Profissões promissoras para 2022: confira algumas

  • Pandemia ainda dita tendências no mercado de trabalho
  • Profissionais da área de logística terão bom mercado em 2022
  • Área da saúde terá alta de profissionais

Buscando alternativas para a vida profissional? Em 2022 algumas carreiras despontarão no mercado. Vamos te mostrar as profissões promissoras para 2022.

Leia mais

Veja dicas para manter a sua alimentação saudável 

Dicas de beleza para cuidar melhor de você em 2022

Com as mudanças na sociedade é natural que o mercado de trabalho também passe por mudanças. Podemos citar o surgimento da internet no Brasil, em 1988, o que transformou a sociedade como um todo e acabou sendo um marco de preparação para a chegada da geração Z.

Atualmente, vemos os nascidos nessa época tendo o início da jornada profissional em meio a uma disputa de espaço com a geração dos chamados millenials e ambos estão em busca das profissões promissoras para ter sucesso.

Quais profissões prometem despontar em 2022?

Com o surgimento e desenvolvimento acelerado de novas tecnologias, muitas profissões se tornaram obsoletas ou foram extintas, já que muitas atividades passaram a ser executadas por máquinas com sistemas de inteligência artificial bastante complexos. Por isso a principal dica que vamos deixar é: busque ocupações profissionais em que a presença humana é indispensável.

Além do desenvolvimento do universo digital e de tecnologias mais avançadas, consideramos que as profissões mais promissoras neste ano de 2022 serão aquelas ligadas às novas realidades impostas pela pandemia, onde atividades foram adaptadas para essa nova realidade mundial e que obtiveram bons resultados.

Nos dois anos em que vivemos a pandemia, o trabalho remoto se tornou a opção mais viável, o que em muitas atividades se caracterizou a única forma daquela atividade ser desenvolvida. Assim, esta modalidade de trabalho se tornou uma alternativa para trabalhar com produtividade. É dentro deste cenário que trazemos as atividades que entendemos que apresentarão muitas boas ofertas em 2022.

Profissionais de energias renováveis e alternativas

Profissões promissoras para 2022

A necessidade de ter uma vida com práticas mais sustentáveis estão em alta, considerando que temos repensado nossa forma de consumo em diversos níveis. Por isso, profissionais que atuem nesta área tem grandes chances de encontrar muitas oportunidades ao longo dos próximos meses.

O foco aqui são profissões e profissionais diretamente ligados a práticas mais sustentáveis que visem a proteção do planeta e o uso responsável de seus recursos naturais. Dentre os principais exemplos temos o técnico em energia renovável.

Profissionais que atuem na área de logística

Por mais que tenhamos rotas computadorizadas, sistemas de logística e diversas formas de calcular uma operação, tudo isso ainda é efetuado pela mão de obra humana. O que difere é a formação de cada profissional. Por ser uma área bastante abrangente, muitas pessoas podem galgar oportunidades dentro desta vertente do mercado.

A formação dos profissionais que atuam com logística deve estar diretamente ligada a otimização dos processos. De modo geral a área concentra boas expectativas não apenas para o presente ano, mas para os próximos anos igualmente, para os mais diferentes profissionais.

Pessoas que atuem na Gestão de Talentos

Profissões promissoras para 2022

Este profissional sempre atuou no setor ou na área de Recursos Humanos e, atualmente, este nome foi ainda mais humanizado, e se começou a pensar nele como uma gestão de talentos dentro da própria empresa.

Esta é uma área onde as máquinas não podem atuar, pois depende da capacidade de se relacionar e a inteligência emocional do profissional que atua no setor. Outro ponto relevante é que não importa quão as máquinas se tornem avançadas e otimizadas, ainda assim não serão capazes de desenvolver tal atividade.

O processo de gestão de talentos e o setor de Recursos Humanos demandará sempre de características intrinsecamente humanas.

Profissionais de Arquitetura e Engenharia com 3D

Essas duas áreas sempre trazem novidades quando o assunto é tecnologia. No entanto, elas não são totalmente substituíveis pelas máquinas. É preciso sempre que o profissional esteja atento às novidades de novos programas e softwares, sendo um diferencial entre os demais.

Em outras palavras, para evitar ser substituído, é preciso que o profissional busque sempre se qualificar, aperfeiçoando seus conhecimentos com vistas para as novas tecnologias disponíveis no mercado. É uma profissão em alta mas a atenção quanto as inovações é fundamental.

Profissões promissoras para 2022: Profissionais de Tecnologia da Informação

Profissões promissoras para 2022

Esta área é, possivelmente, a que mais cresce atualmente e com boas perspectivas para os próximos anos, não apenas 2022. Como é uma área bastante abrangente, basta que o profissional se mantenha atento e atualizado, que muito provavelmente ele estará pronto para a competição imposta pelo mercado.

São muitos os profissionais que atuam na área de Tecnologia da Informação, então qualquer área diretamente ligada tem grandes chances de sucesso no curto, médio e longo prazo.

Profissionais de saúde mental

Com as muitas mudanças e evoluções na sociedade, a necessidade de profissionais que ajudam profissionalmente os demais seres humanos a lidar melhor com a própria saúde mental, é imprescindível. E esta é uma atividade que as máquinas não são capazes de assumir. Por isso, consideramos que esta é uma área bastante promissora para os próximos anos, principalmente se pensarmos no fator pandemia.

A pandemia trouxe novas demandas para a área de saúde mental, o que reforçou ainda mais a importância destes profissionais.

Gestor de inovação e criatividade terá boa demanda

Profissões promissoras para 2022

Cada empresa pode dar um nome diferente para essa função. Mas basicamente é aquele funcionário que vai trazer ideias novas e criativas para a empresa crescer. Isso com base no seu mercado e nas mudanças no aspecto social.

É este funcionário que vai repensar o modelo de negócio, prospectar clientes e pensar em uma empresa para o futuro.