Conheça os alimentos funcionais e como consumi-los

  • Alimentos funcionais, saiba o que são
  • Dicas para aproveitar ao máximo os seus benefícios
  • Descobrindo alimentos funcionais para adicionar a sua rotina

Atualmente todos estamos preocupados com a nossa saúde. Essa preocupação sem dúvida alguma acaba envolvendo diretamente o que estamos colocando em nosso prato. Afinal quem nunca ouviu aquela frase, somos o que comemos, não é mesmo?

Leia mais

Síndrome do FoMo: conheça o problema que pode afetar você

Conheça a mitomania: transtorno é mais comum do que parece

E na busca por uma alimentação mais saudável e próxima do ideal, muitos alimentos acabaram ganhando nomeações antes não utilizadas. Como por exemplos os alimentos low carb (pobres em carboidratos), os alimentos integrais e por ai vai. Mas você já ouviu falar dos alimentos funcionais? Hoje apresentaremos para você quais são estes alimentos, qual a sua utilidade mas sobretudo, como consumi-los.

Alimentos funcionais: por que consumir?

Os alimentos funcionais como o próprio nome sugere são alimentos que carregam funções. E neste caso funções importantes que vão além das nutricionais. Em outras palavras os alimentos funcionais são aqueles que ao serem consumidos podem trazer inúmeros benefícios dentre os quais está a prevenção de doenças degenerativas. Neste caso podemos citar o câncer e também o diabetes.

Cada vez mais o consumo de alimentos funcionais também vem sendo fomentado por meio das mídias sociais.

Se fôssemos definir os alimentos funcionais poderíamos dizer que são alimentos que apresentam caracterizada benéficas que vão além de sua composição física. Em outras palavras os alimentos funcionais são aqueles que além dos benefícios oriundos de sua composição química apresenta os benefícios na prevenção de doenças.

A inclusão dos alimentos funcionais no seu dia a dia

alimentos funcionais

Vale destacar que embora sejam extremamente benéficos para a nossa saúde não se trata de um medicamento. E desta forma precisam ser consumidos de maneira regular para que os seus benefícios possam ser sentidos ou comprovados.

A indicação para que a inserção seja feita é aumentar gradativamente o consumo de vegetais, frutas, cereais integrais e também soja.

Outra dica é que você diminua gradativamente o consumo de carne vermelha substituindo por opções mais saudáveis. Dentre opções que você pode escolher estão a soja e seus derivados além de peixes que podem representar uma grande ingestão de ômega 3. Isolados proteicos também são boas opções para você consumir e neste caso podemos recomendar a proteína isolada de soja, ervilha e também de arroz.

Para o caso de alimentos industrializados é sempre preferível que você opte por aquele que se baseia em pesquisas sérias que comprovam a sua eficácia. Ainda para o caso de alimentos industrializados é fundamental que você siga rigorosamente as recomendações de consumo e produção expressos pelo fabricante. Isso porque os alimentos podem perder parte de suas propriedades nutricionais com o preparo errado.

Exemplos claros de alimentos funcionais

alimentos funcionais

Um exemplo que trouxemos de alimentos funcionais são os peixes. Estes além de ajudar a combater doenças cardiovasculares, ajudam igualmente no controle do triglicérides. Outro exemplo que poderíamos citar que você pode facilmente adicionar a sua rotina é a aveia. A aveia ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que pode fazê-la atrativa para diabéticos. Além disso a aveia ainda proporciona saciedade, fundamental para quem vive de dieta.

Outro exemplo de alimento funcional que você pode consumir regularmente é a quinoa. A quinoa podemos dizer que é um alimento super funcional. Auxilia em inúmeros aspectos o nosso organismo, dentre eles podemos citar redução da glicemia, dos triglicérides e alivia a constipação intestinal. A quinoa também é rica em triptofano, que é um propulsor da serotonia. A serotonia como sabemos é o hormônio da felicidade, do bem estar e do prazer. Como se não bastasse a quinoa também possui antioxidantes e combate doenças cardiovasculares.


Publicado

em

por

Tags: