Vício com o celular: veja como evitar o excesso

  • Vício com celular, sabia que existe?
  • Sintomas que denotam o vício com o celular
  • Veja como evitar o excesso

Estamos cada vez mais conectados em nossos celulares. São praticamente 24h por dia. Quem não conhece alguém que passa o dia conferindo as notificações no celular ou trocando mensagens a todo momento? A vida ficou muito mais rápida, mas é necessário tomar cuidado para que isso não se torne um vício com o celular.

Leia mais em:

Conheça alguns dos diferentes tipos de depressão

Em muitos momentos o acesso irrestrito e ilimitado ao celular pode inclusive prejudicar outras atividades.

Muitas pessoas até podem argumentar que não existe problema em ficar o tempo todo no celular, mas isso varia de pessoa para pessoa e também do ponto de vista observado.

Por exemplo: você já se encontrou com um amigo ou familiar, ou até mesmo em encontros românticos, com uma pessoa que não para de olhar o celular, que não presta atenção na conversa ou pior: não interage porque está o tempo todo nas redes sociais? Pois é, além de desagradável isso pode ser interpretado como uma grande falta de respeito.

E geralmente, pessoas que são tão apegadas ao celular acabam fazendo coisas diariamente como se estivessem no piloto automático, deixando de contemplar o mundo ao redor, a natureza, conhecer verdadeiramente pessoas interessantes e dar mais atenção a amigos e familiares.

Frequentemente vemos pais e companheiros que preferem conferir a última fofoca daquele famoso ou ainda ver aquela dancinha famosa dos aplicativos a criar conexões emocionais e momentos legais com as pessoas com quem convive, sejam os filhos, o esposo ou a esposa.

Outra situação frequente é em relação à vida social: quem já não viu, ou inclusive já foi a pessoa, que foi em um lugar incrível – seja um show, uma viagem, um encontro de amigos – e passou a noite no celular registrando tudo e não aproveitou aquele momento?

Vício com o celular

Muitos especialistas já concordam que o vício no celular e demais tecnologias pode causar diversos problemas de saúde e muitas pessoas já estão doentes por isso.

É importante ficar ligado em algumas atitudes do nosso dia a dia que pode gerar uma dependência e compulsão pelo aparelho.

Fique atento se você tem necessidade de levar o celular em todos os lugares, até mesmo ao banheiro, enquanto se alimenta ou prepara uma refeição. Também fique atento se você fica muito irritado, impaciente ou nervoso se esquece o celular no trabalho ou em casa e sabe que passará algumas horas sem acesso ao aparelho.

O que separa o uso abusivo da normalidade é bastante tênue, pois nem todos que usam muito o celular são viciados nele. Especialistas deram um nome para esse medo excessivo de ficar longe do celular: nomofobia, derivado do inglê “no mobile fobia”.

O vício está relacionado à ansiedade, pânico ou ainda fobia social e os principais alertas sobre essa síndrome são: sensação de desconforto, angústia ou ansiedade quando está longe do aparelho, causando inclusive mudanças no comportamento como irritação ou mal humor. Outro sintoma clássico é a total falta de interesse em atividades “offline” ou qualquer outra que não englobe o uso do aparelho.

A ideia dessa matéria não é de demonizar o uso do celular, já que ele é uma ferramenta essencial no nosso dia a dia ainda. Mas, é importante estar atento ao que acontece no mundo real e nos policiar para que o uso excessivo não mine relações e interações no mundo offline.

Vamos te dar algumas sugestões de como se policiar em relação ao uso do celular.

Tenha um dia off de celular por semana

Muitas pessoas não conseguem ter um dia sem celular na semana por conta do trabalho. Se for o seu caso, isso pode ser feito aos finais de semana ou em algum feriado, por exemplo.

Fique longe do celular, desative as notificações ou apenas coloque o aparelho em modo avião e vá aproveitar o dia. No começo você vai estranhar, o que é natural. Mas depois, essa sensação passa e você poderá curtir os momentos com mais prazer.

Faça uma limpa nos aplicativos

Nós temos o costume de baixar todo e qualquer aplicativo que pareça interessante. Mas será que todos são realmente necessários? Pense nisso e faça uma limpa naqueles aplicativos que não fazem sentido ter um acesso tão facilitado.

Faça uso do Take a Brake do Instagram

Muitas pessoas tem problema em sair do Instagram. Se esse é o seu caso, saiba que existe uma função “Take a Break” – “dê um tempo”, em tradução literal – que pode te ajudar nisso.

O aplicativo possui uma ferramenta onde é possível configurar alertas, caso você esteja utilizando a plataforma de forma contínua. Assim, por exemplo, você pode configurar para receber um alerta caso fique mais de 10 minutos na rede social.

Atenção aos registros no celular

É sempre importante ter em mente e entender que nem todas as ações do dia precisam ser registradas e/ou postadas nas redes sociais.

Se você é do tipo que filma ou fotografa tudo que acontece na sua rotina, fique atento, pois isso é um grande sinal de dependência e vício do celular.

É claro que com o surgimento dos smartphones e câmeras cada vez mais potentes, os registros de viagens, acontecimentos, encontros e coisas legais que acontecem no nosso dia a dia se torna corriqueiro e muitas pessoas gostam de utilizar esses recursos para eternizar aquele momento.

Por isso, é importante ter em mente que nesses casos o equilíbrio é primordial: não deixar de curtir verdadeiramente aquele momento para registrar em apenas uma foto.