Bolo com manteiga ou óleo: saiba a diferença e qual escolher

  • Quando usar manteiga?
  • Bolo com manteiga ou óleo: veja quando usar óleo
  • Dicas

Como você comumente faz os seus bolos? Com manteiga ou óleo? Uma dúvida que muitos cozinheiros de primeira viagem podem acabar se fazendo é quanto a fazer o bolo com manteiga ou óleo. De fato, há uma melhor opção? Se sim, qual?

Leia mais

Hormônios do emagrecimento: conheça os principais

Dicas para prevenir o desgaste no esmalte dos dentes

Vamos imaginar que você está fazendo um bolo. Tudo está pronto. O forno aquecendo e os ingredientes sendo misturados. Você então percebe que não tem óleo. Aqueles mais ousados podem acabar optando por derreter um pouco de manteiga e terminar o bolo assim mesmo.

Se você já esteve nessa situação e optou pelo uso da manteiga deve ter percebido que o bolo não ficou lá ruim, pelo contrário. Você poderia até mesmo dizer que deu certo. Mas você sabia que mesmo tendo dado certo há diferenças na indicação de uso tanto de um quanto do outro? Nesse caso então, quando fazer bolo com manteiga ou óleo? Vamos descobrir?

Bolo com manteiga ou óleo: Vamos usar manteiga quando…

bolo com manteiga ou óleo

Você já deve ter encontrado receitas que pediam a utilização de manteiga bem como receitas que traziam o óleo como ingrediente.

Para entender quando usar manteiga é simples. Quando está muito quente em casa e não queremos que a manteiga amoleça demais a colocamos na geladeira. Para usá-la novamente acaba sendo necessário esperar um pouco uma vez que ela solidifica na geladeira e passa a apresentar uma textura mais endurecida. Esse é exatamente o mesmo efeito da manteiga dentro do bolo.

Bolos que são feitos com manteiga não devem ser colocados na geladeira. Assim sendo ela não é uma indicação caso você esteja pensando em fazer um bolo gelado, por exemplo.

A manteiga presente no bolo tente a endurecer e solidificar quando colocada na geladeira. Como resultado disso temos um bolo ressecado, seco e duro que com certeza não vai agradar ninguém. Por isso lembre-se, bolos com manteiga não devem ir à geladeira.

Bolo com manteiga ou óleo: Usar óleo sempre que…

Agora que você já viu que não podemos colocar bolos feitos com manteiga na geladeira, deve estar se perguntando quanto aos bolos feitos com óleo. Eles podem tranquilamente serem colocados na geladeira uma vez que o óleo não sofre nenhuma alteração em baixas temperaturas.

Além disso, o bolo feito com óleo tende a apresentar uma massa mais fofa e igualmente mais molhadinha. Para quem trabalha com a confecção de bolos ou está pensando em começar, o óleo pode ser um grande aliado. Os bolos feitos com óleo podem até mesmo serem congelados, isso sem perder as suas características.

Dicas para melhorar o resultado final dos seus bolos

Agora que você já sabe quando usar manteiga e quando usar óleo, vamos a mais algumas dicas? Por exemplo, para bolos recheados o mais indicado é o uso da manteiga uma vez que a massa ficará mais rígida e firme, garantindo um bom manuseio.

Massas feitas com óleo tendem a ser mais maleáveis e igualmente podem partir mais facilmente por conta disso, não sendo assim indicadas para rechear. Isso porque para o recheio é necessário o corte do bolo e o seu adequado manuseio.

Caso o recheio que você pensou para o bolo necessite ir à geladeira, o indicado ainda assim é preparar a massa com manteiga. Para evitar o seu ressecamento, todavia, a dica aqui é umedecer a massa. Você pode escolher o líquido que tiver em mãos, água, sumo de frutas ou leite. Mas não encharque a massa, apenas a umedeça para ajudar a reduzir o efeito da geladeira sobre a manteiga.