Cabelo danificado: identifique os sinais do seu cabelo

  • Cabelo danificado dá sinais que precisa de cuidados especiais
  • Os sinais de cada tipo de cabelo quando danificado
  • Testes que ajudam a identificar o que o seu cabelo precisa

Nós mulheres sabemos bem quanto o cabelo pode mexer com a nossa autoestima. Nesta quarentena diversos fatores externos podem acabar contribuindo para danificar os seus cabelos. Dentre os mais comuns está a ansiedade que tem sido corriqueira neste momento, além da má alimentação e do estresse.

Leia mais

Memória: fatos que você desconhece sobre o assunto

Alimentos que ajudam a pele durante o verão

Quando o cabelo está danificado ele dá sinais de que precisa de cuidados especiais e precisamos estar atentas a estes sinais. Pensando nisso surgiu este post onde trouxemos os principais sinais que o seu cabelo dá quando precisa daquele up.

Os primeiros sinais do cabelo danificado

cabelo danificado

Um dos primeiros sinais que o cabelo não está saudável é a quebra repentina. Embora seja um problema enfrentado comumente por quem abusa dos produtos químicos, quando o cabelo está danificado ou enfraquecido pode aparecer. Além da quebra repentina há ainda outros indícios que a saúde do seu cabelo não vai bem. Podemos citar aqui o ressecamento, o excesso de oleosidade e ainda a falta de brilho. Todos estes sinais de forma geral indicam cabelo danificado. Mas apesar disso há sinais específicos para cada tipo de cabelo que veremos logo abaixo.

Sinais do cabelo danificado para cada tipo de cabelo

cabelo danificado

O cabelo danificado é sinal de que há falta de vitaminas e minerais e que o cabelo precisa de ajuda. Como comentamos anteriormente, embora haja sinais comuns quando o cabelo está danificado, cada tipo de cabelo apresenta ainda sinais particulares. Por exemplo, o cabelo cacheado danificado manifesta sinais como perda do formato e do movimento, deixando de ser definido e ficando enrijecido. Os cabelos loiros por sua vez apresentam pontas duplas ou triplas que com o tempo acabam arrebentando e prejudicando o comprimento dos fios. Os grisalhos ficam opacos e com textura ressecada. Os cabelos que são alisados por meio da progressiva passa a cair intensamente quando danificado.

O mais curioso é o sinal dado pelo cabelo tingido. Quando o cabelo tingido está danificado não absorve a coloração adequadamente e apresenta irregularidades na cor, dando um aspecto desagradável.

Teste se o seu cabelo está danificado

cabelo danificado

Não consegue identificar se o seu cabelo está danificado e precisando de cuidados? Existem testes que ajudam nessa identificação. Os mais comuns são o teste de elasticidade e o teste de porosidade. No teste de elasticidade é avaliado a quantidade de água presente na fibra capilar. Dependendo do resultado obtido os seus cabelos estão danificados e enfraquecidos. Se ao esticar o fio ele não voltar ao normal ou ainda estourar ele está sim debilitado.

O teste da porosidade, entretanto auxilia na identificação do que o seu cabelo precisa. Para fazê-lo é bem simples, basta apenas mergulhar um fio de cabelo em um copo de água. Se ele afundar quer dizer que necessita de reconstrução uma vez que sua porosidade está alta. Se ficar no meio, ou seja, boiar isso quer dizer que a porosidade está normal e o cabelo precisa apenas ser nutrido. Agora se o cabelo ficar na superfície isso indica que sua porosidade está baixa e ele precisa ser hidratado.

Apesar de ser fácil de ser interpretado é recomendado que ambos os testes sejam feitos com a ajuda de um profissional. Ele auxiliará na melhor interpretação do resultado indicando os produtos que melhor atendem o seu tipo de cabelo. Afinal, de nada adianta saber que o seu cabelo precisa de hidratação ou reconstrução se não souber o produto mais indicado para o seu tipo de cabelo.