Benefícios do yoga: adicione a prática a sua rotina diária

  • Yoga não é apenas exercício físico
  • Benefícios do yoga: alivio das dores no corpo
  • Equilíbrio físico e mental é promovido pelo yoga

Se fazer yoga está passando pela sua cabeça, após conhecer os benefícios do yoga você vai se perguntar porque não começou a praticar antes. De fato a prática traz uma série de benefícios para os seus praticantes e vamos conhecer juntos cada um dos principais hoje.

Leia mais

Será que existe a chamada melhora da morte? Descura aqui

Veja porquê o seu chuveiro pode estar pingando

O conceito yoga, de modo geral, em tradução literal consiste em unir, atar, unir ou atar o estado físico e mental. E de fato consiste basicamente nisso, na união entre corpo e mente através da prática.

Há diferentes histórias sobre a criação do yoga mas sabe-se que consiste em uma prática milenar iniciada na Índia e que a sua realização constante traz uma série de benefícios. Dado estes benefícios o yoga foi expandindo seus horizontes e rapidamente se tornou uma prática comum e popular em todo o mundo.

Vamos hoje conhecer alguns dos benefícios do yoga?

Yoga na prática

Muitas pessoas começam a fazer yoga simplesmente para se exercitarem, mas yoga é mais do que um exercício físico. Na verdade, consiste em um estilo de vida. Um estilo de vida que se utiliza de exercícios, meditação, e alongamentos para o equilíbrio do corpo e mente.

A partir da prática constante do yoga é possível se desenvolver física e espiritualmente. Além disso, há um desenvolvimento da mente igualmente. Aliás, o despertar da mente que o yoga promove apenas reforça que se trata muito mais do que um exercício físico.

Ao adicionar os exercícios e alongamentos do yoga assim como sua filosofia em sua rotina, você poderá desfrutar dos benefícios mencionados abaixo. São benefícios em diferentes áreas. Veja abaixo.

Benefícios do yoga: alivio de dores no corpo

Com algum tempo de prática de yoga você se beneficiária com o alívio de algumas dores que podem ser tanto internas quanto externas, de ossos ou órgãos, não importa. Isso porque com a prática regular do yoga você estará reequilibrando o corpo, o organismo como um todo e isso permitirá que dores sejam eliminadas se forem provocadas por desequilíbrio.

Aliás, mesmo que inicialmente você se sinta desconfortável e até com dores no corpo quanto a prática do yoga, é comum. Não desista. No começo de qualquer prática esportiva o corpo demora efetivamente para se acostumar.

Promoção do bem-estar geral

Um dos mais conhecidos benefícios do yoga é justamente a promoção do bem-estar geral. Aliás, consiste em uma prática indicada para pessoas que sofre com ansiedade, sendo excelente para o controle do quadro e a promoção do bem-estar.

Vale mencionar que qualquer prática esportiva promove o bem-estar geral e igualmente pode atuar atenuando os sintomas de ansiedade, mas é preciso destacar que a concentração e o foco promovidos pelo yoga merecem destaque.

A promoção do foco e da concentração, na prática constante do yoga acabam se tornando uma característica de seu praticante. Dessa forma, se tornam algo de sua personalidade mesmo quando não está praticando yoga, realizando os movimentos, fazendo o alongamento ou mesmo meditando.

E mais foco e concentração auxiliam na realização das atividades diárias de maneira tranquila e tudo parece caminhar melhor, o que acaba resultando no bem-estar do indivíduo.

Equilíbrio físico e mental promovido pelo yoga

Para praticar yoga é necessário ter foco e concentração para ter plena consciência dos seus movimentos, pensamento e respiração. Com o tempo você terá desenvolvido maior capacidade de foco e concentração, visto que como mencionado no tópico anterior consiste justamente em um dos benefícios do yoga.

Com a promoção do foco e da concentração o indivíduo atinge mais união entre corpo e mente. No início é o momento que mais será perceptível essas mudanças relativas ao seu corpo e a sua mente, posteriormente você acabará se acostumando, mas é o que costuma ser chamado de a virada da chave.

Melhor qualidade de sono

A essa altura você já deve ter percebido que o yoga possui uma série de benefícios e que você já deveria ter começado a praticar bem antes. Igualmente você deve saber sobre a importância da noite de sono e igualmente como pode fazer a diferença uma boa noite de sono. Nesse sentido, saiba que o yoga também pode atuar melhorando a qualidade de suas noites.

Quando o seu corpo atinge equilíbrio, todas as suas atividades são beneficiadas direta ou indiretamente e nesse sentido o seu sono e a qualidade da sua noite também.

Um dos benefícios comuns do yoga é quanto a promoção de melhor controle da ansiedade e do estresse e ambos interferem diretamente na boa noite de sono.

Benefícios do yoga: auxílio no processo de emagrecimento

Está pensando em começar a fazer yoga como atividade física? Como mencionado anteriormente se trata mais do que apenas um exercício que você pode diariamente fazer. Consiste em um estilo de vida que abrange mais do que a execução de movimentos, alongamentos e meditação.

Quem pratica yoga rapidamente começa a ganhar condicionamento físico e definição muscular, assim como fortalecimento muscular. Igualmente vale mencionar que yoga é um exercício. Ou melhor, atividade que possui um elevado gasto energético. Assim sendo, dessa maneira, pode sim favorecer o emagrecimento.

Com o consumo de energia maior do que a sua ingestão diária o resultado é a perda de peso progressiva e naturalmente.