Cuidados para manipulação da soda caustica

 

soda cáustica

Em muitas receitas caseiras tem a soda cáustica como ingrediente. A soda é um produto altamente corrosivo e é muito fácil de se queimar quando manipulada, por isso, é bom sempre tomar o máximo de cuidados pessoais e com crianças. Usar luvas e deixar as crianças bem longe.

Soda Cáustica é obtida por meio de eletrólise da salmoura tratada, uma solução de Cloreto de Sódio e Água.

 placa

Quando é utilizado o processo por células de diafragma, obtêm-se a Soda Cáustica Líquida Grau Comercial; quando é utilizado o processo por células de mercúrio, obtêm-se a Soda Cáustica Líquida Grau Rayon.

 placa

Ambas apresentam-se sob a forma de uma solução aquosa, límpida, contendo cerca de 50 % de Hidróxido de Sódio (NaOH) em peso. Elas são comercializadas nesta forma a granel, sendo transportadas em carros-tanque e vagões ferroviários.


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

53 respostas para “Cuidados para manipulação da soda caustica”

  1. Avatar de Diogo
    Diogo

    Olá , estou a realizar um trabalho escolar e necessito de saber as frases R e S da soda caustica , a minha experiência ainda não é suficiente para ir a uma lista destes e relacionar as informações já obtidas e obter verdadeiramente os perigos e seguranças.Ainda a piorar a minha situação estou sozinho a trabalhar e sou a única pessoa actualmente a minha escola que está a tentar fazer sabonetes através deste reagente… conclusão estou à procura de alguem solidário que me ajude a fazer um protocologo em que este seje aceitavél e fiável. Agradeço toda a ajuda possivel. Obrigado

  2. Avatar de Vanessa
    Vanessa

    gostaria de saber os beneficios e os maleficios da soda caustica… é trabalho escolar…mande a resposta o mais rapido possivel…Agradeço desde já!!! Obrigada…

  3. Avatar de Junior
    Junior

    Queria saber se posso e como devo utilizar a soda caustica para desentupir a pia e tudo o esgoto da minha casa, ao tomar banho a agua não vai embora, tem alguma contra endicação para canos de pvc? por favor me ajudem.
    grato.

  4. Avatar de marcelo serejo
    marcelo serejo

    Quero fazer um sabão absolutamente artesanal, quer disser, que eu possa produzir todos os ingredientes necessarios sem que tenha que compra-los na cidade, e esbarro na fabricação da soda caustica, pode me ajudar? desde ja muito obrigado.

  5. Avatar de elton
    elton

    Informar se posso colocar soda caustica no hipoclorito para concentra-lo(ficar mais forte a água sanitária). Quais são as consequencias?

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Voce nao pode misturar agua sanitaria com soda caustica. Agua sanitaria nao pode ser misturado com produtos a base de amonia, se nao, cria um gáx tóxico e se voce respirálo , voce morre.

  6. Avatar de Ronaldo Francisco Soares
    Ronaldo Francisco Soares

    Gostaria de saber se existe e como é a técnica para uso de soda cáustica na higienização e limpeza para reciclagem de potes e garrafas de vidro. Retirada de rótulos, restos orgânicos etc.

  7. Avatar de jose
    jose

    qta gente burra comentou!!!!

  8. Avatar de andre luis
    andre luis

    manipulei soda e me queimei na região do tornozelo e ficou alguns dias vermelho e cicatrizou mas ficou a pele escura e normal essa tonalidade na pele após queimadura com soda?

  9. Avatar de wilson leonata barbo
    wilson leonata barbo

    como eu posso desnvolver um projeto cientifico utilizando a soda caustica em um processo de titulação em analise quantitataiva usando as técnicas de volumetria e neutralização?

  10. Avatar de wilson leonata barbo
    wilson leonata barbo

    como eu posso desnvolver um projeto cientifico utilizando a soda caustica em um processo de titulação?