Veja os perigos do uso da soda cáustica

  • Você certamente tem um pouco de soda cáustica em casa
  • Elemento utilizado para limpeza pesada causa riscos
  • Veja os perigos do uso da soda cáustica para sua saúde

Se você possui avós, principalmente aqueles que tragam consigo os costumes de antigamente, com toda certeza já deve ter visto eles mexendo um grande tacho cheio de óleo ou gordura usada para fazer sabão caseiro. Mas um dos ingredientes é a soda. Veja aqui perigos do uso da soda cáustica.

Leia mais

Dicas para tirar o cheiro desagradável de mofo

Principais tipos de cebola e suas indicações de uso

Fazer sabão caseiro, acaba sendo uma forma consciente e sustentável de reutilizar os restos de óleo de cozinha. Ainda é uma forma de conseguir um excelente e barato sabão sobretudo lavagem de roupas.

O que poucos imaginam é os perigos do uso da soda cáustica. Antes de mais nada, um dos ingredientes mais comuns nessas receitas. Ela também é conhecida no meio científico como hidróxido de sódio.

Isso ocorre, pois, ao entrar em contato com a água, ela sofre uma reação química espontânea e gera calor. Por se tratar de um produto químico muito versátil em suas aplicações, comumente tem uso também como desentupidor de pia e desencardidor de pisos e pedras, por exemplo.

A soda cáustica é facilmente adquirida em mercearias e supermercados, e muito provavelmente você deve ter ela guardada em algum cantinho do seu armário ou caixa de limpeza.

O perigo do uso inadequado está no seu alto poder corrosivo, principalmente para matérias orgânicas. Por isso, residências que possuem filhos pequenos e pets de estimação precisam ter o dobro de cuidado na hora de armazenar e manipular este produto. Isso porque qualquer descuido pode resultar em acidentes muito graves.

Por ano são registrados milhares de casos hospitalares envolvendo a soda cáustica, já que o mínimo de contato direto com a pele pode causar irritações e queimaduras. Em casos graves, como de pessoas e animais que acabam bebendo o produto, pode ter consequências adversas ou até mesmo levar a óbito.

Perigos da soda cáustica: armazenamento correto

Por ser um produto químico de risco, deve-se preferir guardá-la em local longe do alcance de crianças e pets. Uma alternativa são as prateleiras, armários ou caixas com alguma espécie de tranca.

Por absorver facilmente a umidade, a soda cáustica também deve estar em sua embalagem original e muito bem vedada. Além disso, deve estar longe do sol e em lugar fresco. Dessa maneira preserva-se todas as suas propriedades químicas. Em outras palavras, estende-se a validade para utilização.

Atente-se para o correto manuseio

perigos do uso da soda cáustica

Em hipótese alguma a soda cáustica deve ser manuseada com as mãos e outros membros desprotegidos. Além da luva de borracha, é recomendado também a utilização de um avental. Você também deve proteger os olhos, boca e nariz, já que além de corrosiva ela também libera um vapor tóxico que pode irritar estas mucosas.

Caso o produto caia nas roupas, deve-se retirá-las imediatamente. Isso evita a exposição prolongada com a pele.

Perigos da soda cáustica: o que fazer em caso de acidentes?

perigos do uso da soda cáustica

Caso eventualmente entre em contato direto com alguma superfície do corpo, o recomendado é que se lave rapidamente a área. Para isso use água corrente por, no mínimo, 20 minutos. Isso é feito para queimaduras superficiais. Após a limpeza adequada devem ter a área da pele afetada protegida do sol, além de hidratada com óleos para ajudar na cicatrização.

A limpeza com água está válida também caso caia nos olhos. Isso permite a eliminação de toda a substância. Por acabar sendo um local mais sensível, além da limpeza, pode, em seguida, acabar sendo preciso a procura do atendimento médico em um pronto-socorro.

Se o gás for inalado ele pode provocar ataques alérgicos e até mesmo dificultar a respiração. Por isso, a pessoa deve ir para um local aberto, arejado. Coloque-a em uma posição que não atrapalhe a respiração.

Em caso de ingestão via oral, nunca se deve provocar o vômito da vítima. Pois isto pode ocasionar mais danos nas áreas onde ocorreram as queimaduras e ferimentos químicos. Caso a pessoa tenha ânsias e vômitos espontâneos, posicione ela de forma que não engasgue e procure um médico.

Aliás, nesse sentido, em ambas as situações deve-se procurar por assistência médica imediatamente.