Picada de inseto: conheça as mais dolorosas

  • Escala do Índice de Schmidt
  • Qual a pior picada de inseto?
  • O que fazer ao ser picado por um inseto?

Aquelas pessoas que são alérgicas à picada de inseto sofrem muito quando qualquer imprevisto desse tipo acontece. Todo mundo sabe que sofrer uma picada assim pode ser muito doloroso, o que pode ser ainda pior dependendo do inseto.

Leia mais

Endometriose: tudo o que você precisa saber

Educação infantil: como ensinar as crianças a lidar com erros?

Como medir a dor de picada de inseto?

Pode não ser de conhecimento de todos, mas existe uma escala que tem a função de mensurar e medir a dor que uma picada de inseto pode causar. Essa escala se chama Índice de Schmidt, e foi criada pelo biólogo especializado em insetos, o entomologista Justin Schmidt.

De acordo com esse especialista, essa escala pode variar de 1, onde é indicado para ferroadas menos dolorosas até o nível 4. De acordo com o Índice de Schmidt, a escala de dor pode chegar até a casa 4 de classificação, que é para o nível mais elevado de dor e sofrimento.

Para conseguir medir e definir um índice são consideradas duas coisas: duração e intensidade da picada. Justin Schimidt conseguiu chegar a essas conclusões após ser picado por mais ou menos cento e cinquenta tipos diferentes de insetos. Confira abaixo qual a escala que ele definiu:

Picadas de inseto e o Índice de Schmidt

Nível 1: é atribuído em caso de picada com intensidade leve, onde a dor costuma passar em no máximo cinco minutos.

Nível 2: esse caso é para casos de picadas mais “quentes, vigorosas e densas”, com incômodo com duração entre cinco e dez minutos.

Picada de nível 3: dor considerada como impiedosa com duração de cerca de trinta minutos.

O nível 4: picadas onde a dor chega a durar horas e são tão intensas que podem ter ação paralisante.

Se você não quer passar por nenhuma dessas, fique atento e passe longe dos insetos listados abaixo.

Qual a pior picada de inseto?

Você deve estar curioso em saber qual picada de inseto pode causar dores de nível 1 e dores de nível 4, certo? Confira a lista abaixo, listadas de menor escala para a maior, segundo o Índice Schmidt.

Formiga-lava-pés: essa picada é classificada como nível 1,2. Segundo o pesquisador, a dor foi considerada como “repentina e pouco alarmante”.

Formigas acácia-de-chifre-de-búfalo: outra formiga na lista. Schimidt descreveu a picada como se um grampo fosse pregado na própria bochecha e por isso ela está em um nível 1,8.

Vespa Dolichovespula maculata: segundo Schimidt, essa picada tem intensidade 2 e seria como se a sua mão fosse esmagada por uma porta giratória.

Vespa Yellowjacket: A dor causada por sua picada é descrita por Schmidt como semelhante a apagar um charuto na boca e foi classificada na escala 2 de dor.

Abelha-comum: é uma dor que incomoda um tempo, mas não costuma evoluir além disso. Ela está na escala 2 de intensidade de dor.

Escala 3

picada de inseto

Formiga-vermelha: a picada dessa formiga está na escala 3 e é a mais dolorida quando se trata em picada de formigas. Schmidt descreveu a dor como ter tido a unha encravada escavada por algo parecido com uma broca.

Vespa-do-papel: uma dor de intensidade nível 3, é uma dor considerada como ardida como se queimasse e extremamente dolorosa no final. Para Schimidt receber a picada dessa vespa é como ter um corte feito com papel coberto de ácido.

Vespa Tarântula-falcão: o pesquisador descreve que a dor desse inseto chega a ser insuportável e tão forte quanto um choque elétrico. Por esse motivo, a picada desse inseto está no nível 4 de dor.

Formiga-cabo-verde: também classificada em um nível 4 de dor, Schimidt revelou que a dor seria como o andar por cima de carvão em brasas e tendo um prego dentro do próprio calcanhar. Ou seja, insuportável não é mesmo?

Marimbondo-cavalo: para Schimidt, essa é a picada mais intensa e dolorosa de todas e por isso, está no nível 4 de dor.

O que fazer ao ser picado por um inseto?

picada de inseto

Todos nós sabemos que a tolerância e a avaliação do conceito de dor podem ser bastante relativos e variam de pessoa para pessoa. Mas não é apenas o pesquisador Justin Schmidt que estuda os insetos e categoriza as picadas dos insetos.

Por exemplo, o também entomólogo Christopher K. Starr conseguiu desenvolver uma outra escala de dor relacionada a picada de insetos nos anos 1980. Qual o resultado? Os dois, Starr e Schimidt chegaram aos mesmos resultados relacionados as picadas mais dolorosas quando se trata de insetos.

Se você for picado ou tomar uma ferroada, o mais importante que saber a categoria a que esse inseto pertence, é sobretudo fazer com que a dor passe logo.

Muitos especialistas apontam uma dica que pode parecer ineficaz: pensar em outra coisa. Alguns estudos indicam que quanto mais a atenção da pessoa estiver focada na dor, mais a dor ficará evidente.

Além disso, uma medida prática acaba sendo sobretudo lavar a região afetada com água e sabão. Muitos relatam que colocar gelo na área da picada pode aliviar a dor e a coceira, reação comum em muitos casos. Lembrando que é bom evitar a coceira para evitar lesões maiores.

Você também pode passar um creme hidratante ou ainda vaselina, pois esses produtos podem ajudar a melhorar a sensação.

O uso de repelente previne a picada de borrachudos e pernilongos, por exemplo. No entanto, não apresenta a mesma ação quando se trata de vespa, formiga ou abelha.

O sintoma mais comum após receber uma picada ou ferroada acaba sendo ficar com o local dolorido, com coceira e inchado. Quando se trata de animais peçonhentos, ou seja, que injetam veneno no momento da picada, a reação pode ser mais grave, podendo até matar. Por isso é importante ficar atento a qualquer alteração anormal após a picada.