Vitamina B6: conheça os benefícios da vitamina da felicidade

  • Conhecendo os benefícios da B6
  • Quais sintomas indicam carência desse nutriente?
  • Alimentos onde há presença de vitamina B6

Você já deve ter ouvido falar um pouco sobre os benefícios das mais diversas vitaminas, mas e a vitamina B6? Você saberia dizer os benefícios que esse nutriente apresenta?

Leia mais

Juros simples x juros compostos: qual a diferença?

Poliomelite: a importância da vacinação nos dias atuais

O fato é que o nosso corpo é basicamente como um carro propriamente dito. Os alimentos que consumimos são como o combustível que fornecemos para o nosso veículo.

Mas mais do que fornecer apenas energia para as nossas atividades diárias, os alimentos que consumimos apresentam nutrientes que nos permitem ter uma qualidade de vida melhor e com mais saúde. Para isso é preciso uma alimentação equilibrada e rica em todos os nutrientes.

Nesse sentido, segundo o Ministério da Saúde, a vitamina B6 é uma das mais importantes para o bom funcionamento do nosso corpo uma vez que permite que o nosso organismo metabolize tanto proteínas, quanto carboidratos e gorduras.

Então, se você quer ter uma vida plena e saudável o ideal é aumentar a sua ingestão de vitamina B6 diariamente.

Mas antes de falarmos um pouco sobre os alimentos que a contém, vamos ver um pouco mais sobre seus benefícios?

Vitamina B6: quais os benefícios?

Além dos benefícios que adiantamos no início a vitamina B6 também desempenha uma função de relevância no sistema nervoso central comandando funções cognitivas importantes.

Esse nutriente ainda auxilia na prevenção e igualmente no tratamento da anemia.

Estudos indicam que a vitamina B6 estaria associada também a melhores níveis de serotonina, conhecida por melhorar o bem-estar e o prazer.

Somente por esses motivos você deveria incluir alimentos ricos em vitamina B6 na sua rotina. Mas não para por aí.

Para mulheres na menopausa ajuda controlando o nível de estrogênio. Pode atuar também deixando a pele mais jovem aumentando a sua elasticidade.

Como saber se estou com deficiência de B6?

vitamina b6

Você com certeza deve estar se perguntando agora se está ou não com carência dessa vitamina visto a sua importância em vários processos do nosso corpo.

Assim como toda a vitamina quando em falta no nosso organismo a B6 também apresenta sintomas de sua carência.

Dentre os sintomas mais comuns estão irritabilidade, dificuldade para dormir e fadiga. Todavia, é importante destacar que dificilmente alguém sofre com a carência da vitamina B6. Isso porque ela está presente em uma série de alimentos. Se alguém tem falta de B6, essa falta é ocasionada por problemas de absorção advindos de outros problemas como excesso de álcool, uso de alguns medicamentos e tabagismo, por exemplo.

Menos comumente também é observado como sintoma de carência problemas de imunidade, a manifestação de dermatites e até mesmo a depressão.

Onde podemos encontrar a B6?

vitamina b6

O melhor da vitamina B6, além dos seus benefícios é claro, é que ela pode ser facilmente ingerida por meio da nossa alimentação, sem precisar com isso de suplementação.

Por meio de uma alimentação saudável e equilibrada podemos tranquilamente fornecer ao nosso organismo os níveis necessários dessa vitamina diariamente.

Dentre os alimentos onde podemos encontra-la temos os leites e os ovos, por exemplo. Mas ela está presente em abundância em outras fontes tanto de origem animal quanto vegetal. Podemos citar como fontes a aveia, a banana, o abacate e as oleaginosas.

Cuidado com à hipervitaminose

Há muitos suplementos no mercado que apresentam a B6 em sua composição. Nesse sentido se faz necessário que a administração seja feita sob orientação de um profissional de nutrição de sua confiança. Isso porque pode ocorrer uma sobrecarga dessa vitamina no organismo e igualmente de outras pelo uso indiscriminado do composto.

Quando isso ocorre recebe o nome de hipervitaminose e assim como a carência de vitaminas, o excesso também pode acarretar problemas para o nosso organismo.