Climatizador de ar: é um bom investimento?

Em períodos muito quentes todos buscam uma forma de refrescar o ambiente, sem prejudicar o orçamento.

Os climatizadores (ou umidificadores) são uma ótima opção para este momento de temperaturas altas.

Em comparação aos aparelhos de ar condicionado, eles têm a mesma função, a de refrescar o ambiente, mas cada um traz um custo benefício diferente.

Caso você não conheça um climatizador, uma forma casual de descrevê-lo é como uma forma melhorada do ventilador, que libera gotículas de água para resfriar o ambiente em até 5 graus em comparação a temperatura sem o seu uso. 

Ar condicionado ou climatizador qual é o melhor?

Estes dois aparelhos são benéficos no quesito conforto. Eles trazem  para seu ambiente de trabalho ou para sua casa uma forma de driblar o calor excessivo. 

Eles têm mecanismos de funcionamento diferentes,  enquanto o ar condicionado utiliza gás para resfriar o ar, o climatizador recorre à água. Por isso é chamado de evaporativo.

Na prática, isso significa que os aparelhos de ar condicionado conseguem resfriar melhor, porém os climatizadores não ressecam o ar. Outra diferença é a de custo. Os ar condicionados são aparelhos caros e que consomem bastante energia.

Os climatizadores podem ser encontrados por preços bem mais em conta em comparação ao ar condicionado e seu gasto energético chega a ser 9 vezes menor. 

Além de serem portáteis sendo muito indicados para quem pretende climatizar ambientes pequenos sem gastar muito.  

Confira as principais características do modelo ideal de climatizador 

Antes da sua escolha avalie o seu ambiente, caso tenha mudança brusca de temperatura há modelos que também produzem ar quente, sendo uma opção muito interessante para qualquer estação do ano.

Além da energia elétrica, os climatizadores precisam de água para funcionar. Eles acompanham reservatórios e muitos vem com bolsas de gel que devem ser congeladas e posicionadas antes do uso. São essas bolsas que, juntamente com a água, vão te proporcionar o ar gelado. 

Se você pretende usá-lo no seu quarto durante a noite ele deve suportar o funcionamento por no mínimo 8 horas, então precisará de um reservatório de 6 litros de água para que funcione a noite toda. 

Os modelos satisfatórios para ambientes médios devem ter potência de 60 a 100 watts. 

Observe se o modelo escolhido possui filtro, isso auxiliará no controle de  excesso de impurezas no ar. 

Como os climatizadores podem ser portáteis, escolha um modelo que facilite o seu transporte com rodinhas

Climatizador é um bom investimento?

Caso você precise resfriar um ambiente pequeno e não está disposto a ter a sua conta de luz disparando os valores nos próximos meses, sim, é um ótimo investimento.

O climatizador é uma alternativa transportável, leve e econômica para quem quer manter a temperatura agradável no ambiente.

O gasto de energia elétrica  é 9 vezes menor em comparação aos modelos mais potentes de ar condicionado. 

Além de serem uma ótima opção para pessoas com problemas respiratórios, por entregarem um ar mais limpo e umidificado, já que tem como princípio de funcionamento o uso de água e a liberação de gotículas no ambiente.


Publicado

em

por

Tags: