Gás do refrigerante provoca celulite? Mito ou verdade?

  • Gás do refrigerante provoca celulite? Mito ou verdade?
  • Mas afinal, o que é uma celulite?
  • Como prevenir as celulites?

 Muitas vezes ouvimos que o consumo de refrigerante aumenta o aparecimento das temidas celulites. Mas, será que o gás do refrigerante provoca celulite? Bom, é melhor esclarecer essa questão.

A preocupação com a saúde tem sido uma questão recorrente ao longo dos anos e muitas pessoas tem se preocupado com o que consome e os efeitos a curto, médio e longo prazo no organismo.

Leia mais

Gaslighting: o que é e como identificar?

Ansiedade ou ataque cardíaco: o que você precisa saber sobre?

Mas, em simultâneo, a preocupação excessiva com tudo que é ingerido, se causa ou não celulite, por exemplo, também é algo prejudicial à saúde.

Antes de mais nada é preciso esclarecer uma questão fundamental.

O que são as celulites e como elas se formam?

          

A celulite surge através de um processo inflamatório graças a gordura acumulada na camada abaixo da pele, o que causa aquele aspecto famoso chamado de casca de laranja.

Logo abaixo da epiderme e da derme existe um conjunto de células de gordura, os chamados adipócitos, que tendem a crescer caso a pessoa apresente uma dieta pobre em nutrientes e seja sedentária.

O crescimento das células de gordura faz com que os vasos sanguíneos fiquem comprimidos. Assim, a circulação de sangue nas camadas que ficam logo abaixo da pele acaba ficando prejudicada. Isso impacta diretamente na circulação de oxigênio e também na recepção dos nutrientes nessas regiões.

Esse processo de compressão faz com que seja mais provável um aumento de toxinas na região, surgindo então, o processo inflamatório.

Esse processo é mais propenso de acontecer em mulheres, chegando a uma marca de quase 95% de mulheres que apresentam celulites após a puberdade. E a causa disso é puramente fisiológica: o estrógeno, hormônio feminino, aumenta a existência e acúmulo de líquido entre uma célula de gordura e outra, causando o aspecto irregular nas regiões afetadas pela celulite.

Como as áreas que mais tem influência desse hormônio são as coxas, quadril e bumbum, são as áreas em que as mulheres apresentam mais celulites. No entanto, dependendo do caso, o famoso aspecto de casca de laranja pode surgir nos seios, nos braços e na barriga.

E se engana quem acha que apenas mulheres acima do peso apresentam celulites. As mulheres mais magras também podem ter celulites, justamente pela ação hormonal, que acontece em todas elas, independente do peso na balança. Além disso, a genética também precisa ser considerada ao analisar caso a caso.

A pergunta que não quer calar: o gás do refrigerante provoca celulite ou é mito?

Entendido o processo de inflamação, fica mais fácil entender a relação entre refrigerante e as temidas celulites. Mas, primeiramente é preciso bater o martelo em afirmar que não é o gás do refrigerante que causa celulites e sim, o açúcar contido em cada porção da bebida.

Mas, qual a relação do açúcar com esse processo inflamatório?

Bom, sabendo que o processo se dá entre as células de gordura abaixo da pele, é fácil deduzir que ao consumir uma quantidade excessiva de açúcar, ou seja, uma quantidade maior do que seu corpo precisa, esse excesso fica retido no organismo como célula de gordura.

Portanto, quanto mais açúcar consumir, mais célula de gordura no corpo e maior a probabilidade de apresentar celulites.

Gás do refrigerante provoca celulite: o açúcar é um vilão?

Mas, se tratando de alimentação e combinação de vários elementos, não se indica culpar apenas o açúcar por causa celulites. Como nada é vilão ou mocinho, vale lembrar que se tratando de uma alimentação saudável o equilíbrio é a palavra de ordem.

Inclusive, o açúcar é um elemento fundamental para o bom funcionamento do corpo humano, já que ele, é responsável por fornecer energia às células além de fornecer glicose ao organismo. A glicose é fundamental para o bom funcionamento do cérebro, retina e rins, por exemplo.

Por isso, não se aconselha demonizar um componente, já que se consumido de forma moderada e a pessoa mantiver uma boa rotina de atividades físicas, os efeitos são minimizados drasticamente.

Para quem deseja melhorar o aspecto das celulites e até preveni-las, é fundamental aliar atividade física e alimentação saudável. Recomendação que deve ser levada em conta principalmente por mulheres. Devido à condição hormonal e a presença do estrogênio. Aquele que aumenta a possibilidade de acúmulo de líquido entre as células de gordura.

E aí, geralmente surge a dúvida se vale a pena trocar ou não a versão normal do refrigerante pelo refrigerante zero, ou light. Se tratando de alimentação, a resposta é sempre: depende.

Alimentos light e diet podem não conter açúcar. Porém apresentam níveis elevados de sódio por conter corantes e adoçantes artificiais.

Vale ressaltar também que todo alimento industrializado, seja ele bebida ou não, deve ser consumo com moderação. Isso porque apresentam diversos conservantes, emulsificantes e adoçantes que, em excesso, pode prejudicar a saúde.

Assim, em via de regra, é bom estar sempre atento aos produtos que consome. E evitar alimentos muito açucarados e industrializados e manter a prática de exercícios físicos em dia.