Como decorar panos de prato e toalhas com patchwork

A nossa sugestão de hoje é decorar panos de prato ou toalhas com a técnica do patchwork. Escolhemos modelos bem fáceis para os iniciantes na arte.

O patchwork consiste em juntar retalhos de tecido de modo a combiná-los e formar lindos trabalhos artesanais.

É possível aplicar a técnica em diversos objetos. Panos de prato e toalhas, por exemplo, ganham outra cara quando são decorados. Confira algumas boas dicas:

  • Para confeccionar um pano de prato decorado escolha primeiro um pano simples e de algodão.
  • Normalmente ele é encontrado diretamente em supermercados, além de custarem pouco.
  • Não tem mistério.
  • As cores são variadas, vão desde o branco, passando pelo algodão cru e chegando no rosa, no amarelo claro e no azul bebê.

Toalhas de rosto ou de banho podem ganhar um toque especial com barrados de tecido. Aquelas toalhas mais sem graça pedem pela decoração. Além disso, pode se tornar um belo e bem barato presente.

Depois, selecione os tecidos. Use sobras que já existem em sua casa. Prefira sempre o algodão estampado do que tecidos sintéticos. Saiba combinar as estampas e aplique o tecido na borda da toalha de rosto ou de banho e também em seus panos de prato.

É só costurar com uma máquina de costura ou até mesmo na mão. Fitas de tecido e sianinhas dão um toque final no seu trabalho.

Tesoura de zig zag pode fazer grande diferença no patchwork, pois o tecido não desfia e o acabamento fica bom. Veja nas fotos para se inspirar.


Publicado

em

por