Artesanato com bambu e qualidades

Bambu é uma ótima matéria-prima para fazer muita coisa artesanalmente. A divulgação é do Ecoblogs.com.br,  com muitos modelos que ficam bonito em qualquer ambiente.

Babu

Bambu

Trabalho artesanal com bambu

O bambu possui caules lenhificados utilizados na fabricação de diversos objetos como instrumentos musicais, móveis, cestos e até na construção civil, onde é utilizado em construções de edifícios a prova de terremotos. Na Wikipédia você encontra outros dados, como as espécies de bambus existentes e também o que é possível produzir a partir desta gramínea, a fibra de bambu.

Babu

Tipos de bambus:

  • Bambu, plantas da sub-família Bambusoideae
  • Bambu-do-brejo (Monstera deliciosa) – também conhecida por costela-de-adão
  • Bambu-balde ou bambu-gigante (Dendrocalamus giganteus)
  • Bambu-preto (Phyllostachys nigra)
  • bambu-maciço (Dendrocalamus strictus) – sinónimos: bambu-cheio-chinês, bambu-de-caniço, bambu-de-pescador e bambu-macho
  • Bambu-chinês (Bambusa mitis) – sinónimos: bambu-bengala e bambu-verde
  • Bambu-trepador (Chusquea capituliflora)
  • Bambu-taquara: termo comum a diversas plantas da família das gramíneas – sinónimo: bambu e bambu-taquara
  • Bambu-listado (Bambusa vulgaris var. striata)


Publicado

em

por

Comentários

35 respostas para “Artesanato com bambu e qualidades”

  1. Avatar de humberto
    humberto

    somos uma comunidade de acolhidos com dependencias, precisamos de orientações para confecção de cestas e balaios temos muito bambu e muita mão de obra ficaremos muito grato por uma informação.

  2. Avatar de adriano landin

    Muito legal este site, fabrico alguns trabalhos, se alguem tiver algum interesse ou tiver algumas duvida que possa ajudar, um abraço a todos( [email protected])

  3. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Olá, faço colheres em bambú, mais gostaria de me aperfeiçoar no trabalho de moldar o mesmo, qual a melhor tecnica?, desde já, Obrigado

  4. Avatar de luiz
    luiz

    po eu gostaria de trabalhar com artesanato em bambu eu acho lindo demais esse tipo de arte , se alguém tiver projetos de moveis p/ bambu mande ai ai que eu agradeço abraços p/ tds

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Após cortar o bambu conforme as medidas que precisa, deixe-o pegar sol e vire-o as veses, para secar por inteiro, cuide com a umidade, após alguns dias lixe bem e use a criatividade, amarre com linha sintética.

  6. Avatar de Klaprie
    Klaprie

    Onde moro tem muitas qualidades de bambu e gostaria de investir nisso, gostaria de saber como tratar o bambu para fazer artesanatos e quais as tecnicas, obrigada!!!

  7. Avatar de KELLEN SANSÃO
    KELLEN SANSÃO

    GOSTARIA DE FAZER UM JARDIM VERTICAL USANDO O BABÚ ! QUERIA SABER COMO FAZ PARA TRATAR O BAMBU E TER ALGUMAS IDÉIAS CRIATIVAS DE COMO FAZER UM JARDIM … PENSEI EM UM JARDIM DE 2 METROS DE LARGURA POR 1/50 M DE ALTURA ! PRECISO MUITO DESSA DICA !!! POR FAVOR ME RESPONDA !!!! OBRIGADA ….

    1. Avatar de alison
      alison

      oi pesoal

  8. Avatar de reginaldo
    reginaldo

    Como posso aprender atrabalhar com o bambum existi alguma instituição

  9. Avatar de Petronilha Ambrogi d

    Vou fazer uma parede de bambú em meu jardim e preciso saber com que material se amarra os bambús para não danificar o bambú e que tenha durabilidade, e que tipo de verniz se usa.

    Aguardo retorno.

    Grata.

    Petronilha

  10. Avatar de Adrielly
    Adrielly

    Olá… estou querendo fechar uma parede com bambu, na verdade é um galbão que será usado como bar no sitio, gostaria de fazer uma decoração rústica. Qual tipo de bambu será mais duravel e como posso estár fazendo esse serviço, a parede deve medir 10 metros de comprimento e 2.5 de altura.

    Obrigada !!!