Enriquecimento ambiental para cães e gatos

O enriquecimento ambiental é resultado de um conjunto de ações que visam aumentar a qualidade de vida do nosso pet, tornando mais atraente o lugar em que ele vive.

Tornar mais rico o ambiente em que o pet vive é uma forma de estimulá-lo, de tornar a sua vida repleta em experiências mais significativas e, sobretudo, interessante.

O enriquecimento ambiental atua diretamente na relação do pet com o lugar que ocupa em sua casa e, por conta disso, é uma atividade que deve realmente ser levada em conta pelos tutores, sobretudo a fim de tornar a vida do seu animal de companhia mais agradável e saudável.

Hoje, além de apresentar o que é enriquecimento ambiental, iremos também apresentar algumas atividades que podem fazer com que a vida do seu animalzinho seja muito mais interessante e próxima daquilo que ele encontraria na natureza.

Vem ver!

O que é enriquecimento ambiental?

Enriquecimento ambiental é um conceito que reúne diferentes técnicas e ações positivas por parte de tutores e que tem a função de proporcionar um ambiente mais próximo daquele que o animal encontraria na natureza.

A princípio, essa técnica foi desenvolvida para que os animais em cativeiro, como aqueles que vivem em zoológico, pudessem ter uma vida mais saudável e emocionalmente equilibrada.

Atualmente, um conjunto de técnicas relacionadas ao enriquecimento ambiental também tem feito parte da vida de animais domésticos, como cães e gatos.

A aplicação desse tipo de conceito em nossas casas visa:

  • Contribuir com o gasto de energia física;
  • Aumentar a capacidade do animal de relaxar;
  • Tornar mais complexa a relação positiva entre o pet e o tutor;
  • Reduzir os níveis de ansiedade do pet;
  • Diminuir a agressividade do animal;
  • Melhorar a sociabilidade do pet, tanto com outros animais quanto com seres humanos;
  • Aumentar a relação de confiança que o animal estabelece com o seu tutor.

Por que devemos enriquecer positivamente o ambiente em que o pet vive?

O enriquecimento ambiental é benéfico e muito positivo tanto para gatinhos quanto para cachorros – e para outros animais, claro, a depender da forma como vivem, pois é possível enriquecer até mesmo viveiros ou gaiolas.

Para os cães, o enriquecimento do ambiente em que o pet vive faz com que seja mais positiva a sua relação com a sua casa, consigo e, assim, com a sua própria família e com os outros pets que possam viver com ele.

Além de ser uma importante arma contra a ansiedade de separação, por exemplo, o enriquecimento ambiental faz com que o pet se sinta mais inserido no contexto do seu lar e, ainda, torna possível que ele desfrute dos seus próprios espaços com maior prazer.

Já para os gatinhos, o enriquecimento do lar faz com que a vida do pet se torne mais dinâmica, muito mais empolgante e divertida.

Emulando espaços e equipamentos que poderiam ser encontrados no ambiente, é possível reduzir a ansiedade do pet, bem como tornar a sua rotina muito mais interessante, com espaços para arranhar, coçar, escalar e até mesmo caçar.

Como implementar o enriquecimento ambiental para todas as espécies de animais de companhia

Quando se trata do enriquecimento ambiental para animais de companhia, independente de quais sejam as espécies ou mesmo as raças, é importante conhecermos quais são os desdobramentos desse conceito.

Conheça, então, os cinco tipos de enriquecimento ambiental que podemos proporcionar aos nossos seres de companhia:

Enriquecimento alimentar

Seja de qual espécie for, o animal de companhia pode ter a sua alimentação enriquecida com sabores, texturas, cheiros e até mesmo temperaturas.

Podemos ofertar, de acordo com as necessidades e até mesmo restrições do nosso melhor amigo uma gama de alimentos mais interessantes do que a ração ou o petisco convencional.

Além disso, frutas e legumes podem fazer parte da alimentação do pet, fazendo com que se torne mais diverso o cardápio que ele poderá desfrutar durante os seus momentos de alimentação.

No entanto, quando se trata da alimentação do nosso pet, é fundamental ter acompanhamento nutricional de um veterinário da sua confiança, ok?

Enriquecimento ambiental – tátil

O enriquecimento tátil diz respeito à oferta de diferentes brinquedos e até mesmo de comedouros mais complexos para que o pet possa se sentir desafiado no momento de se alimentar ou de ganhar um petisco, por exemplo.

As atividades mais complexas irão exigir uma atividade mais concentrada do pet e, certamente, mais refinada motoramente, o que manterá o animal de companhia mais concentrado por muito mais tempo, além de mais interessado pelo ambiente em que vive.

Enriquecimento cognitivo

O enriquecimento cognitivo tem por objetivo fomentar o aprendizado, a concentração, a memória e até mesmo a capacidade que o pet tem de resolver alguns desafios que podem ser colocados, por exemplo, em seu acesso ao alimento e, por conta disso, tem tudo a ver com o enriquecimento tátil.

Por meio desse tipo de ferramenta de enriquecimento do ambiente em que o pet vive, é possível mantê-lo ativo, tanto em suas habilidades motoras quanto em suas habilidades cognitivas.

Para habilitar seu pet cognitivamente, você pode criar circuitos desafiadores e complexos, trazer brinquedos interativos para a rotina ou, ainda, criar seus próprios brinquedos para o pet.

Enriquecimento físico

O enriquecimento físico é fundamental para que o pet possa desfrutar de momentos mais ativos em sua rotina.

Para isso, podemos criar, em nossa casa, ambientes que emulem a natureza, oferecendo esconderijos, ninhos, obstáculos e até mesmo um circuito em que o pet possa combinar escalada ou corridinhas.

Podemos também acrescentar em nosso lar ambientes com areia, grama, terra, bem como lugares em que ele poderá se esfregar, se coçar, morder ou arranhar, a depender da espécie.

Para animais em viveiros, podemos acrescentar circuitos, escaladas, fontes de água interativa, dispenser de comida e, ainda, redes, ninhos e até mesmo rodinhas de corrida.

Enriquecimento social

Aplicar enriquecimento social à vida do nosso pet envolve fazer com que ele possa conviver com outros animais e com outras pessoas, em ambientes que não o doméstico, apenas.

Portanto, levá-lo a diferentes ambientes, fazer passeios e caminhadas e deixar que ele possa explorar o ambiente pode fazer com que ele se sinta mais seguro para explorar, também, novas relações.


Publicado

em

por

Tags: