Erros na hidratação do cabelo em casa

  • Erros na hidratação podem comprometer resultados da prática
  • Você usa o produto certo para o seu tipo de cabelo?
  • Lembre de não aplicar condicionador no couro cabeludo

Nestes tempos de pandemia, mesmo sem sair de casa e socializar com outras pessoas além do essencial, com toda certeza você já tentou arriscar fazer o seu próprio salão de cabelo em casa já que por um bom tempo ele esteve fechado por lei. E para ajudar você enquanto não pode dar aquele pulinho no cabeleireiro, resolvemos reunir os principais erros na hidratação do cabelo para você não cometer.

Leia mais

Síndrome de Don Juan: veja como reconhecer

Catnip: conheça a “droga” dos gatos

Por mais fácil e até prazeroso que seja cuidar dos cabelos, devemos tomar alguns cuidados para que esta hidratação realmente seja benéfica para os nossos fios e não o contrário. Ou seja, piorando problemas como oleosidade, ressecamento ou caspa ou até mesmo sendo a fonte de tais problemas.

Usar qualquer tipo de produto

Atualmente as marcas evoluíram assim como a representatividade de pessoas e suas características pela mídia em geral. Assim como o cabelo liso foi tão valorizado ao longo dos anos pela mesma, os cabelos crespos, cacheados e ondulados passaram a ser emponderados. Assim como uma parte bem maior das pessoas que os têm como característica.

Antigamente era muito comum ver uma pessoa com um destes três tipos de cabelos, os alisarem. Atualmente claramente está na mesma proporcionalidade pessoas com os cabelos assumidamente naturais, livres, leves e soltos por aí. Por causa disso, a quantia de produtos específicos para cada estilo e tipo de fio aumentou consideravelmente com os anos.

Mesmo com várias opções de produtos, muitas pessoas ainda não sabem escolher aqueles que são específicos para seus cabelos, e isto com toda certeza irá influenciar no resultado final de sua hidratação.

Se você possui um cabelo mais oleoso e não utiliza um produto específico para o tratamento capilar desejado ele não irá absorver os nutrientes que necessita. Além de acabar aumentando a sua oleosidade e o acúmulo de substâncias nos fios.

Por isso a necessidade de se conhecer muito bem os seus cabelos, e aí entra também a importância de se fazer uma avaliação com um profissional assim que possível, para que ele indique os produtos que contenham aquilo que seus cabelos mais precisam.

Exagerar na quantia é um dos erros na hidratação do cabelo em casa

erros na hidratação do cabelo

Não é porque se está fazendo uma hidratação, que quanto mais material for aplicado nos cabelos, mais saudáveis e bonitos eles ficarão. Assim como tudo em nossas vidas, o exagero, nesse caso na hora de aplicar os produtos, pode ser prejudicial para os fios.

Toda marca possui em suas embalagens o famoso “modo de usar”, portanto antes de iniciar uma hidratação leia esta etapa com atenção, verificando a quantia de produto e o tempo de aplicação recomendados pela marca.

Outra dica é acompanhar também os ingredientes do fabricante, pois pode acontecer de um produto conter algum nutriente ou químico que não é recomendado para a necessidade ou tipo de cabelo.

Não lavar os cabelos adequadamente

Os cuidados com os cabelos para receber a hidratação são extremamente importantes, e lavar corretamente eles antes da aplicação é essencial para que os fios consigam absorver todas as vitaminas de sua máscara de hidratação.

Para que tudo ocorra de acordo com o planejado, o cabelo deve estar limpo e sem resíduos de outros produtos, por isso uma boa dica é utilizar um shampoo de limpeza profunda, que irá possibilitar que todos os nutrientes cheguem até a fibra capilar. Lembrando que ao hidratar, somente o shampoo deve ter uso na sua lavagem para o deixar limpo para receber os nutrientes

O condicionador não vai ter utilidade desta vez como das outras, além de que a máscara ou o hidratante, além de outras características, já têm a função do condicionador após o enxágue.

Não massagear

erros na hidratação do cabelo

Assim como em nossa pele, a massagem nos cabelos também é um processo essencial para uma hidratação efetiva. Ao massagear os fios, os aditivos irão penetrar e agir de forma correta para alcançar o resultado desejado.

Nesta parte, para tornar o processo de massagem mais fácil, o truque é dividir o cabelo em mechas e trabalhar cada uma delas individualmente. Além de garantir a massagem em todos os fios, o produto será aplicado corretamente e na quantia certa.

Aplicar produto no couro cabeludo

Além dos fios, o cabelo absorve suas vitaminas através de suas raízes que estão presas na pele. Pensando desta maneira, você pode achar que o ideal é aplicar a máscara de hidratação diretamente no couro cabeludo, mas isto é um grande erro!

Os produtos utilizados para a hidratação dos fios utilizam químicos e vitaminas próprios para os fios que já cresceram. E veja aplicar eles direto na pele pode aumentar ainda mais a oleosidade do couro, gerando acúmulo de resíduos e até mesmo caspa.

O correto acaba sendo pegar o cabelo dividido em mechas. E iniciar a aplicação do produto pelas pontas e ir para as raízes, parando antes de chegar até a cabeça. Desta maneira você garante a hidratação na parte que mais necessita e evita o acúmulo de resíduos na pele.

Um toque muito oportuno e até mesmo importante aqui para a duração ao final da sua hidratação, tão importante quanto os cuidados na mesma, é que na lavagem diária dos cabelos no banho a regra continua a mesma.

O único que pode e deve ter aplicação na raiz para sua total limpeza consiste no shampoo, já com o condicionador é ao contrário. O mesmo não pode ter aplicação na raiz pelo mesmo motivo, somente cerca de um dedo abaixo em diante por todo o comprimento do cabelo.