Receita de sabão caseiro 3 – dicas

Muita gente reclama de que não consegue deixar o sabão caseiro feito com óleo usado de cozinha no ponto ideal, mas a grande maioria diz que já fez e fica ótimo. Pode ser que seja a maneira com que cada um faz, para uns funciona e para outros não.

Esta receita de sabão caseiro é da D.Olga, que acompanha o nosso blog  e passou nos comentários para colaborar e dizer que sempre faz e fica muito bom.

Comment:
Minha família faz o sabão e fica ótimo. Coloca em caixinhas de leite longa vida, ou caixinhas de sapato forradas com papel. Corta no dia seguinte.Precisa observar as fases da Lua. Bom fazer na fase Crescente para Cheia.
Não minguante: não toma o ponto de endurecer. Nova: talha e fica com gordura, não dá tempo para fica ponto.
Sabão Caseiro (das sobras de óleo que usou nas frituras)3 l. de óleo morno, 1 l de calo de limão, 500 g. de soda cáustica em escama/granulada numa vasilha alta, um balde plástico, colocar o caldo o limão. Em seguida a soda (faz o líquido subir). Põe o óleo morno (abaixa o líquido). Mexe lentamente até ao ponto de doce de leite. Põe nas caixinhas, corta no dia seguinte.
Obs.:Se aparecer gordura, ferve 1 l de água e vai colocando, a gordura desaparece.
Pode usar corante e essência a gosto.
Com este sabão, dispensa produtos para limpar vidraças. è ótimo para as panelas, dispensa os que ativam brilho. Não deixam as mãos ressecadas.

Outra receita – Sabão Lavatório:
2 l. de óleo da sobras de frituras, 1 l. de fubá, 1 e 1/2 kg de soda cáustica, 6 l. de água fervendo. Mistura aos poucos, Bate durante 40 minutos. Põe nas formas ou caixinhas, corta no dia seguinte.

Atenção: Muito cuidado na manipulação da soda, usar luvas e não deixar crianças por perto. As receitas são apenas indicativas.

Conheço uma pessoa que faz o sabão caseiro e mesmo assim, as vezes erra o ponto e não fica bom. Ela não perde nada, adiciona mais água e transforma em sabão líquido que serve para lavar calçadas.


Publicado

em

por

Comentários

29 respostas para “Receita de sabão caseiro 3 – dicas”

  1. Avatar de ana
    ana

    outra dica p/sabão ficar otimo coloque o oleo coado em um balde o veja a soda derretida com a agua quente de bata por 1 hora e meia assim a gordora si disolve bem….e fica otimo

  2. Avatar de ana
    ana

    para deixa o sabão sem cheiro de gordura so coloque os 4 lts.de oleo a soda a agua e um copo de veja o sabão fica bem sequinho de um dia para outro e fica otimo tamto p/lavar roupas ou lavar louças esperimente vcs.vão gostar

  3. Avatar de luciana
    luciana

    por favor , gostaria de saber como que faço para omeu sabao caseiro ficar cheiroso , pois ja tentei de tudo mais so fica com cheiro de gordura por favor me ajudem!! obrigado

  4. Avatar de Natalia
    Natalia

    Vou tomar carona na pergunta da Odete Santana e pedir o mesmo favor será que vcs poderiam mandar para o meu e-mail a resposta de como tirar o cheiro de ranso do sabão, por favor?

    A receita do meu sabão é:

    -4l de óleo usado (coado);

    -1Kg de soda caustica Yara(já usei outro marca e não ficou tão bom);

    2l de água morna;

    1 copo de sabão em pó;

    1 copo de pinho sol;

    1 copo de alcool(mas já coloquei até 1l);

    Coloque numa bacia o óleo, dissolva a soda em 1 1/2l de água e o outro meio litro no sabão em pó com cuidado e depois os outros ingredientes, já coloquei essência mas não funcionou. NUNCA MISTURAR A SODA EM UTENSILIOS DE ALUMINIO USE UTENSILIOS DE PLASTICO, mexe por meia hora. Coloco em potes de sorvete de 2l da uns 5 mais ou menos e sempre separo um pote pequeno para lavar louça.

    Sempre dá certo, e pico uma meia pedra na máquina junto com o sabão tirar qualquer mancha, o unico problema está no cheiro. Por isso estou pedindo ajuda, se vcs puderem agradeço muito.

    1. Avatar de Maria
      Maria

      Natália não pode por pedaços de sabão na máquina, estraga a maquina. Só pode por sabão líquido caseiro ou em pó. ÓLÁ PESSOA AQUI VAI UMA DICA QUE APRENDI COM UM SENHOR QUE FAZ SABÃO CASEIRO PARA VENDER,COLOQUE DUAS COLHERES DE SOPA DE VINAGRE BRANCO PARA TIRAR O CHEIRO DE RANSO,POIS O VINAGRE NEUTRALIZA ODORES,E POR ULTIMO QUANDO O SABAO JA ESTIVER QUASE PRONTO ADICIONE 1 COPO DE ALCOOL E TIRO E QUEDA NAO À SABAO QUE NAO DE PONTO.UM ABRAÇO.

  5. Avatar de fabiana

    eu gostaria tanto que matase os meus piolhos e se eu conse quise eu ia agradecer a deus

    1. Avatar de Edinilza
      Edinilza

      lave a cabeça 3 vezes por semana com agua de arruda czinha e dixa esfriar é só lavar que some tudo

  6. Avatar de vandira
    vandira

    tenho feito as receitas que pego INCLUSIVE A SABÃO DE OLEO FICOU MUITO BOM . Uma dica coloque um copo de 100ml de amido de mandioca ( cada região um nome "Porvilho fecula, tapioca )misturado com um pouco de agua ajuda a ficar firme e uma cloração mas pastosa. Uso sempre esse recurso quando vejo que a receita vai ficar mole.

  7. Avatar de Edna
    Edna

    Gostaria de saber se pode ser feito de sebo animal,pois guardei uma boa quantidade e ficou no formato de sabão só não sei como fazer pra espumar e ficar cheiroso.

  8. Avatar de bier
    bier

    sigo a receita a risca mas fica mole e esbrugador

  9. Avatar de odete santana
    odete santana

    olha!!!

    gostaria de saber porq que todo sabão de oleo que faço fica com cheiro de ranso

    porq?

    olha,eu coloco deinfetante ,coloco tbessencias e nunca fica um sabão cheiroso.

    me ensina por favor

    mas mande um email direto a mim explicando como devo fazer

    beijos e obrigado

    e feliz 2009

  10. Avatar de lima
    lima

    Quando for fazer o sabão, não use gordura de porco porque ele não deixa dar ponto no sabão.