Espinheira Santa no tratamento gástrico – Esofagite

O Chá de espinheira santa ajuda no tratamento gástrico, mas dependendo do caso o correto é sempre consultar uma médico e caso necessário fazer exames para ver o grau em que está seu problema de saúde ou da esofagite gástrica.

Azia ou esofagite de refluxo

Pesquisando sobre o assunto, tem um estudo sobre a espinheira santa e quais os alimentos que devem ser consumidos e os que devem ser evitados para quem tem Esofagite de refluxo ou em nome popular, a azia, aquela queimação que até perece que tem fogo dentro do estômago e volta dando uma sensação de calor e amargo misturados na boca.

Espinheira Santa

Por Carlos Heitor Pioli

Nome Científico: Maytenus Ilicifolia

A espinheira santa tem origem no Brasil, de Minas Gerais até o Sul e ao longo do Rio Paraná.

Princípio Ativo: Carotenóides, taninos, óleo essencial, terpenos (maitensina, maitomprina, maitombutina e maitolidina), flavonóides, pigmentos antocianina, mucilagens e açúcares.

Indicação da espinheira santa: Afecções gástricas como atonia, hiperacidez, úlcera gástrica e duodenal e gastrite crônica. Trabalho realizado em 1991 mostrou que seu chá é tão eficaz quanto as duas drogas mais usadas para este tratamento: ranitidina e cimetidina.

Como usar: Numa xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de suas folhas picadas, complete com água fervente, abafe por 10 minutos, depois coe e tome 1 xícara de chá antes das principais refeições.

OBS: A espinheira santa é contra indicada para gestantes e lactantes.

O Dr. Carlos Heitor Pioli é médico e homeopata. Fonte:www.diaadiasaude.com.br

Como fazer o chá de espinheira santa

espinheira-cha

  • Coloque um litro de água fervente umas 5 folhas da erva espinheira santa para ferver
  • Desligue o fogo e abafar por 10 minutos

Pode também só ferver a água e despejar sobre as folha em uma caneca, abafar por uns 5 e tomar.

COMO BEBER:

  • Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Entenda a esofagite de refluxo

Doenças de refluxo, algumas vezes chamada de doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) ou Esofagite de Refluxo, acontece quando o músculo no final do esôfago se abre no momento errado e permite que o conteúdo do estômago penetre no esôfago.

Quando os sucos gástricos ácidos entram em contato com a parede sensível do esôfago, pode causar uma sensação de queimação. Azia e “ boca ácida ” são outros sintomas da doença de refluxo.

Contudo, muitas pessoas consideram essas sensações normais e não procuram ajuda médica.

Fonte: sitemedico.com.br- Consulte um médico para saber o tratamento adequado.

espinheira-cha1

Alimentação proibida

  • – Alimentos gordurosos e frituras em geral
  • – Frutas ácidas (laranja, abacaxi, limão, morango, damasco, pêssego, cereja, kiwi)
  • – Temperos (vinagre, pimenta, molho inglês, massa de tomate, molhos industrializados, katchup, mostarda, caldos concentrados, molho tártaro), picles
  • – Doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geleia, compotas)
  • – Frutas secas e cristalizadas
  • – Frutas oleaginosas (nozes, avelã, coco, amêndoa, castanha de caju e do Pará, amendoim, pistache)
  • – Feijão e outras leguminosas
  • – Pepino, tomate, couve, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, nabo, rabanete
  • – Café, chá preto, mate e chocolate
  • – Linguiça, salsicha, patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas, alimentos enlatados e em conserva
  • – Bebidas alcoólicas e gasosas

Alimentos permitidos

  • – Leite, queijo fresco, ricota
  • – Chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, melissa, espinheira santa
  • – Sopas magras
  • – Carnes magras desfiadas, picadas, moídas, ensopadas, cozidas, assadas, grelhadas
  • – Ovos cozidos, ponches, quentes
  • – Verduras e legumes bem cozidos
  • – Frutas (exceto as mencionadas acima)
  • – Pães brancos, bolachas Maria, maisena e água e sal
  • – Arroz, macarrão simples
  • – Batata, mandioca, mandioquinha cozidos

Recomendação importante:

– Não ficar por mais de 3 horas sem se alimentar


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

186 respostas para “Espinheira Santa no tratamento gástrico – Esofagite”

  1. Avatar de jose beraldo junior
    jose beraldo junior

    tive um pequeno sintoma, mas com a alimentação correta e com os medicamentos corretos e os chás brancos estou bem melhor. aconselho procurar um gastro evitar bebidas alcoólicas alguns alimentos embutidos como mortadela,presuntos etc. e se policiar melhor so assim os sintomas irão minimizar e terá uma vida melhor boa sorte a todos e que deus esteja com todos nos.

  2. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    MEUS AMIGOS, TIVE OS MESMOS SINTOMAS QUE TODOS FALÃO ,ACONSELHO PROCURAR UM BOM GASTRO E COMFORME O DIAGUINOSTICO OPERE LOGO É A MELHOR SOLUÇÃO , UM ABRAÇO E BOA SORTE A TODOS!

