Whey protein: mitos e verdades sobre o suplemento

  • Conhecendo o whey protein
  • Principais diferenças entre whey concetrado, hidrolisado e isolado
  • Whey protein engorda? Descubra aqui

Quem está começando agora, ou mesmo quem já está familiarizado com a prática de atividades físicas deve já ter ouvido falar do whey protein. O suplemento é o mais conhecido entre praticantes e simpatizantes da prática esportiva e isso se dá por meio dos resultados propostos pelo composto. Apesar de ser o mais popular e consumido suplemento, muitas dúvidas ainda pairam sobre tal composto e para desmistificar este suplemento vamos responder as principais questões sobre o assunto.

Leia mais

Heróis da alimentação: conheça alimentos chaves da boa saúde

Bem-estar: Seja otimista e viva mais e melhor

Vamos conhecer um pouco mais sobre o whey protein?

O whey protein é um suplemento muito utilizado por atletas profissionais e amadores. Isso acontece porque o corpo de um praticante de atividade física precisa de uma concentração muito maior de nutrientes e minerais do que o corpo de uma pessoa sedentária necessita. Justamente por conta desta demanda nutricional o atleta acaba recorrendo a suplementos alimentares e dentre eles, sem dúvida alguma o whey protein é o mais apreciado e consumido. Hoje vamos apresentar um pouco mais sobre este suplemento e abordaremos as principais dúvidas envolvendo o tema. Vem com a gente?

Whey protein: hidrolisado, isolado e concentrado?

Se você já se deparou com estes três produtos no mercado deve ter se perguntado qual a real diferença entre eles, se é que ela existe, e qual deles você deve consumir. Bom, vamos lá. Há sim diferença entre cada um destes tipos de suplementos.

O whey concentrado é o mais simples de todos e passa pelo processo mínimo de filtração, sendo desta forma, o mais barato do mercado. O whey protein hidrolisado é aquele que passa pelo processo de hidrólise. A hidrólise é o processo no qual as moléculas de proteínas são quebradas em moléculas ainda menores. Esta quebra auxilia na maior absorção e aproveitamento do suplemento pelo nosso organismo. Normalmente apresenta um custo mais elevado se comparado ao whey concentrado e é indicado para treinadores que deixam um intervalo pequeno entre um treino e outro.

Por fim temos o whey protein isolado, que como o nome sugere, é o mais puro, apresentando níveis próximos a cem porcento de pureza. As proteínas neste caso, são isoladas das gorduras, da lactose e do colesterol, sendo estes compostos eliminados do produto final. Por conta disso, a densidade calórica do whey protein é mais baixa que os dois anteriores e o seu custo é mais elevado. Ainda sobre o composto isolado, apresenta melhores resultados no quesito construção e definição muscular.

Excesso de suplementação pode levar ao ganho de peso

whey protein

Essa é uma dúvida muito comum entre os praticantes de atividades físicas, principalmente aqueles que objetivam perder peso. Mas afinal, o uso do whey protein pode levar ao ganho de peso? A resposta é sim. O excesso de suplementação de compostos proteícos, como o whey, pode levar sim ao ganho de peso. Isso acontece porque cada grama de proteína possui cerca de quatro calorias, enquanto cada grama de gordura possui cinco.

Whey protein dá músculos?

whey protein

Quem está focado em hipertrofia deve se questionar sobre a função do whey no ganho muscular e bom, embora seja extremamente importante para a construção muscular, sozinho ele não é eficaz para a hipertrofia.

Isso porque o ganho de músculos é resultado do treino intenso, da alimentação adequada e também do descanso satisfatório. Muitos dos atletas não dão o devido descanso para seus músculos após um treino intenso feito na academia. O descanso é tão importante quanto a disciplina alimentar e o comprometimento com os treinos.