Dicas de como parar de roer as unhas hoje mesmo

  • Conheça o esmalte especial para roedores compulsivos
  • Unhas falsas são uma excelente opção
  • Novos hábitos podem ajudar

Se você tem o hábito de roer as unhas e gostaria de parar, você chegou ao lugar certo. Aqui separamos algumas dicas para que você diminua a frequência com que faz isso. Vale destacar, entretanto, que aqui destacamos dicas para que você possa diminuir o hábito de roer unhas. Para que o problema seja efetivamente tratado e que você se livre de uma vez por todas, recomendamos que você procure ajuda de um psiquiatra, psicólogo ou terapeuta.

Leia mais

Você já ouviu falar de feiura imaginaria? Conheça o transtorno

Veja dicas simples para melhorar a sua qualidade de vida

Isso porque a onicofagia, nome pelo qual o hábito de roer as unhas é cientificamente conhecido, é resultado da ansiedade e também muitas vezes da insegurança.

Roer as unhas é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres igualmente e pode surgir ainda na infância e seguir durante a vida adulta.

Quando falamos do tratamento com psicólogos, terapeutas ou psiquiatras a abordagem utilizada por estes profissionais visa combater a ansiedade. O que consequentemente acabará por diminuir este hábito.

Mas buscando um tratamento caseiro você terá uma melhora do problema. Separamos aqui algumas dicas para você.

Mantê-las cortadas pode diminuir o hábito de roer as unhas

roer as unhas

Se você mantêm as unhas cortadas e bem lixadas você evita significativamente o hábito de roê-las. Isso porque você não deixa pontas que podem despertar a vontade de roê-las. Manter as unhas bem pintadas também pode evitar roê-las justamente porque desperta a vontade de mantê-las assim bonitas, como feitas na manicure.

Esmalte especial para roedores de unhas

roer as unhas

Já que falamos sobre pintar as unhas, caso apenas o desejo de mantê-las assim bonitas não seja suficiente para que você não roa que tal um esmalte especial? Por incrível que pareça há esmaltes especiais para roedores de unha. São esmaltes com um gosto terrivelmente amargo que impede ou pelo menos repele muitas vezes que o roedor coloque os dedos na boca.

Por se tratar um produto incolor serve igualmente para homens e mulheres. Crianças a partir de quatro anos também podem utilizar o produto. Você encontra este esmalte facilmente em farmácias em diversas marcas a escolher, como a Avon e a Derma Nail, por exemplo.

Aplicação de unhas falsas para não roer as próprias unhas

roer as unhas

A aplicação de unhas postiças e de gel podem evitar com que você venha a roer as unhas. Isso porque pensando na estética pode ser que você diminua instintivamente a vontade de roer. Outra dica é colocar um esparadrapo ou curativo em um determinado dedo. Após uma semana abra este dedo e veja a diferença entre ele e os outros. Ver os resultados positivos pode incentiva-lá a manter o hábito saudável de não roer as suas unhas.

Mascar chicletes pode ajudar de maneira significativa

roer as unhas

Mascar um chiclete é uma técnica, por assim dizer, bem conhecida para quem sofre com ansiedade. Desta forma, contornando um episódio ansioso, ou atenuando os seus efeitos, consequentemente você tende a diminuir o impulso por roer as unhas.

Para não trazer tantos danos aos dentes, recomendamos que você invista em chicletes sem açúcar. Os de menta inegavelmente são os melhores para que sofre com o transtorno ansiedade.

Tenha um novo hobby

Se mascar um chiclete não for suficiente para você, tente investir em um novo hobby. Isso mesmo, um hobby pode te ajudar a distrair-se e evitar o hábito de levar os dedos a boca. Assim sendo você pode optar por uma atividade com as mãos como por exemplo uma bola anti-estresse, ou ainda um elástico. Qualquer coisa que sirva para distrair e evitar o impulso de roer as unhas ajudará.

Caso você prefira também pode optar pela leitura de um livro até que sinta a ansiedade diminuir gradativamente.