Camomila

A essência de camomila é usada em muitas formulações, é uma planta da família Compositae e de nome botânico Matricaria chamomila, linné e utiliza-se a flor para extração da essência.

Camomila

  • Antiespasmódica
  • Antiflogística
  • Carminativa
  • Calmante
  • Cicatrizante
  • Tônica
  • Emoliente
  • Refrescante
  • Anti-séptica
  • Anti-alérgica
  • Vulnerária
  • Antiinflamatória

Propriedades Farmacológicas:

A atividade terapêutica da camomila é determinada pelos princípios ativos lipofílicos e pelos hidrofílicos.
A atividade predominante do extrato aquoso é espamolítica, enquanto o extrato alcoólico apresenta uma atividade antiflogística.

O camazuleno possui reconhecida atividade antiinflamatória, que é reforçada pela presença de matricina e a-bisabolol.

O a-bisabolol possui propriedades antiflogísticas, antibacterianas, antimocóticas e protetora de mucosas agindo assim contra úlceras.

Sua atividade espasmolítica musculotrópica é equivalente a da papaverina.

Outros princípios ativos também apresentam propriedades espasmolíticas como os flavonóides e as cumarinas, sendo que à estas últimas atribui-se o efeito inibitório do crescimento de certos microorganismos.

A colina apresenta propriedade antiflogística.

As mucilagens retén água, levando a uma ação emoliente e protetora de peles secas e delicadas, pela formação de uma fina película sobre a pele.

O princípio responsável pela coloração é a apigenina, flavonóide que complexa-se com sais metálicos naturais (Ca, Al). Estes complexos, em condições ideais de pH e forças iônicas, fixa-se às fibras queratínicas, revestindo-as sem penetrar no núcleo destas.

Os flavonóides não são apenas absorvidos pela superfície da pele após aplicação cutânea, mas penetram nas camadas mais profundas da pele, o que é importante para seu uso como antiflogístico

Indicações:

Fitoterápico:No sistema digestivo a camomila possui atividade em casos de inflamações agudas e crônicas da mucosa gastrintestinal, podendo ser utilizada em casos de colite, cólicas biliares e meteorismos e como auxiliar na reconstituição da flora bacteriana normal.

As preparações de camomila são utilizadas sob diversas formas, como pomadas e loções, em casos de eczemas, úlceras externas, dermatite e afecções da pele.

Fitocosmético

Como preventivo de rachaduras de peles sensíveis e secas, e para clarear os cabelos. Uso em shampoos com destino a clarear e hidratar os cabelos.

PROPRIEDADES E EMPREGOS TERAPÊUTICOS

O Extrato Cosmético de Camomila tem ação: emoliente, cicatrizante, suavizante, lenitiva, refrescante, antiinflamatória, descongestionante, protetora dos tecidos, anti-acnêica, filtrante das radiações solares e anti-alergênica (para peles facilmente irritáveis).
Poderá ser incorporado em cremes, loções cremosas, hidroalcoólicas ou tônicas, em shampoos, géis, produtos para banho, loção de limpeza, máscaras faciais, produtos pós-barba, produtos para ante e depois do sol e outros produtos cosméticos.

Indicado somente para uso externo em concentração de até 10%.

Atenção: O Extrato Cosmético de Camomila deve ser adicionado no final da preparação cosmética, com o produto em, temperatura abaixo de 45 C.

Solubilidade: Solúvel em propilenoglicol, glicerina, sorbitol, etanol e água.

Fonte: Napiê Cosméticos

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

1 Star
Loading...

Comentários

comentários

10 respostas para “Camomila”

  1. […] passiflora, a camomila, o lúpulo, a melissa, a Scutellaria lateriflora e a avenna sattiva também ajudam a acalmar e são […]

  2. […] nervosa, além de stress. Também pode ser utilizado para incentivar crescimento capilar. – Camomila. É indicado para aliviar dores musculares, dores de dente, dores no ouvido e […]

  3. nelsonrabelo disse:

    SRS,solicito informações de como fazer creme, loção e/ou pomada de camomila, ou onde posso comprar.

    Obrigado, abraços. meu E-mail: [email protected]

  4. Aurelia disse:

    Sou estudante de Estética estou procurando artigos sobre o azuleno e saber a origem do ativo e acção cosmecêutica e cosmética da planta.

  5. iraci disse:

    Como é feito o extrato de camomila para uso em cosméticos?

  6. iraci disse:

    èverdade que a camomila clarea os pêlos?

  7. Tatiane disse:

    EU gostaria de obter, mais informações sobre o preocesso de extração da camomila (Matricaria chamomilla Linné)

    para uso comestico, pois estou fazendo um trabalho de comestologia, e preciso de informações mais profundas, principalmento na questão dos principios ativos.

    mecanismo, ação.etc.

  8. Juliana disse:

    Por favor, essa Matricaria chamomila tb é chamada de camomila branca ?

  9. Melissa Rezende disse:

    Gostaria de saber qual as referências bibliograficas utilizadas para elaborar este artigo sobre camomila, é muito interessante.

  10. Gabriela disse:

    Sou estudante do Curso Técnico de Química Industrial da FUNEC, e neste período iremos desenvolver um produto de nosso interesse.Meu grupo escolheu tintura para cabelo se possível natural. Precisamos de ajuda, pois não encontramos quase nenhuma iinforamação sobre o asunto. Aguardo resposta.

    Obrigada,

    Att,

    Gabriela Fioravante da Silva