Foto de maracujá de Betim – MG

Maracujá gigante

Esta foto de um maracujá muito maior ainda do que foi publicado aqui foi enviada  por Saulino Souza Lima, email:  [email protected] e com a seguinte observação: “muito bonito o foto do maracuja que recebe vêja o que tenho no meu quintal da minha casa moro em Betim .MG.”

Ele ainda informou que este maracujá gigante chega a pesar até 5 kgs. Ganhou estourado do maracujá da D.Elaine da cidade de Sonora – MS que pesa 1,5 kgs.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

13 respostas para “Foto de maracujá de Betim – MG”

  1. Avatar de Evelyn
    Evelyn

    segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
    Frutas Exóticas – Cruá – Sicana odorifera
    Da familia das cucurbitáceas, a mesma da abóbora, o Cruá, Melão Croá, Caboclo ou Cheiroso (Sicana odorífera) é um fruto exótico originário da América do Sul, provavelmente Brasil, sendo conhecidao também como melocotonero, calabaza de olor, melão calabaza, ou alberchigo Pérsico, no México; melocotón ou melão de olor em El Salvador e Guatemala; calabaza de chila na Costa Rica; cojombro na Nicarágua; chila no Panamá; Pavi na Bolívia; padea , olerero, Secana ou upe no Peru; calabaza de Paraguai, curuba, ou melocoton pepino na Colômbia; cura, coroa, Curuá, curuba, cruatina, melão ou melão caboclo maca no Brasil; cajú Cajuba, cajua, cagua, calabaza de Guiné em Venezuela; pepino, pepino ou pepino angolo socato em Porto Rico; cohombro em Cuba.

    Cruá é herbácea perene, de crescimento rápido(chegando a alcançar mais de 15 metros), pesado, exigindo uma treliça forte, e subindo em árvores por meio de gavinhas equipados que podem aderir firmemente à superfície lisa do tutor. Suas folhas são cinza-peludo, arredondadas ou cordiforme-arredondadas em forma de rim, profundamente recortada na base. As flores são brancas ou amarelas, em forma de urna. Apresenta flores masculinas e femininas na mesma planta
    Os frutos ainda verdes são consumidos como legumes, de sabor doce e muito apropriado para sucos doces, compotas quando maduros. A casca é preta, vermelha ou amarelada de acordo com o seu amadurecimento, o interior amarelo e as sementes escuras. Contém fibras, cálcio, fósforo, caroteno, tiamina, riboflavina, niacima e vitamina C.

    Em Porto Rico, a polpa é cortada e mergulhada na água, com adição de açúcar, durante a noite em temperatura ambiente para que fermentar um pouco. O licor resultante é ingerido com freqüência e as tiras de polpa são consumidos, também, para aliviar a dor de garganta. As sementes no são usadas em infusão como febrífuga, vermífuga, purgativa e emenagoga. As folhas são empregadas no tratamento de hemorragias uterinas e doenças venéreas. Em Yucatán, uma decocção de folhas e flores (2 g de 180cc de água) é prescrito como um laxante, vermífugo e emenagogo, com um aviso para não fazer uma preparação mais forte na medida em que as sementes e as flores produzem uma certa quantidade de ácido cianídrico.