O que é a Tecelagem? Entrevista com Camila Taraban

A tecelagem é uma das técnicas de artesanato mais antiga do mundo. Para entendermos melhor, podemos dizer que são tecidos entrelaçados fio a fio. Atualmente, podem ser feitos manualmente com teares manuais ou com teares automáticos.

Mas, para nos explicar sobre esta técnica artesanal e milenar, temos uma convidada especial que é reconhecida pelos belíssimos trabalhos, e está sempre na mídia, participando de programas, revistas, etc. E é com satisfação que recebemos a tecelã Camila Taraban.

Cláudia (Arteblog): Olá Camila, obrigada por ter aceitado o convite de participar da nossa coluna Arteblog.

Camila Taraban: O agradecimento é todo meu. A oportunidade de divulgação da tecelagem no seu blog é estreitar o contato direto com o público que gosta da Arte.

Confesso que não conheço muito esta técnica. Você poderia explicar melhor para os nossos leitores como funciona e quais os materiais utilizados?

A tecelagem manual é a primeira forma de o homem fazer suas vestimentas. Na época das cavernas, o instrumento para tecer era por meio de pedaços de pau entrelaçados. Muito tempo depois, o homem foi produzindo vários tipos de teares até o industrial. São diversos tipos de teares: Prego, Palito, Pedal, Pente Liço, Alto Liço entre outros.

O que a levou a trabalhar com esta técnica, e há quanto tempo?

Sou graduada em Letras, mas sempre gostei de Arte em geral. E tive a oportunidade de residir por três anos em Florianópolis/SC, cidade na qual, fiz cursos no CIC – Centro Integrado de Cultura durante este período. Faz 11 anos que abraço a tecelagem como fonte de renda, e agora, trabalhando com Projetos Sociais na Tecelagem.

Você é uma artesã admirada, conhecida no meio da tecelagem, e está sempre aparecendo na mídia, como você lida com o sucesso da sua arte?

A Tecelagem ainda não é conhecida por suas possibilidades. Orgulho-me de ser a primeira tecelã a estar na TV com essa responsabilidade. E o sucesso é resultado do prestígio e da oportunidade das pessoas ligarem suas TVs e fazerem parte da mágica e feliz experiência do tecer. Apresentar esta técnica alimenta mais a minha confiança nos Polos Artesanais Têxteis que almejo para o Vale Histórico.

Em sua opinião, como você vê a aceitação da tecelagem no Brasil?

A tecelagem precisa ter um espaço maior de divulgação nas redes sociais, mídias impressas e espaço maior na TV, porque esta “arte” tem muita riqueza. Saber que você pode presentear uma pessoa especial com um tecido feito por você, é de tamanha sutileza e demonstração de carinho.

Fala um pouquinho do seu trabalho, você ministra aulas?

Sim, tenho um atelier na cidade de Cruzeiro/SP, um espaço criativo e aberto para novas ideias e pessoal que quer fazer parte da Arte. Com isso, ensino técnicas têxteis, estudo de cores, fios e fibras, planejamento de peças. Momento artístico, relaxante e produtivo.  Além das aulas no atelier, tenho minha marca “Camila Taraban” (www.camilataraban.com.br) e trabalho com Projetos Sociais – ”Empreendendo na Tecelagem Manual: Oportunidade e Saber”.

Gostaria de dar alguma dica ou comentar algo a respeito da tecelagem para os leitores do Arteblog?

Uma dica: aprendam a tecer. Técnica de resgate da autoestima, de geração de renda familiar. Integração maior com sua comunidade por meio desta arte. Arte da aproximação, da entrega, do bem. Apaixonante, vislumbra futuro em equipes. Nunca está só! Dê essa oportunidade a você. Tenho a clara certeza de que serão sempre parceiros: você e o tear.

Camila, adorei a entrevista. Lindos seus trabalhos, e muito sucesso!

Mais uma vez, agradeço pelo espaço. E sucesso para nós todos.

___________________

Atelier Camila Taraban

Rua Felicia Maria Barbosa, 56 – Cruzeiro/ SP

[email protected]

Tel.: (12)3144-7200


Publicado

em

,

por

Comentários

2 respostas para “O que é a Tecelagem? Entrevista com Camila Taraban”

  1. Avatar de Fornecedor Têxtil

    Muito boa e educativa a entrevista.
    Não conhecia essa parte de tecelagem manual. http://www.fornecedortextil.com.br/

  2. Avatar de Fernanda Martins
    Fernanda Martins

    Adorei a entrevista..
    Trabalho com tecelagem há uns 4 anos, sou de Ubatuba – SP…..
    Por aqui temos muita dificuldade em adquirir matéria prima.
    Parabéns Camila, Cruzeiro é próxima daqui …quem sabe qq dia apareço pra conhecer seu trabalho mais de perto
    Um grande abraço a todos.