Catnip: conheça a “droga” dos gatos

  • Você já ouviu falar sobre Catnip?
  • Por que utilizar a erva gateira?
  • Como utilizar a erva do gato?

O Catnip tem se tornado cada vez mais popular no Brasil quando se fala em entretenimento dos felinos. A erva do gato, que também é conhecida como erva gateira, o Catnip é oriundo no continente europeu e também há indícios de origem na Ásia.

Leia mais

Dicas e informações sobre saúde em um só lugar

Atualmente existem muitos benefícios comprovados que fazem o dia dos bichinhos mais feliz. Com certeza muita gente já ouviu falar sobre isso além de ter visto como os bichanos aproveitam.

Por isso, aqueles que tem dúvidas sobre a erva, essa é a leitura ideal. Pois aqui você vai encontrar todas as informações de como utilizar o Catnip e conhecer mais os benefícios para os felinos.

Catnip: por que usar?

O que deixa os gatinhos tão felizes é o cheiro da erva. O nome técnico do Catnip é Nepeta cataria e tem a função de liberar um cheirinho gostoso que deixa os bichanos mais alegres, relaxados e muito mais agitados.

Mas, ainda existem muitos preconceitos e desinformação quando se fala de catnip e por isso, muitas pessoas acabam não ofertando aos peludos.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditem que a erva gateira traz malefícios, o Catnip apresenta benefícios para os animais. Claro que o uso deve ser feito de forma correta e na quantidade indicada.

Geralmente os gatos ficam em estado de euforia e muita agitação quando entram em contato com a erva. Isso se dá pelos bichos entrarem em contato com uma substância chamada Nepetalactone, que não tem nenhum aspecto negativo para o bichinho.

Ao inalar a substância, o gato tem o bulbo olfatório estimulado, ativando o hipotálamo e a amígdala do pet e esses órgãos atuam diretamente nas remoções e reações.

Isso também tem efeito na estimulação do instinto predador, o que tem impacto diretamente na animação fazendo que o gatinho corra bastante e extravasando a tensão. Diferente do que muitas pessoas podem pensar, isso não significa que a erva causa vício no pet. O único efeito colateral é que se utilizada por um longo período ou em quantidade maior que o recomendado, os efeitos tendem a ser sentidos de forma mais sutil.

Se o seu gatinho estiver apresentando sinais de agressividade com visitas, não tem brincado como de costume ou ainda não tenha realizado atividade, utilizar a erva gateira pode ajudar bastante neste cenário. O uso do Catnip pode melhorar esse aspecto agressivo e deixá-lo mais relaxado.

Quais os efeitos da erva gateira?

Além do efeito de dar mais energia e deixar o gato mais disposto a brincar, o uso da erva do gato vai auxiliar na socialização do pet e fazer com que ele dê pulos ainda mais altos.

Veja aqui os efeitos que você pode perceber no seu gatinho ao usar o Catnip: movimentos concentrados na região da cabeça e do rabo, salivar mais, apresentar mais hiperatividade além de estimular uma liberação de mais saliva.

A erva do gato tem efeito como forma de potencializar o humor natural do pet. O uso pode levar o seu bichinho a apresentar-se de forma incomum, ficar mais carinhoso ou ainda demonstrar mais sinais de irritação.

Ele ainda poderá ficar rolando, dando patadas ou ainda se esfregar perto da onde o catnip foi colocado. Outro efeito é ficar muito saltitante ou mais sapeca, correndo de forma desenfreada e caçando.

Outros animais podem também ficar com o olhar distante ou extremamente sossegados. Esses comportamentos são considerados comuns, inclusive se estiverem acompanhados de miado intenso.

Esses efeitos costumam aparecer e durar cerca de dez minutos, a contar o momento de maior inalação. Depois disso, o bichano pode apresentar vontade de estar mais em contato com a erva, porém se senta mais calmo e tranquilo.

Porém, é importante você ficar atento e não deixar seu gato comer a erva. Isso pode provocar alguns incômodos ao pet, como diarreia, vômitos e enjoo. Por isso, fique ligado.

Catnip: como usar?

catnip

A maneira mais prática e comum de oferecer o catnip aos bichanos é utilizar nos arranhadores, assim os gatinhos não conseguirão espalhar a erva pela casa, além de não levar o produto para outros móveis.

Outra opção é justamente espalhar a erva gateira nos lugares onde o pet mais gosta de ficar, assim ele pode brincar e praticar atividades físicas.

Se o seu bichinho tiver um perfil sobretudo mais agressivo e arisco, uma dica é colocar o catnip na almofada ou onde ele gosta de descansar.  Assim, ele estará em um lugar seguro e se sentirá mais tranquilo e apresentará um comportamento mais calmo.

Antes de você comprar o catnip para seus gatos, é importante ressaltar que cerca de um quarto dos gatos são imunes aos efeitos da erva gateira. Mas, fique tranquilo: isso não quer dizer que seu pet apresente algum problema de saúde ou seja motivo para se preocupar.

Alguns pets apresentam maior resistência que outros. Assim sendo, cada bichinho acaba afetado de uma forma mais evidente que outros.

Apesar de serem muito brincalhões, é comum que filhotes sejam menos afetados ao catnip até os seis meses de idade, como se fossem imunes. Alguns profissionais também observam que principalmente ao envelhecer, o gato tende a perder um pouco o interesse. A recomendação consiste que a erva gateira esteja disponível sobretudo uma vez na semana. Assim, a chance do catnip parar de fazer feitos no pet é menor.

Outra recomendação é utilizar de várias formas: principalmente colocar no arranhador, em brinquedos como varinhas ou ratinhos que eles possam simular a caça.