Imunidade e atividade física em tempos de Covid-19

  • Imunidade e atividade física: qual a relação que podemos estabelecer?
  • Como a imunidade é aumentada com os exercícios físicos?
  • Quanto tempo até que comece a fazer efeito?

Muito tem se falado sobre o fortalecimento da nossa imunidade diante dos avanços do Covid-19 em nosso país. Mas qual a relação entre a atividade física e fortalecimento do sistema imunológico? É sobre isso que vamos falar hoje e você vai se surpreender com os benefícios da atividade física.

Leia mais

BCAA: tudo o que você precisa saber sobre o suplemento

Florais de Bach: saiba o que é e como funcionam

Imunidade, atividade física e bem-estar

imunidade

Quem nunca acabou saindo do médico com dentre outras coisas a prescrição de se exercitar mais? Pois é, de fato, a prática regular de atividade física de intensidade moderada pode combater significativamente o surgimento de infecções das mais diversas. Assim como pode prevenir o surgimento de doenças como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e até obesidade. Muitos estudos igualmente atrelam a prática de atividade física com o fortalecimento do sistema imunológico, responsável por defender o nosso corpo da invasão de microorganismos danosos. Em tempos de pandemia este benefício da atividade física tem sido muito discutida e pesquisadores garantem que praticantes de exercícios físicos teriam chances menores de desenvolverem complicações ocasionadas pelo coronavírus. Estes resultados, apesar de satisfatórios, são ainda preliminares. Mas afinal, como o exercício físico pode melhorar a nossa imunidade? Vamos descobrir juntos?

Antes, vale destacarmos aqui que ainda há muito o que se aprender sobre o coronavírus e sobre os métodos de tratamento. Todavia, o que se sabe é que embora não proteja quanto ao desenvolvimento da doença, a atividade física asseguraria que os danos no sistema respiratório não sejam tão grandes. Em outras palavras, o que acontece é o seguinte: O coronavírus atinge diretamente o sistema respiratório. Praticantes de atividades físicas tendem a ter o sistema mais desenvolvido. Com a capacidade pulmonar bem estabelecida os danos não chegam a ser tão prejudiciais como visto em pessoas sedentárias e com baixa atividade física.

Como a imunidade é reforçada com a atividade física?

imunidade

Esta é a pergunta chave do nosso texto, e bom, vamos lá! Quando você pratica atividade física, o primeiro setor, por assim dizer, a ser alterado é a circulação sanguínea. Com o aumento da circulação há um aumento significativo no que diz respeito ao fornecimento de nutrientes para todas as suas células. Igualmente há um aumento na produção de linfócitos. Os linfócitos são responsáveis pela resposta imuno do nosso organismo. Além disso, com a prática regular da atividade física, há um crescente dos chamados natural killers, que são responsáveis por eliminar vírus e outros microorganismos potencialmente nocivos à sua saúde.

Resumidamente, sendo uma pessoa ativa, o seu corpo tende a trabalhar melhor e o seu sistema imunológico passa a caçar ferozmente todos os potenciais inimigos.

O início de tudo

imunidade

Se você começou a praticar exercícios físicos recentemente, deve estar se questionando sobre quando os benefícios da prática começarão a ser percebidos no que diz respeito a sua imunidade, não é mesmo? Infelizmente isso não acontece de um dia para o outro. O exercício físico tira o nosso corpo da zona de conforto e é considerado um agente causador de estresse. Antes de colher os seus benefícios, é preciso que o seu corpo se adapte a ele. Ou seja, você só começará a perceber os benefícios com a prática regular a partir de um período significativo de tempo. Os benefícios podem ser percebidos já com três meses. Mas, nunca é tarde para começar, lembre-se disso.

A dica é a prática de atividade física de maneira moderada pelo menos trinta minutos diariamente, ou cento e cinquenta minutos por semana. No caso da atividade de alta intensidade o recomendado é de até setenta e cinco minutos de atividade por semana.