  3. Avatar de Adriano Antonholi
    Adriano Antonholi

    Eu tenho refluxo esofágico, descobri apos uma crise q se agravou em tosse devido ter irritado as mucosas, sinto uma sensação de ardência em toda extenção da boca o estomago, sensação de vazio constante no estomago, mesmo me alimentando, nao apresento vomito, mas os gazes estomacais sobem e as vezes sinto aquele liquido amargo subindo, ja tomei pantoprazol, tomo omeprazol constantemente todas as manhã, a mas de dois anos tenho vontade de tomar suco de laranja e nao posso, é horrivel ter refluxo tenho 26 anos nao ganho peso, pois tenho q ficar controlando ah alimentação, gostaria de saber o posso fazer.

    1. Avatar de vanderlei
      vanderlei

      Adriano voce e jovem ainda,eu ja trago esse problema a mais de 30 anos,o que posso lhe dizer sobre o assunto,e que ,bebida alcolica,frituras e o stress so aumenta o problema,sugestão naõ esquentar a cabeça
      com nada se possivel,e controlar a alimntaçao

  4. Avatar de Elisabete Souza
    Elisabete Souza

    Descobri uma gastrite a menos de 2 semanas, venho tomando omeprazol direto, só que ainda sinto muita dor,pois tive o chamado refluxo, o esôfago queima muito, por favor me indiquem o que fazer?

    1. Avatar de Arcelirio Coelho
      Arcelirio Coelho

      eu tenho o mesmo poblema so que eu tomava omeprasol e doia mais ainda eu comecei a tomar espinheira santa e evitei um pucado de coisas e hoje ta cons cinco anos eu estou bem

    2. Avatar de jane
      jane

      O mesmo problema que tenho já há1 ano, e agora graças ao chá de espinheira santa, estou bem, nos primeiros dias fiz 1 litro com 7 folhas , deixando em fusão em agua fervente, tomando por agua.
      Agora que já estou bem continuo, com uma chicara apos as refeições, só diminuir a quantidade de folhas.´´ excelente.

    3. Avatar de joao
      joao

      elisabeti passe a tomar pantoprazol 20mg um pela manha e outro a noite durante dos meses e evite bebidas e refrigerantes e frutas acidas ,limao ,laranja ,abacaxi um abraco

  5. Avatar de maria cascilda olive
    maria cascilda olive

    tenho uma sensaçao de tontura boca com muita saliva ou melhor acidez muito enjoo boca as vezes amarga peso no estomago quanto estou dormindo sempre acordo as pressa com a boca cheia de agua e depois enjoo e tontura indo e voltando fiz a endoscopia o medico disse q estou com esofagite aerosiva moderada los angeles passou a medicaçao mais continuo enjoada as vezes a comida da sensacao de retorno.

    1. Avatar de deazinha
      deazinha

      qual a sua medicaçaõ?vc toma algum chá?qual?eu tbm tenho esofagete

  6. Avatar de LUIZ PEREIERA
    LUIZ PEREIERA

    Sofro com uma esofagite de refluxo há mais de três anos e, por conta de um enfarto do miocardio que reduntou em uma angioplastia, não me foi possível a cirurgia para implante de uma válvula que coibiria o retorno do ácido gastrico que provoca sérios problemas não só no esôfago como também na língua e mucosa bucal, impedindo-me de alimentar-me com sólidos e, às vezes, até com líquidos. Como recomendado neste site, complementava minha dieta alimentar ingerindo leite, em grande quantidade, até saber que o mesmo era adulterado com soda cáustica. Pode o mesmo ter agravado minha situação, posto que, mesmo interrompendo o uso do leite substituindo por soja, as crises tornaram-se mais intensas e doloridas?

  7. Avatar de MARCOS
    MARCOS

    ESTOU COM ESTES SINTOMAS: SENSAÇÃO DE UMNÓ NO PEITO, DE UMA BOLA NA GARGANTA, ERUCTAÇÕES CONSTANTES APÓS AS REFEIÇÕES, E ÀS VEZES ÂNSIA DE^VÔMITO, ESPECILAMENTE AO ABAIXAR A CABEÇAEM DIREÇÃO`ÀS PERNAS. TEM DIA QUE MELHORA, POR OUTRO LADO, HÁ DIAS QUE OS SINTOMAS SE INTENSIFICAM… ACHO QUE É REFLUXO /ESOFAGITE DE REFLUXO.???

    1. Avatar de aline
      aline

      sinto a mesma coisa, tome ranitidina pra dor, omeprazol em jejum de manha, e antesdo almoço e jantar uma capsula do remedio chamado espinheira santa ok.

  8. Avatar de maria
    maria

    tenho esofagite, estou sentindo muitas dores do lado esquerdo do estômagoe sensação de uma bola no estômago do mesmo lado. pode ser causado pela esofagite? fiz endoscopia e foi contatado isso.

  9. Avatar de Gabriela
    Gabriela

    Qual a maneira de eu tratar esofagite?Qualquer coisa que como me provoca mal estar e até inchaço.

    Obrigado

  10. Avatar de FABRICIO
    FABRICIO

    A ESPINHEIRA SANTA TEM O PODER DE CURAR GASTRITE E ESOFAGITE?

    AOBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!

    1. Avatar de jane
      jane

      Tem esse PODER mesmo, depois de tanto medicamento, enfim me curei com a espinheira santa.

      1. Avatar de Valéria
        Valéria

        como fazer uso do chá da espinheira santa?