Liduena

Atenção: Cuidado no manuseio da soda e não deixe crianças por perto na hora de fazer o sabão.

CUIDADO: Sou química e gostaria de alertar que a reação da soda com a água é fortemente exotérmica, o que poderá causar graves acidentes. Com água fervente tanto mais. Portanto, considero relevante que advirta os leitores do seu blog sobre os risco.(Vidalternativa)


Publicado

em

, ,

por

Comentários

29 respostas para “Como fazer sabão caseiro de óleo usado e soda em escamas”

  1. Avatar de CIDA SILVA
    CIDA SILVA

    LIXÍVIA DE SODA CÁUSTICA E O PORQUE DO SABÃO CASEIRO FICAR OLEOSO???????

  2. Avatar de CÉLIA
    CÉLIA

    LIXÍVIA DE SODA CÁUSTICA E O PORQUE DO SABÃO CASEIRO FICAR OLEOSO???????

    A soda cáustica é encontrada no no comércio na forma de escamas. A lixivia é a dissolução deste sólido em água. Parece ser um procedimento simples mas requer alguns cuidados, pois um pequeno descuido pode causar acidentes graves. Ensinaremos aqui como diluir a soda cáustica em água e como calcular as concentrações desta solução.Provido de luvas, jaleco ou avental, mascara e óculos de proteção, adicione 1 litro de água e com o pote perto da água, adicione a soda com cuidado para não bater na água e voltar na face. Misture e deixe em repouso em frasco fechado, em local fora do alcance de crianças.Esta solução renderá aproximadamente 1400 ml ou 1,4 litros de lixivia a 50%. Importante lembrar que a soda tem papel fundamental na produção de sabão, uso de soda ruim ocasionará em um produto de baixa qualidade e muitas vezes até perda do produto. Quando for comprar a soda cáustica leia no verso da embalagem a concentração do produto. No mercado tem soda com diversas concentrações. Exemplo soda Yara tem 75%, já a escorpião tem 98%. É importante lembrar que a soda 75% usa-se mais e a 98% usa-se menos. Segundo literatura, para saponificação de 1 litro de óleo de soja, usa-se aproximadamente 137g, de soda em escama 99%.Temos aqui então o indice de saponificação do óleo de soja que é 137g de soda para cada litro de óleo de soja. Obs: Quando se dilui 1kg soda 99% em 600 ml água temos uma lixivia 50°BE. Nas lojas de produtos químicos é vendida já a soda líquida a 50°BE, porém sua comercialização é controlada. É importante lembrar que ao diluir ou usar um soda com 75% de concentração, mesmo adicionando as 137 g, você terá somente 102 g de soda os outros 35 gramas são impurezas o que não saponificaram todo o óleo de soja em sua formula. Isso pode alterar consistência, deixará oleoso, ou até mesmo ocasionar a perda total do produto. Este é o motivo de varias reclamações de receitas caseiras na internet. Agora você já pode fabricar sabão como quiser, com qualquer quantidade de óleo desde que faça a relação óleo e soda.

  3. Avatar de MARIA
    MARIA

    Oi fiz o sabão de leite de vaca e gostei muito, e como ele é bom para lavar vasilhas,roupas, limpa e espuma muito e é bem consistente. Tive que deixar respirar uma semana, pois solta um líquido marron, depois que embalei. Ah! e não fiz na lua nova. Mas esta aprovado.

  4. Avatar de edison
    edison

    sou socorrista e recomendo que ao acrescentar o alcool de posto na panela , que ela esteja com o fogo desligado pois é altamente inflamável e o risco de explosão é grande .

  5. Avatar de CÉLIA
    CÉLIA

    SABÃO DE BARRA COM LEITE DE VACA

    7lt. de óleo;sendo 5lt. de manteiga de animal e 2lt. de oleo
    2lt. de leite de saquinho;
    1kg.de soda sol
    2 colheres de glicerina;
    Modo de Fazer:
    Colocar o leite e a soda misturar até dissolver as escamas, depois em outra vasilha ( balde ), adicionar a soda misturada com o leite no oleo aquecido e continuar a mexer bastante até criar uma espuma e mudar de cor e engrossar. Acrescente as 2 colheres de glicerina e mexa mais um pouco. Por nas formas e cortar quando começar a ficar firme e só usar depois de uma semana de curtido. Fica parecendo com sabão de coco . Ah! fazer na lua nova . OBS:. Colocar a soda devagar para não subir quando for mexer, e se subir colocar um pouco de oleo quente que abaixa. E não esqueça de usar máscara, luvas e óculos. Rendimento 50 pedaços .

  6. Avatar de CELIA
    CELIA

    QUERO QUE ME DESCULPE SEM OBSERVAR ENVIEI A MESMA RECEITA ANTERIOR. MAIS ESTA OUTRA RECEITA DE SABÃO DE BARRA COM LEITE, NA QUAL EU FIZ E DEU CERTO , GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM VOCES. VALE A PENA FAZER, FICA MUITO BOM E É MUITO ECONOMICO E ESPUMA MUITO. TENHO CERTEZA QUE VOCES VÃO GOSTAR. UM ABRAÇO. GYN ,25/10/11

  7. Avatar de CELIA
    CELIA

    SABÃO BARRA COM LEITE DE D. CÉLIA
    5LT. DE ÓLEO
    2LT. DE LEITE DE VACA, MELHOR O DA FAZENDA.
    1KG. DE SODA SOL
    1LT. DE ÁGUA
    2 COLHERES DE GLICERINA
    ESSENCIA
    MODO DE FAZER

    COLOCAR O ÓLEO E O LEITE E MISTURAR BASTANTE, COLOCAR 1LT. DE ÁGUA FRIA EM OUTRO BALDE E POR A SODA E MISTURAR ATÉ DISSOLVER,TOMANDO O CUIDADO DE NÃO RESPIRAR O VAPOR QUE A SODA SOLTA, USE MÁSCARA. E ADICIONAR NO LEITE COM O ÓLEO JÁ MISTURADO E CONTINUAR A MEXER ATÉ FICAR CONSISTENTE OU SEJA FIRME E POR A GLICERINA E A ESSENCIA E MISTURAR MAIS UNS 10MINUTOS. DESPEJAR NA FORMA E NO OUTRO DIA CORTAR E DEIXAR RESPIRAR. SÓ USAR DEPOIS DE UMA SEMANA.

  8. Avatar de celia
    celia

    SABÃO DE BARRA COM LEITE DE VACA

    7lt. de óleo;sendo 5lt. de manteiga de animal e 2lt. de oleo
    2lt. de leite de saquinho;
    1kg.de soda sol
    2 colheres de glicerina;
    Modo de Fazer:
    Colocar o leite e a soda misturar até dissolver as escamas, depois em outra vasilha ( balde ), adicionar a soda misturada com o leite no oleo aquecido e continuar a mexer bastante até criar uma espuma e mudar de cor e engrossar. Acrescente as 2 colheres de glicerina e mexa mais um pouco. Por nas formas e cortar quando começar a ficar firme e só usar depois de uma semana de curtido. Fica parecendo com sabão de coco . Ah! fazer na lua nova . GYN,21/10/11

  9. Avatar de MARIA CREUSA
    MARIA CREUSA

    COMO FAZER SHAMPOO ANTICASPAS…

  10. Avatar de D.Célia
    D.Célia

    CÉLIA VAZ

    Gostaria de uma explicação , porque a Lua tem influência na receita de sabão caseiro?
    É verdade ou mito?