Relacionamentos interpessoais: como melhorar os seus?

  • Como estão os seus relacionamentos interpessoais?
  • Dicas para melhorar as suas relações
  • Não leve as coisas para o lado pessoal e viva melhor

Nós somos seres totalmente sociáveis. Dependemos de interação social para manter nosso bem-estar e qualidade de vida. Uma prova de que somos seres inteiramente sociáveis é o fato de estarmos o tempo todo interagindo com os outros das mais diferentes formas.

Leia mais

Diga não ao cabelo armado com dicas e mudanças simples

Pós pandemia: o retorno aos salões de beleza é seguro?

Os relacionamentos em nossa vida desempenham um papel muito importante. É por meio das nossas conexões que temos o sentimento de pertencimento e aprendemos por meio das trocas. Aprendemos e ensinamos por meio dos relacionamentos que temos nos mais diferentes níveis.

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas de como melhorar os seus relacionamentos, tornando-os mais saudáveis, mútuos e proveitosos. As dicas que separamos aqui envolvem a melhoria em todos os níveis de relacionamento.

Não ignoramos que os relacionamentos humanos apresentam suas particularidades e características únicas, mas há dicas que podem ser aplicadas para todas as suas relações.

Relacionamentos melhores partem do conhecimento de si mesma

Um erro que muita gente comete ao tentar melhorar os seus relacionamentos é investir em conhecer o outro. O primeiro passo é conhecer a si mesma. O autoconhecimento permite que você estabeleça relações mais verdadeiras e com pessoas que se parecem com você. Afinidades fazem os relacionamentos melhores.

Invista em conhecer o que você gosta, o que você não gosta, o que julga importante na relação, o que espera do outro. Saber de tudo isso te aproximará de pessoas com os mesmos valores que você e os seus relacionamentos se tornarão mais fluídos.

Invista no diálogo

Se você quer relacionamentos saudáveis e verdadeiros, invista no diálogo. O outro apenas saberá como você se sente e o que te incomoda se você disser isso para ele. Invista no diálogo para estabelecer conexões mais equilibradas e tranquilas.

Quando falamos para investir no diálogo, não associe isso apenas ao falar o que te incomoda. Muitas pessoas estão dispostas a falar, mas quantas param para ouvir o outro? Associe a prática do diálogo sobretudo ao ouvir. Assim como há coisas que incomodam você, há coisas que incomodam o outro. Ouça-o.

Somente por meio do diálogo vocês perceberão falhas e outras coisas que precisam ser ajustadas em seus relacionamentos.

Relacionamentos melhores são fundamentados na prática da empatia

relacionamentos

Se você quer ter relacionamentos melhores antes de tudo aposte na empatia. A empatia é a capacidade que o indivíduo tem de se colocar no lugar do outro e imaginar como ele se sente. Quando nos permitimos nos colocar no lugar do outro temos mais resistência a fazer críticas ou julgamentos. Você se coloca no lugar do outro e pensa que poderia ser você a estar ali.

Um dos pontos mais importantes para relacionamentos melhores é ter empatia e ser grato.

Não leve tudo para o lado pessoal

relacionamentos

Você tem dias difíceis não tem? O outro também. Às vezes uma resposta mais ríspida de fato pode não ser diretamente para você. Antes de tudo, pode indicar apenas que o outro está passando por um momento delicado.

Não estamos aqui defendendo atos de grosseria, mas releve se é a primeira vez que isso acontece, ou se você sabe que o outro tem passado por momentos difíceis. Situações estressantes nos colocam a prova.

Respeite as individualidades para relacionamentos melhores

relacionamentos

Para que todas as nossas relações fluam bem é preciso respeitarmos as diferenças. Mesmo pessoas próximas que partilham de muitas afinidades apresentam diferenças em relação a nós mesmas e assim precisamos respeitar essas divergências.

São as diferenças que possuímos que tornam os relacionamentos interpessoais tão ricos e ideais para trocas.