Ansiedade ou ataque cardíaco: o que você precisa saber sobre?

  • Ansiedade e ataque cardíaco apresentam sintomas similares
  • Sintomas do ataque cardíaco e da ansiedade
  • O que fazer em casos de ataque cardíaco?

Poucas pessoas têm conhecimento, mas muitas vezes uma crise ansiedade e o ataque cardíaco podem parecer a mesma coisa e apresentar os mesmos sinais? Nos dois casos os sintomas apresentados tendem a ser bastante semelhantes, o que pode confundir e gerar dúvidas. Afinal, ansiedade ou ataque cardíaco?

Leia mais:

Banco Central anuncia pagamento de R$8 bilhões esquecidos

Como viajar de graça com milhas: tudo o que você precisa saber

Mas, no geral quais os sintomas clássicos de ansiedade ou ataque cardíaco? Se você tem dúvidas, vamos te ajudar a entender um pouco os dois casos.

Os sintomas clássicos e mais comuns nos dois casos são: dor no peito, falta de ar e hiperventilação, suor intenso, medo de morrer naquele momento, sensação de estar sendo sufocado, náusea, tontura, coração disparado ou palpitando, além de tontura.

É importante que você fique atento aos sintomas pois eles podem aparecer tanto em crises de ansiedade ou ataques de pânico, como em intercorrências cardíacas.

Independentemente da situação, é indispensável a orientação e ajuda médica imediatamente após a começar sentir os sintomas descritos acima. Caso seja um problema cardíaco, um infarto, por exemplo, o paciente precisará de uma intervenção imediata para que o caso não evolua para situações mais graves.

No caso da crise de ansiedade ou ataque de pânico, mesmo não apresentando perigo de morte, se faz importante que o paciente tenha assistência para uma melhora mais rápida.

A seguir vamos te ajudar a entender as especificidades de cada um desses quadros e como lidar com cada situação:

Afinal, o que é a tão falada ansiedade?

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre ela, a tal ansiedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, o Brasil é o país com maiores índices de ansiedade do mundo e eles tem subido ano após ano a nível global.

A ansiedade é definida como um distúrbio psiquiátrico capaz de prejudicar a qualidade de vida das pessoas acometidas por ela, visto que lidar com essa sensação e esse sentimento pode parecer um desafio.

Quando menos informação e conhecimento sobre isso, maior a chance de muitas pessoas sofrerem com o problema durante um período maior que o desejado ou esperado.

Mas, o que sente quem sofre de ansiedade? Bom, pessoas que tem diagnóstico desse distúrbio tendem a se preocupar em excesso, tornando os próprios medos maiores e alheios à realidade.

É claro que a preocupação é natural no nosso cotidiano e não estamos falando aqui sobre o sentimento comum sobre um filho doente, um problema no trabalho, um imprevisto financeiro. A nossa ideia aqui é alertar para os casos em que isso passa do ponto da normalidade e começa a atrapalhar demais o dia a dia.

Existem subtipos sobre esse distúrbio e são eles: o transtorno de ansiedade generalizada, a síndrome e ataques de pânico e fobias específicas.

Ansiedade ou ataque cardíaco, ou ainda ataque de pânico?

Ansiedade ou ataque cardíaco

Os sintomas mais comuns do infarto também são vistos em ataques e crises de pânico. Ele pode ser observado quando alguém é acometido por um sentimento de angústia ou medo extremo, que aparentemente surgem do nada e em um curto período de tempo.

Além disso, os ataques e crises de pânico costumam estar associados a sintomas físicos, como por exemplo: dor no peito, sensação de sufocamento, medo eminente da morte, medo exagerado de perder o controle e enlouquecer, suor excessivo, sensação de falta de ar e dificuldade de respirar, sensação de mãos e pés dormentes além de tremores por todo o corpo.

Como você pode perceber, por acionar órgãos vitais ao funcionamento do nosso corpo: coração, pulmão e cérebro, as pessoas podem confundir a crise de pânico com outras coisas e relacionar os sintomas a outras enfermidades.

Os sintomas listados acima tendem a durar cerca de 10 minutos. A partir daí o funcionamento normal do corpo e as funções vitais começam a voltar ao normal. Por isso é bastante difícil diagnosticar esse tipo de crise em exames de laboratório, pois após um período, os índices basais voltam ao esperado.

Sintomas de ataque cardíaco: o que fazer?

Ansiedade ou ataque cardíaco

Como você já viu aqui, a dor no peito da crise de pânico e ansiedade, e a dor no peito relacionada ao infarto podem se parecer bastante. Assim, recomendamos a ida imediata a um posto de atendimento de urgência logo no início dos sintomas. Essa recomendação é importante para que não aja complicações no quadro e comprometimento cardíaco.

Assim que a pessoa dá entrada no pronto-atendimento de urgência e informa os principais sintomas, logo são realizados exames específicos para poder analisar se há ou não isquemia cardíaca. Outro exame bastante comum nesses casos é o eletrocardiograma, que também é conhecido como ECG, que mede a atividade elétrica do coração. Esse exame também possibilita o diagnóstico de áreas com necroses ou movimentos musculares irregulares.

Ansiedade ou ataque cardíaco: dicas especiais:

Ansiedade ou ataque cardíaco

Assim como os sintomas se parecem, algumas mudanças de hábitos podem auxiliar no quadro de ansiedade ou problemas cardíacos:

– Atividades físicas: a recomendação para qualquer prática de atividade física é de no mínimo, três vezes por semana. Além de liberar hormônios que auxiliam o nosso bem-estar, a exemplo da serotonina e endorfina, praticar atividades físicas regularmente também auxilia no fortalecimento do coração. Assim como da frequência cardiovascular.

– Alimentação equilibrada: estudos indicam que uma alimentação com produtos mais naturais e menos processados tendem a melhorar os níveis de estresse liberado no corpo. E isso auxilia na redução da ansiedade. Isso também influencia diretamente na saúde do coração.

Visite sempre seu médico e faça exames de rotina, para estar atento a alteração na saúde. Além disso, se torna imprescindível procurar um médico especializado caso surja algum dos sintomas acima.