Mitos e verdades sobre crianças e Covid-19

  • Precisamos esclarecer algumas coisas
  • Máscara é perigosa para criança?
  • Bebês pegam Covid-19?

Infelizmente a Covid-19 já trouxe inúmeras perdas paras todos nós em vários aspetos. Em meio a tudo isso muita informação sobre o vírus foi descoberta e igualmente muita desinformação foi espalhada. Com a possibilidade de volta as aulas tão próxima muitas pessoas se questionam sobre a segurança das crianças no ambiente escolar. Por isso resolvemos trazer um mitos e verdades sobre as crianças e a Covid-19.

Leia mais

Deixe de procrastinação: dicas para produzir mais

Como evitar o vício em jogos por crianças

Novamente, a volta as aulas tem sido o estopim para que muitas informações envolvendo as crianças e o coronavírus fossem divulgadas amplamente sem a menor responsabilidade quanto a sua veracidade. Os pais preocupados com os filhos que em muitos casos estão a quase um ano sem nenhum contato com os colegas de sala não tem a menor ideia do que fazer nesse momento.

Para te ajudar a manter o seu filho seguro, reunimos aqui informações mitos e verdades sobre crianças e Covid-19. Tudo com o intuito de garantir segurança e sobretudo evitar a disseminação de informações falsas e acabar aumentando ainda mais as chances de contaminação.

Mitos e verdades sobre crianças e Covid-19: crianças tem menos sintomas

Essa com certeza já chegou até você. Algo como não há com o que se preocupar uma vez que as crianças apresentam menor sintomatologia que os adultos. Isso de fato é verdade. As crianças desenvolvem menos os sintomas do quadro de Covid-19.

Mas vale a ressalva aqui que independente da idade, todos os contaminados com o coronavírus manifestam ou podem manifestar sintomas tais como febre alta, tosse, coriza e problemas gastrointestinais.

No caso da criança em específico ela pode igualmente apresentar ainda irritabilidade, cansaço e dificuldade para se alimentar e também para dormir.

O uso de máscara causa perigos para as crianças

mitos e verdades sobre crianças e covid-19

Por mais que possa parecer absurdo, sim, alguns pais chegaram a ver conteúdos diversos difundindo tal informação, de que a máscara faz mal para a criança. Mas isso é mito. A máscara só acaba sendo contraindicada para crianças com necessidades especiais e bebês menores de dois anos.

Feito tais exceções, com o uso adequado a máscara não causa nenhum tipo de risco para a criança, pelo contrário. A máscara irá proteger tanto a criança quanto todas as pessoas de seu convívio uma vez que a criança pode sim ser um veículo de transmissão para terceiros.

Mitos e verdades sobre crianças e Covid-19: bebês se contaminam

Infelizmente isso é verdade. Os bebês podem acabar sendo contaminados com o vírus da Covid-19 e justamente como o uso da máscara acaba sendo contraindicado para eles, as creches não tem previsão de retorno tão cedo. Seriam um grupo de crianças que estaria totalmente vulnerável.

No caso dos bebês vale aqui um destaque que o vírus pode contaminar qualquer um em qualquer fase da vida o que muda acaba sendo a dificuldade de contaminação devido ao grau de exposição. Para os bebês, o principal meio de contaminação seriam os pais e as pessoas próximas as quais tem contato direto com a criança.

Mitos e verdades sobre crianças e Covid-19: as crianças deve se vacinar neste período normalmente

mitos e verdades sobre crianças e covid-19

Ninguém quer ficar saindo desnecessariamente para fazer coisas que podem acabar deixando de lado como meio de se prevenir. Tudo bem, isso acaba sendo algo natural. De qualquer maneira as crianças devem sim acabar sendo levadas para vacinar.

As unidades básicas de saúde estão preparadas para realizar o processo de imunização e ele é importante para a criança e para protegê-la de doenças que já foram erradicadas no país e sobretudo de doenças que ainda nos assolam.