Conheça os benefícios do abacate e adicione-o ao seu cardápio

  • Conhecendo os nutrientes presentes no abacate
  • Veja os seus benefícios
  • Como colocá-lo no seu dia-a-dia

Atualmente já não é mais tão comum termos pés de frutas em nossa casa. Mas o que podemos perceber é que com o passar do tempo cada vez mais o abacate, ou avocado, uma de suas variações, tem se popularizado. Hoje já podemos facilmente encontrá-lo abundantemente em hortifrútis e verdureiros em todo o país.

Leia mais

Alimentos para controlar o aumento do apetite no inverno

Dicas de como não exagerar na comida e emagrecer com saúde

Esta facilidade para ser encontrado e o seu custo atrativo tem aproximado este alimento cada vez mais de nossa culinária. Nos dias atuais, o abacate não está mais presente apenas no guacamole da cozinha mexicana mas integra também o preparo de canapés, molhos, dentre outros inúmeros pratos.

Esta aproximação tem sido extremamente positiva uma vez que esta fruta é muito benéfica e nutricionalmente rica. Vamos conhecer alguns benefícios do abacate e como inclui-lo na nossa alimentação?

O abacate e os estudos realizados

Quem gosta e consome o abacate regularmente deve conhecer a textura desta fruta. Ela possui uma certa cremosidade característica. Cremosidade esta que permite a sua grande versatilidade no preparo de uma série de pratos diferentes, como molhos e outros como comentamos anteriormente.

Além da sua versatilidade, preço atrativo e abundância, o que certamente mais favoreceu a sua rápida ascensão sem dúvida alguma foi a sua fama sobre o regulamento do peso corporal.

De acordo com uma série de estudos, este fruto é excelente para quem deseja regular o peso ou mantê-lo. Um destes importantes estudos que atestaram isso foi desenvolvido por uma universidade norte americana que observou uma amostragem de mais de cinquenta mil pessoas durante onze anos. Estes pesquisadores envolvidos concluíram então que aqueles indivíduos com mais predileção ao consumo da fruta ganharam ao longo dos anos menos peso que os demais. Este benefício é assegurado por sua alta concentração de gordura. Concentração esta que garante a sua cremosidade. Mas chega de conversa e vamos aos benefícios e nutrientes deste fruto.

O abacate e os seus nutrientes

abacate

Como você pode perceber até aqui o abacate é um alimento que deve estar presente na sua alimentação, mas mais do que isso vamos aos seus nutrientes e benefícios. Este fruto tem uma quantidade considerável de potássio, magnésio e fibras.

Mas engana-se sobretudo quem acredita que exista apenas um tipo de abacate, além do avocado que tem se popularizado temos ainda o abacate geada, fortuna, margarida, ouro verde e quintal.

Além do benefício de promover a saciedade o abacate também é um alimento benéfico para a saúde cardiovascular. Isso porque o seu consumo de maneira regular ajuda a regular os níveis de colesterol, o que mantém a boa saúde do coração. O fruto também apresenta antioxidantes que são bons para o nosso coração.

Mas senta que este é apenas um dos inúmeros benefícios do abacate para o nosso corpo.

O abacate nos protege contra os processos inflamatórios e mantém as nossas artérias trabalhando de maneira eficaz. Outro benefício atribuído ao consumo de abacate é a prevenção do desenvolvimento da diabetes 2 uma vez que combate a resistência a insulina.

Adicione o abacate a sua rotina

abacate

Um dos melhores momentos para o consumo do abacate seria no período noturno. É um alimento excelente para a ceia, consumido cerca de meia hora antes do horário de ir para a cama. Este fruto tem a capacidade de concentrar glutationa. Uma substância que tem papel fundamental para o processo de relaxamento, favorecendo o pleno descanso. Uma outra opção de consumo do abacate que ainda não se popularizou e podemos até mesmo considerar incomum é o azeite de abacate. Este alimento é extremamente benéfico e nutricionalmente rico. Rico em fósforo, ômega-9 e vitamina E.

Comentários

2 respostas para “Conheça os benefícios do abacate e adicione-o ao seu cardápio”

  1. […] Conheça os benefícios do abacate e adicione-o ao seu cardápio […]

  2. […] Conheça os benefícios do abacate e adicione-o ao seu cardápio […]