Dicas de saúde: Por que eu não consigo emagrecer?

  • Onde está o erro?
  • Exercícios e mais exercícios
  • O papel do sono no processo de emagrecimento

Quem vive de dieta com um ideal de números que deseja alcançar certamente deve se perguntar porque não consegue emagrecer. O porque “não consigo emagrecer” é uma dúvida frequente em quem vive fazendo dieta e adentrando em programas que prometem o rápido emagrecimento.

Leia mais

Como superar o sentimento de frustração?

Doenças comuns a crianças no inverno

Se você sonha com aquela combinação mágica de número na balança mas não consegue, saberia dizer o porquê?

Algumas pessoas justificam o seu “não consigo emagrecer” como resultado de algum erro cometido. Realmente não podemos ignorar que algum erro possa estar ocorrendo para que você não consiga de fato emagrecer. Mas muitas vezes este tal erro não é necessariamente seu. Ainda mais quando você segue à risca a dieta e se exercita.  Mas então o que acontece? Por que eu não consigo emagrecer?

Muitos são os fatores que podem estar atravancando o seu emagrecimento. Aqui listamos apenas alguns dos principais motivos que passam despercebidos por nós e que podem fazer toda a diferença. Preparada para reassumir o controle do seu emagrecimento?

Por que eu não consigo emagrecer: Primeiro fator

O primeiro fator que pode estar atrapalhando o seu emagrecimento e você nem mesmo percebe são as questões hormonais. Assim como as questões hormonais as doses de vitaminas e mineiras também pode afetar significativamente o processo.

Mas calma, nós vamos explicar. Alguns hormônios como o da tireoide, por exemplo, podem favorecer o ganho de peso bem como dificultar a sua perda em um processo de emagrecimento.

Algumas vitaminas por sua vez podem levar ao aumento do apetite retardando a sensação de saciedade que é fundamental em qualquer dieta. Por isso, em um primeiro momento se você percebe que não está fácil perder peso talvez seja hora de realizar um check-up. Somente uma avaliação criteriosa sob os cuidados de um médico de sua confiança poderá determinar se você apresenta carências nutricionais ou desequilíbrios hormonais. A depender do caso será necessário fazer reposição no caso de hormônios ou suplementação para as vitaminas e os minerais.

Não exercite-se demais

por que não consigo emagrecer

Há quem acredite que para emagrecer é necessário apenas algumas mudanças na alimentação e exercícios físicos. Contudo, o exercício físico de maneira demasiada e sem controle ou supervisão é totalmente contraindicado e não traz benefícios para o nosso corpo. Isso principalmente quando se fala em emagrecimento. Por isso ao buscar acrescentar atividades físicas em sua rotina lembre-se de que elas devem ser feitas de maneira moderada, respeitando a sua individualidade biológica e sobretudo evitando lesões.

Mesmo que treinar por conta própria pareça uma boa opção, talvez ter um acompanhamento de um profissional faça a diferença para você.

Respeite o seu tempo de descanso

Você deve estar se perguntando o porquê o sono tem papel sobre o “não consigo emagrecer”. A resposta é simples. Da mesma forma que atividades de maneira inadequada e excessiva se tornam prejudiciais e nada “emagrecedoras” sono de má qualidade também  pode afetar o seu emagrecimento severamente.  Mas por que? O sono na mais simplista das respostas permite que o nosso corpo se recupere de uma atividade física, permitindo total rendimento no dia seguinte. Todavia, a importância do sono vai muito além disso. O sono ou o bom sono favorece a formação de leptina que podemos sintetizar como a fórmula perfeita do emagrecimento. A leptina é responsável pela promoção da saciedade que como já vimos é essencial para quem deseja perder alguns quilinhos.

Mas e o que sono de qualidade negativa pode acarretar? Se você acredita que o sono de qualidade ruim pode apenas evitar a formação de leptina você está redondamente enganada. Além de obviamente retardar a formação de leptina o mau sono pode levar a formação da grelina que atua de maneira totalmente distinta a leptina.  A grelina é o chamado hormônio da fome e pode nos levar a consumir uma quantidade maior de alimentos. Por isso respeite as suas oito horas de sono diárias se quiser emagrecer com saúde.

Comentários

Uma resposta para “Dicas de saúde: Por que eu não consigo emagrecer?”

  1. […] Por que eu não consigo emagrecer? […]