Alimentos que não podem ir ao microondas

  • Conhecendo um pouco a história do microondas
  • Você coloca leite materno para aquecer no aparelho? Cuidado
  • Ovo não deve ir no microondas, saiba porquê

O microondas acabou rapidamente se tornando um eletrodoméstico essencial na vida de muitas famílias brasileiras. Há, entretanto, muitos questionamentos se ele faz ou não mal a saúde, por conta disso, resolvemos trazer aqui os alimentos que não podem ir ao microondas ou que precisam de cuidados especiais para que possam passar pelo eletrodoméstico.

Leia mais

Mitos e verdades sobre crianças e Covid-19

Deixe de procrastinação: dicas para produzir mais

O microondas tem pouco mais de trinta anos, o que faz dele um eletrodoméstico relativamente bem jovem. Todavia, os primeiros modelos similares chegou a casa das famílias americanas em meados de 1947 e era bem diferente do que conhecemos hoje. Principalmente em tamanho, possuíam quase um metro e setenta de altura e pesavam mais de trezentos quilos. Os modelos como conhecemos hoje são bem recentes.

Por falarmos nos modelos atuais, os microondas se tornaram excelentes opções para esquentar e preparar refeições. Isso de maneira rápida e sem sujeira. Entretanto, como mencionamos no começo há uma série de estudos tanto a favor quanto contra o uso do equipamento. Alguns estudos alegam que o microondas é responsável pela perda nutricional dos alimentos. Outros por sua vez asseguram que essa perda acaba sendo natural em todo e qualquer processo de aquecimento.

Independente disso, há alguns alimentos que não devem ser colocados no microondas e alguns temos certeza que você já colocou diversas vezes. Aqui também trazemos o motivo pelo qual você não deve colocar estes alimentos.

Alimentos que não podem ir ao microondas: frango

Acaba sendo muito comum que as pessoas aqueçam o filé de frango no microondas e esse comportamento está correto e não causa riscos a saúde. O perigo começa entretanto quando você decide fazer esse filé no microondas. O filé de frango não deve ser feito no microondas em hipótese alguma porquê, veja bem, nem sempre a capacidade de aquecimento do aparelho será suficiente para eliminar as bactérias.

Tanto a presença de bactérias quanto eventualmente o não pleno cozimento da carne pode suscitar doenças.

Leite materno na mamadeira

Muitas mamães acabam aquecendo a mamadeira dos pequenos no eletrodoméstico, mas este é um dos alimentos que não podem ir no microondas.

Neste caso o leite na mamadeira não é aquecido adequadamente e pode haver partes que ficam mais quentes que outras. Na hora que o bebê for ingerir o alimento acabar se queimando.

As queimaduras com leite podem afetar tanto a boca quanto a garganta e serem graves.

Alimentos gordurosos e altamente processados

Alimentos que não podem ir ao microondas

Alimentos altamente processados e gordurosos podem acabar favorecendo o processo de oxidação da gordura principalmente quando colocados no microondas.

Quando há o processo de oxidação da gordura e ingerimos esse alimento as chances do desenvolvimento de doenças cardíacas aumenta significativamente.

O ovo não deve ir ao microondas

Quando buscamos alimentos que não devem ir ao microondas temos sobretudo o ovo. No caso dele o que ocorre acaba sendo que a umidade presente no interior do alimento pode gerar muita pressão. Essa pressão se não liberada pode acabar levando a explosão do ovo. Assim sendo, em hipótese alguma coloque ovo para cozinhar no microondas e não coma um ovo que saiu diretamente do aparelho. Há risco dele estourar na sua boca, causando lesões sérias.

Para fazer um ovo no eletrodoméstico o primeiro passo e assim o mais importante diz respeito a retirada da casca.

Alimentos que não podem ir ao microondas: cuidado com o arroz reaquecido

Alimentos que não podem ir ao microondas

Se você tem o hábito de reaquecer o arroz através do microondas cuidado. Assim como acontece com o leite materno ele não recebe adequadamente e de maneira igualitária o calor. Quando o arroz já está cozido acaba sendo um local ideal sobretudo para a proliferação de bactérias.

A eliminação dessas bactérias depende principalmente do aquecimento. Se o processo for falho você estará se expondo a ingestão de bactérias.