Tatuagem: cuidados que você deve ter nos primeiros dias

  • Cuidados com a sua tatuagem nas primeiras horas
  • Primeira lavagem é fundamental para cicatrização
  • O que não fazer com a sua tatuagem

Você acabou de fazer uma tatuagem ou está pensando em fazer uma? Certamente deve imaginar que ter uma ideia, desenho ou frase marcada permanentemente na pele demanda cuidados. Você está completamente certa. Para ter uma tattoo, como alguns chamam abreviadamente, é necessário alguns cuidados com a pele. Estes cuidados devem ser iniciados logo após a saída do studio para evitar problemas como infecções e má definição do desenho e cores pouco vibrantes.

Leia mais

Cuidados para a quarentena: cuidando da pele, cabelos e unhas

Cabelo danificado: identifique os sinais do seu cabelo

Aqui reunimos os principais cuidados que você deve adotar principalmente nos primeiros dias para garantir que a sua tatuagem cicatrize bem.

Tatuagem: cuidados para as primeiras horas

Assim que você sair do studio deve adotar alguns cuidados para manter a sua pele protegida e garantir uma melhor cicatrização. Antes de mais nada é preciso destacarmos que a tatuagem nada mais é do que um machucado em nossa pele. Isso nas primeiras horas após a sua realização. Desta forma, os riscos de infecção são mais altos uma vez que os vírus e bactérias poderão entrar em nosso organismo por meio dessa ferida.

O indicado é proteger a tatuagem com plástico filme assim que sair do studio. O plástico filme será uma barreira física que impedirá a entrada de microorganismos. Todavia, o plástico não deve permanecer no local por mais de quatro horas. Este tempo, entretanto, pode variar. Por isso consulte sempre o tatuador em caso de dúvidas. Mais do que quatro horas de uso pode atrapalhar e se tornar um meio propício para a proliferação de bactérias, tornando local úmido e quente.

Ainda no primeiro dia é fundamental lavar a tatuagem e aplicar creme cicatrizante no local. O creme auxiliará o processo cicatrizador, que é o nosso objetivo aqui.

A lavagem da tatuagem de maneira adequada pode fazer toda a diferença

tatuagem

Você já deve ter percebido que as suas atitudes no primeiro dia podem determinar como se dará todo o processo cicatrizador da tattoo. A primeira lavagem da tatuagem é uma destas atitudes. Mas antes de você lavar a sua tatuagem deve lavar bem as mãos. Isso evitará com que você leve bactérias e outros microorganismos que estão em sua mão para o local.

Após a lavagem das mãos, lave a tatuagem com água corrente em temperatura ambiente. A água quente pode favorecer a abertura dos poros que além de propiciar a entrada de bactérias, pode fazer com que a tinta se mova na pele e estrague o desenho. Aplique um bom sabonete antibacteriano e massageie com a ponta dos dedos. Essa lavagem permitirá a remoção de células mortas além de retirar restos de sangue do local, caso haja. A lavagem também contribuirá para o processo cicatrizador. Após lavar seque com toalha descartável.

O que não fazer após fazer uma tatuagem?

tatuagem

Trouxemos aqui os principais cuidados com a tatuagem no primeiro dia. A lavagem deve ser feita regularmente, pelo menos três vezes ao dia, e sem a utilização de água quente, bucha ou panos pelo menos durante os primeiros cinco dias. Agora você verá aqui o que não deve fazer neste período. Vamos lá?

Uma das dicas mais importantes é não mergulhar a tattoo em água, principalmente em locais públicos. Grande parte das bactérias se desenvolvem em água e já vimos que elas devem ficar bem longe do local tatuado. Além de não mergulhar em água é fundamental não expor ao sol uma vez que os raios UV podem favorecer uma inflamação na pele.

Em hipótese alguma coce a tatuagem ou remova as casquinhas que a encobrem. Coçar a tatuagem pode favorecer um quadro de infecção, isso porque irrita ainda mais a pele. No caso das casquinhas elas podem estar ligadas a camadas mais profundas da pele onde a tinta está sendo alojada.