Leia para uma criança: como incentivar a leitura infantil

  • A importância da leitura infantil
  • Benefícios da inserção da leitura infanto-juvenil
  • Como incentivar a leitura?

Para quem costuma ler regularmente, seja notícias ou livros e correlatos sabe que a leitura auxilia e muito em nossa formação pessoal e pedagogia. Estes benefícios deveriam ser estendidos as nossas crianças, por isso precisamos incentiva-las a prática da leitura. Mas como fazer isso? Como incentivar a leitura infantil e usufruir dos seus benefícios?

Leia mais

O que nossas unhas dizem sobre nossa saúde?

Maneiras de acabar rapidamente com o inchaço

Incentivando a leitura infantil

leitura infantil

Quando nos deparamos com a necessidade de incentivar os nossos filhos ou sobrinhos a ler, pensamos que basta fornece-lhes livros que tudo acontecerá como um passe de mágica. Infelizmente não é desta forma que incentivaremos a leitura infantil e não é desta maneira que eles criarão o hábito pela leitura. Hábito este que poderá se estender por toda a vida.

O primeiro erro em tentarmos incentivar a leitura desta forma é ignorarmos que ler não está centrado unicamente apenas nos livros. Mesmo que os livros sejam fundamentais para o nosso desenvolvimento pessoal e pedagógico, há outras oportunidades e formas com as quais os jovens podem se beneficiar lendo diariamente.

Infelizmente não há uma receita de ouro de como podemos incentivar a leitura infantil, mas precisamos primeiramente reconhecer que nem sempre os livros serão a única porta de entrada para tanto.

Outros formatos de leitura

Pegar um livro para ler para quem não tem este hábito pode ser um desafio e tanto. Contudo, gibis e outros tipos de materiais que apresentam conteúdo mais dinâmico e intuitivo podem fomentar a leitura de maneira natural. Revistas voltadas para o público infantil e infanto-juvenil composta por atividades, receitas e curiosidades são ótimas portas de entrada para o universo literário.

Além de ensinar assuntos relevantes acabam cativando por sua dinâmica de conteúdo e a mescla com atividades pedagógicas voltadas para a idade da criança ou adolescente.

Se você conversar com o seu filho ou sobrinho sobre assuntos relevantes da atualidade isso pode indiretamente contribuir para a sua vontade em ler. Isso porque os jovens não ficam alheios aos acontecimentos a sua volta. Como estas revistas, que possibilitam com que entendam mais facilmente sobre o que estamos conversando, e discutindo, eles buscarão por estas publicações progressivamente.

Como contribuir positivamente para a leitura infantil?

leitura infantil

Você deve estar se perguntando agora como poderá incentivar as crianças a sua vontade de ler. Esta é uma pergunta interessante e extremamente importante. Na prática, como podemos incentivar os pequenos a leitura? Um dos mais importantes meios de promover a leitura infantil é sendo um exemplo. Isso mesmo, você deve ler para que a criança mais facilmente desperte o interesse pela leitura. Afinal, aprendemos mais com exemplos do que com teorias.

Crie um momento para a leitura. Criar um momento para ler é excelente para a criação deste hábito. Por isso aproveite momentos em família para ler os seus livros e incentive as crianças a lerem os delas. Juntos vocês podem trocar experiências sobre a leitura que fizeram.

Uma dica para estes momentos é que os pais não venham a julgar o gosto literário dos seus filhos. Precisamos levar em conta aqui a diferença de idade e também de interesses entre você e seu filho. Desta maneira, acima de tudo, respeite a preferência de leitura e não tente boicota-la.

O que você pode fazer por outro lado é incentivar a leitura de outros gêneros conjuntamente. Mas em momento algum proibir a leitura de um título por questões de gênero. Claro que é preciso considerar a classificação indicativa de cada livro e o público para o qual ele se destina. Atendendo a estes requisitos, não é preciso se preocupar, afinal leitura de mais não machuca e não faz mal.