Deixe de procrastinação: dicas para produzir mais

  • No que consiste o ato de procrastinar
  • Como começar a mudar
  • Trabalhe a sua capacidade de focar

Infelizmente deixar a procrastinação de lado não é algo que alguém pode simplesmente fazer por nós. Precisamos nós mesmo tomar a decisão que não queremos mais perder tempo com coisas que em nada adiantam a nossa vida e que está na hora de se tornar mais produtivo.

Leia mais

Como evitar o vício em jogos por crianças

Hérnia de disco: o que é e como prevenir o quadro

Como não é realmente um simples passe de mágica, reunimos aqui algumas dicas para te ajudar a deixar de procrastinar. O objetivo acaba sendo te ajudar a se tornar bem mais produtivo. São dicas simples, mas que se colocadas em prática vão fazer você perceber uma mudança gradativa na sua vida e igualmente no seu comportamento.

A procrastinação como algo concreto

Para buscarmos meios de sermos mais produtivos se faz necessários entendermos primeiramente o que acaba sendo o ato de procrastinar. A procrastinação consiste em adiar a realização de tarefas, de deixar para resolver depois situações que temos ou teríamos de lidar naquele momento.

Se você já está se sentindo angustiado ou incomodado por conta de toda essa situação você está no caminho certo para começar a se tornar mais produtivo. Com toda a certeza essas dicas vão te ajudar bastante.

Esteja definitivamente disposto a mudar

Deixe de procrastinação

Saber que procrastinar tem atrasado a sua vida e te colocado em situações desconfortáveis não deve ser uma novidade para um procrastinador nato. Mas mais do que isso você precisa estar disposto a mudar.

Reconhecer que o ato de deixar para resolver depois as suas coisas tem feito mal para você e igualmente para as pessoas que convivem com você acaba sendo o primeiro e o mais importante passo para deixar de procrastinar.

De qualquer maneira se faz extremamente necessário destacarmos que embora muitas pessoas pensem que a procrastinação seja apenas uma manifestação de preguiça isso não é verdade. O ato de procrastinar vai muito além de preguiça e podendo estar relacionado com insegurança, medo do desconhecido, ou simplesmente receio de sair da zona do conforto.

Assim sendo, mesmo que você tenha consciência que esse comportamento está sendo prejudicial para a sua vida, seja justa e paciente o suficiente consigo mesma.

A procrastinação tem a ver com a falta de foco

Deixe de procrastinação

Se você precisa fazer uma determinada atividade, mas tem problema de procrastinar ai vai uma dica. Uma dica para conseguir produzir e finalmente concluir tal tarefa acaba sendo manter longe toda e qualquer fonte de distração. Em outras palavras acaba sendo praticamente impossível manter o foco quando temos por perto fontes de distração e com isso acabamos procrastinando e perdendo tempo.

Mantenha o celular longe, desligue as notificações, feche as abas desnecessárias e se concentre unicamente na atividade que precisa realizar.

Anote sua tarefa e indique prioridades
Deixe de procrastinação

Quando você anota as tarefas que precisa fazer no dia seguinte não precisará se esforçar para se lembrar de tudo o que precisar fazer e isso já acaba sendo muito último por si só. Mas mais do que isso acaba sendo indicado que no dia anterior você faça uma lista de atividades a ser feita por ordem de prioridade e se comprometa a cumprir essa lista.

A principal vantagem dessa metodologia é que caso no meio do dia você venha a ter uma recaída e passe um tempo procrastinando as atividades mais importantes por ordem de prioridade foram realizadas primeiramente. Em outras palavras você consegue reduzir os impactos da procrastinação.

O que ajuda ainda mais é estabelecer horários para a realização das atividades e tarefas propostas em sua listagem. Isso otimiza ainda mais o seu dia e garante mais produtividade na realização das atividades rotineiras.