5 inspirações do cinema para decorar sua casa

Obras audiovisuais conhecidas por sua direção de arte impecável sempre trazem ótimas inspirações para quem está pensando em reformar ou decorar.

Não é necessário compreender muito sobre a sétima arte para apreciar a beleza da composição cenográfica de alguns interiores de filmes e séries – tudo milimetricamente posicionado para ajudar a contar a narrativa dessas obras audiovisuais.

Quem está buscando um “simulador de financiamento imobiliário” no Google certamente já está a meio caminho de realizar o sonho de adquirir a casa própria. E tão gostoso quanto a jornada em encontrar o apartamento perfeito é imaginar como ele ficará depois de inteiramente decorado. Confira essas dicas de filmes e traga uma inspiração cinematográfica para o seu novo espaço!

1. Aquarius (2016)

Para começar, uma obra nacional dirigida por Kleber Mendonça Filho – o mesmo diretor do espetacular Bacurau. A casa de Clara (Sônia Braga) transmite todo o acolhimento e a tranquilidade que alguém que mora de frente para a praia pode querer.

 

Sua sala, toda trabalhada com móveis claros de madeira conta com obras modernas nas paredes e a presença de muitas plantas.

2. Laranja Mecânica (1971)

O icônico filme de Stanley Kubrick não poderia ficar de fora dessa lista. A obra é um marco do futurismo dos anos 70 e todos os seus ambientes foram pensados de acordo com a arte contemporânea à época.

Chama atenção a casa do escritor Mr. Alexander (Patrick Magee) com objetos de decoração cheios de cores e curvas e iluminação com abajures e pendentes de luz modernos.

3. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

De Jean-Pierre Jeunet, a direção de arte do filme casa bastante com a fotografia e a iluminação escolhidas para o mesmo. O filtro de imagem amarelado utilizado em todas as cenas traz a sensação acolhedora de uma foto envelhecida.

Esse mesmo visual é aplicado à casa de Amélie, resultando em um equilíbrio delicado para a decoração bastante exagerada e povoada por objetos com cores quentes.

4. Animais Noturnos (2016)

Mesclando características do estilo industrial como superfícies de cimento queimado, móveis  modernos e um toque amadeirado que lembra os objetos do estilo sueco “lagom”, a casa de Susan (Amy Adams) também possui enormes janelas de vidro que evidenciam o grande jardim da parte exterior e exuberantes quadros de pintores famosos.

Era de se esperar que, além do figurino impecável das personagens do filme, toda a decoração das locações tivesse um toque avant-garde – o filme foi escrito e dirigido por Tom Ford, conhecido também por ser um dos mais expoentes estilistas do mundo! 

5. Parasita (2019)

O grande vencedor das maiores premiações de cinema de 2020, o coreano Parasita, de Bong Joon-ho é um exemplo atual da direção de arte a favor da contação de histórias e a espaçosa casa em estilo minimalista que aparece no filme já se tornou um clássico.

Com um enorme gramado baixinho na parte de fora ressaltando a riqueza e o poder de seus donos, o interior da casa chama a atenção pela pouca quantidade de objetos de decoração, móveis como mesas, sofás e armários bastante largos e uma iluminação toda embutida, atribuindo sofisticação para o projeto. 

Conclusão

Claro que muitas dessas referências são impraticáveis para a maioria dos imóveis, mas assistindo aos filmes e prestando atenção nesses detalhes é possível incorporar e adaptar ideias de acordo com as necessidades da sua decoração. 

Além desses filmes, também vale a pena dar uma olhada em séries de TV como Mad Men (2007-2015), Amor e Sorte (2020), The Morning Show (2020-) e Suits (2011-2019). Boa sorte com o seu projeto e até a próxima! 


Publicado

em

por

Tags: