Coronavírus: Como fazer a higienização seus objetos pessoais?

  • Informações sobre o vírus causador da Covid-19
  • Quais os cuidados na higienização das compras?
  • Veja como higienizar seu celular

Infelizmente muito pouco se sabe sobre o vírus da Covid-19. Muito pouco se sabe inclusive sobre o tempo em que o mesmo consegue sobreviver tanto no ar quanto em cima de superfícies. O pouco que se sabe está diretamente relacionado com a família de origem do vírus.

Leia mais

Quarentena: o que podemos tirar de bom?

Covid-19: o que não funciona no enfrentamento ao vírus

Descobriu-se recentemente que o vírus do coronavírus pode sobreviver por dias em superfícies plásticas. Com certeza isso gera em nós uma preocupação ainda maior sobre os cuidados que devemos ter. Além do que claramente já sabemos sobre os métodos de prevenção ao contágio e contenção a propagação do vírus, é preciso falarmos sobre a higienização de nossos objetos pessoais. Esta é uma medida de segurança tanto para nós mesmos quando para aqueles que estão a nossa volta e as pessoas que amamos.

Aqui reunimos algumas dicas de como você pode fazer a higienização de seus objetos de maneira simples e fácil, mantendo o coronavírus longe. Vamos lá?

Cuidados extras de higienização e prevenção

Não há conversa em relação a isso, é crucial que sigamos as recomendações das autoridades sanitárias no tocante a prevenção da Covid-19. Dentre elas, podemos citar ficar em casa e evitar aglomerações. Mas como bem sabemos a realidade de nosso país, nem todos nós podemos ficar em casa, não é mesmo? Para quem não pode ficar em casa a atenção deve ser ainda maior quanto aos protocolos de higienização e prevenção.

Algumas pessoas têm adotado deixar os sapatos na entrada quando chegam em casa. Esta é uma excelente ideia, mas é preciso que você deixe igualmente todo e qualquer objeto que possa estar contaminado. Da mesma forma, de nada adianta pegar os sapatos e colocá-los normalmente na sapateira em seguida. Tanto os sapatos quanto outros objetos que estavam contigo fora de casa devem ser devidamente higienizados. Isso vale para as roupas também que devem ser separadas. Caso você ache que não precisam de uma lavagem, podem permanecer na parte de fora da casa para um próximo uso.

Com tantas informações acerca de como se prevenir do coronavírus, muitas pessoas acabam se perdendo na hora de fazer a correta higienização de seus objetos pessoais e também das compras do mercado, ou da feira. Vamos conversar um pouco sobre como proceder na hora de higienizar suas coisas.

As compras do mercado

higienização

A higienização das compras do mercado são simples, basta apenas que você lave tudo com água e sabão.  No caso dos produtos embalados você pode usar álcool líquido ou álcool gel, qualquer um dos dois 70%. Isso garantirá que qualquer microorganismo indesejado seja eliminado, incluindo o vírus causador do coronavírus.

Os óculos e as lentes de contato: como fazer a higienização

higienização

Como podemos desenvolver doenças oculares, sabemos que os olhos podem ser portas de entrada para alguns vírus, como a Covid-19. Quem usa óculos, possui até uma certa vantagem, visto que o contato com os olhos diretamente é mais difícil. Todavia, é preciso fazer a correta higienização dos óculos durante o dia. A opção pode ser lavá-lo com água e sabão ou utilizar o álcool 70%. Apesar de ser uma alternativa, o uso do álcool deve ser feito apenas quando não houver a possibilidade de lavagem. O álcool pode danificar algumas lentes, como as antirreflexo.

A periodicidade depende certamente de como está sendo o seu isolamento. Quem trabalha em local com grande movimentação de pessoas o correto é higienizá-lo de três a quatro vezes por dia. Os profissionais da área da saúde devem higienizá-lo a cada contato com um paciente confirmado ou suspeito.

Higienização do aparelho celular

higienização

Assim como os óculos, os celulares estão sempre conosco e precisam de higienização regularmente ao longo do dia. A higienização do mesmo pode ser feita com álcool 70% isopropílico com o uso de flanelas. A indicação neste caso é que o aparelho seja desligado uma vez que umidade do produto pode danificar circuitos elétricos internos. Lembre-se, nada de desconectar fios, faça a limpeza superficial do aparelho. Se você usa capinha, basta lavá-la com água e sabão.

Outros objetos que devem ser higienizados igualmente são as chaves, a carteira, e os cartões de crédito. Recomendamos que você os higienize após cada uso.