Receita de Angu Mineiro

Culinária Tradicional Mineira – Importa seja explicado anteriormente que a cozinha mineira se caracterizava pela simplicidade , pela humildade e até pela carência social da população nos primórdios da História do Brasil.

Na região de Minas, chamada Metalúrgica, o solo não era propício a diversidade na agronomia ( sub solo e montanhas), e com a população voltada para as atividades da exploração do ouro propriamente dito, a fome graçou nesta região incentivando os moradores dos arredores da antiga Villa Rica a se organizar no plantio de hortas roças e pomares rudimentares, para fornecer o que comer aos mineiros e mineradores.Contam os historiadores que o preço da comida era tão exorbitante que chegava a superar o preço do ouro!

Dentre esses cultivos, os mais expressivos o milho, o inhame e a couve, são sempre lembrados. A batata inglesa, apesar de ter sido descoberta 200 anos antes no Peru e levada pelos espanhóis para a Europa, talvez ainda não tenha sido integrante do cardápio mineiro dessa época…

O Angu é o prato mais conhecido na história da alimentação mineira

Melhor ainda com um frango ao molho

Ele não é temperado.É só água e fubá.Que impressionante a sabedoria popular, evitando o sal nesta base alimentar!

Mas todo e qualquer tempero desejado, como o sal, a pimenta, os cheiros caldos ou molhos, vêm no que acompanha o angu.

É, pois diferente da polenta, é mais seco, mais consistente, ressaltando o sabor do milho cozido.Ele não é engrossado pela quantidade do fubá mas sim pelo cozimento.

É difundido o dito popular que nos dá a ideia do apreço, da dedicação e do tempo dispensado que se deve dar ao acuro da comida , como a dizer que tudo na vida deve ser executado com cautela zelo e paciência: diz o ditado: ” Princípio de angu é mingau”, pois ele não é coisa que se faz de hora pra outra , mas a Mineira começa a fazer o angu, de manhanzinha quando se levanta, para terminá-lo para o almoço, umas 4 horas depois.

angu-mineiro-panela

Primeiro mistura o fubá na água fria e deixa decantar.

  • Leva a panela ao fogo, e a panela tem que ter cabo.
  • Mexendo sempre até levantar fervura, sem deixar encaroçar, formando um mingau que vai borbulhando.
  • Nessa altura, pode colocar a tampa , diminui o fogo, e só de vez em quando dá uma mexida, mas no fundo já está formando bijú.
  • Quando ver que em volta da panela, acima do mingau já vai formando leve núvem que desgruda da parede da panela, use uma colher de pau, e firmemente, bate-se esse angu até enxergar o fundo da panela (biju), sinal de que já pode ser despejado.
  • Molha-se a travessa, ou recipiente que vai receber o angu e despeja-se nele o conteúdo da panela. Reservado , esfriado, é servido com a verdura eleita para o dia.
  • Só que o angu…tem todo dia…e esse processo é repetido diariamente…não se serve angu ” dormido”…mesmo porque não sobra!

fogao-de-lenha-polenta

Então aqui vai a receita do angu mineiro:

  • 1 1/2 litros de água
  • 4 colheres de fubá ( de preferência fubá de moinho d´água)

O modo de fazer está detalhadamente descrito acima, mas consiste resumidamente em fazer um mingau e apurá-lo, engrossando-o pelo cozimento até a consistência desenhada.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Receita de Angu Mineiro”

  1. Avatar de Mineirinho

    Tsc tsc tsc! Nada a ver essa historinha de regiao metalurgica e de vila rica.