ASMR: se você assistir isso, irá dormir logo em seguida

Olá!

Tudo bem com vocês?

Hoje o assunto do artigo é um pouco diferente, mas que todos aqueles que possuem problemas com a falta de sono e com o estresse do dia a dia deveriam conhecer: os vídeos de ASMR.

Sabe aqueles dias nos quais já acordamos com preocupações na cabeça? Coisas para fazer, trabalho para terminar, filhos, estresse etc… Coisas que não acabam mais. Nesses dias, mesmo após chegar em casa, muitas vezes é bem difícil relaxar, pois o corpo está repleto de sentimentos ruins acumulados ao longo do dia (ou dias!).

Agora imagina comigo:

Após um dia longo de trabalho, você chega em casa. Já cuidou das suas obrigações familiares e responsabilidades externas, agora é o momento de dormir. Mas o sono não vem. Resolve pegar o celular e os fones de ouvido e coloca um vídeo no YouTube. No vídeo, uma moça ou um rapaz  simpática(o) que, fazendo movimentos suaves frente à câmera, sussurra coisas calmamente, com um sotaque bonito, como se estivesse pertinho de você. No som ambiente, alguns barulhos gostosos, que dão um arrepio na sua coluna e fazem sua mente formigar… Cada vez mais você se sente relaxado, calmo, com sono. Você dorme sem perceber e acorda, na manhã seguinte, descansado para encarar mais um dia. 

Gostou da descrição e que saber um pouco mais sobre esses vídeos com poderes de nos relaxar? Então continue lendo esse artigo!

O que é um vídeo de ASMR?

ASMR é a sigla inglesa para Autonomous Sensory Meridian Response, ou, em português, Resposta Sensorial Meridiana Autônoma. O nome não ajuda muito a entender o conteúdo desses vídeos, mas vou tentar explicar de forma simples.

Vídeos de ASMR são feitos com intuito de estimular o cérebro das pessoas, causando um “orgasmo mental“. Não se preocupe, pois não há nenhum tipo de pornografia nesses vídeos. Eles possuem o objetivo de causar sensações boas nas pessoas que os assistem e exploram diversas maneiras de fazer isso. As mais comuns são: estímulos visuais, como por exemplo uma pessoa manipulando um objeto; estímulos auditivos, como sussurrar ou produzir sons ao tocar em objetos distintos; e a combinação de estímulos visuais e auditivos.

Nem todas as pessoas possuem essa resposta sensorial, mas, se você se sente relaxado quando alguém lhe conta uma história calmamente ou quando alguém faz aquele barulhinho de unhas batendo em objetos, há grandes chances desses vídeos funcionarem para você.

Os gatilhos mais conhecidos de ASMR

Os gatilhos – ou triggers, como são conhecidos na língua inglesa – podem ser diferentes para cada pessoa, assim como as sensações produzidas por eles. Alguns sentem-se relaxados de imediato ao ouvir uma história contada em voz branda, outros quando ouvem alguém sussurrando. Há também, aquelas pessoas que sentem essa resposta sensorial quando ouvem unhas raspando em superfícies ásperas ou quando alguém estoura lentamente um plástico bolha. Os triggers visuais podem acontecer em conjunto aos auditivos ou de forma separada, e provocam a sensação de bem-estar quando você vê alguém manipulando objetos ou gesticulando. Enfim, há diversos gatilhos e cada indivíduo é estimulado de forma diferente, mas há aqueles mais comuns e que são mais explorados nos vídeos.

Sons de arranhões ou batidas leves

 

Os sons de arranhões e as batidas leves em objetos são um dos gatilhos mais fortes entre aqueles que sentem os benefícios do ASMR. Nos vídeos voltados à esses triggers, você poderá ouvir os sons citados anteriormente, feitos de diversas formas: batidas e arranhões em madeira, plástico, superfície lisa, superfície áspera, digitação, entre outros.

Eles geralmente são usados de forma complementares um ao outro e o principal objeto para realizar os gatilhos desse tipos são as unhas.

 

 

Sussuros

Não é novidade que pessoas de fala branda nos acalma, não é mesmo? E sussurros ao pé do ouvido, o que te faz sentir?

Os vídeos de fala podem ser feitos de várias maneiras: uma “conversa” baixinha; um discurso sobre algo; revelações íntimas, desabafos, leituras de contos e livros… Enfim, qualquer ação que envolva fala e possa ser feita em vídeo pode estar englobada nesses vídeos.

Há equipamentos que podem auxiliar essa conversa ao pé do ouvido, deixando-a mais real. Entre eles, o mais comum é o microfone binaural, que permite que o som seja gravado com direções distintas. Se for sussurrado no lado direito do vídeo, você irá ouvir no seu fone direito e vice versa.

Brushing

Brushing, traduzindo-se literalmente, quer dizer “escovando”, mas em português a palavra não capta totalmente o sentido dos vídeos dessa temática. Nesses vídeos, são feitos sons de objetos sendo passados em outros, como, por exemplo, pentear o cabelo, passar pinceis no microfone, passar acessórios de maquiagem em objetos mais ásperos, deslizar uma mão na outra, entre outros.

 

Situações simuladas

Nesses vídeos, busca-se uma aproximação maior com quem o vê por meio de situações do nosso dia a dia . Conversas com a melhor amiga, consultas médicas, revendedores que vão em casa, ir às compras, aulas de meditação, entre outros.

Isso é feito pois algumas pessoas sentem melhor o estímulo quando colocadas em um “ambiente” cotidiano.

 

Sons de lábios

Além dos triggers citados anteriormente,  os sons de lábios são comumente responsáveis pelo estímulo naqueles que sentem o ASMR. Geralmente são feitos em conjunto aos sussurros, podendo conter sons de mastigação, de beijos, lábios estalando, barulhos com a língua, entre outros.

 

Manipulação de objetos

Nesses vídeos, geralmente, são combinadas o manuseio de diversos objetos e os possíveis sons que se pode fazer nele. Como, por exemplo, o manuseio de uma caixa de sapato, na qual você pode bater as unhas e arranhar, além de sussurrar durante todo o processo.

Alguns são mais imagéticos, como os exemplos abaixo, com o vídeo completamente voltado para o objeto e as mão.

 

 

 

Essas foram nossas dicas para que você caia no sono com mais facilidade tenha uma noite tranquila.

Esperamos que tenha gostado e que a matéria tenha sido útil para você! Não se esqueça de comentar aqui embaixo sobre o que achou desta matéria, além de dar ideias e sugestões de matérias que gostaria de ver aqui no site.

Temos também uma página do Facebook, já nos curtiu lá? Não? Então não perca tempo.

Um ótimo dia (e noite!)😉


Publicado

em

por