Suor noturno: o que pode te fazer soar enquanto dorme?

  • Mulher estão propensas por conta da menopausa
  • Remédios podem ser a causa
  • A má qualidade do sono atua como um agravante

Quando estamos praticando alguma atividade física ou nos esforçamos um pouco mais é comum soarmos, ou melhor, transpirarmos. Isso também ocorre quando a temperatura está elevada demais.

Mas e o suor noturno? Você conhece este problema? Sabe o que pode desencadeá-lo?

Como cuidar dos seus lábios no inverno

Como cuidar do seu jardim no inverno

O suor noturno é uma condição clínica que faz com que o indivíduo transpire de modo significativo enquanto está dormindo. Hoje conheceremos os motivos que podem estar contribuindo para este quadro em você.

O suor noturno e a sua saúde

suor noturno

Provavelmente acordar totalmente encharcado de suor não seja uma situação um tanto quanto agradável. Aqui ignoramos fatores externos como altas temperaturas, excesso de cobertas, cobertores ou roupas enquanto dorme e foquemos apenas na questão da saúde. O que pode estar te fazendo suar a noite? Fique atento a estes fatores e procure ajuda médica o quanto antes caso o quadro se torne frequente.

A menopausa para as mulheres

Antes que você efetivamente chegue a menopausa o seu corpo te dá alguns sinais e o suor noturno é um deles. Assim que a mulher está próxima de entrar na menopausa as ondas de calor se tornam frequentes levando a sudorese excessiva. Estas ondas de calor denotam que os seus hormônios começam a ficar desregulados e é hora de procurar um médico de sua confiança.

Remédios, remédios e mais remédios

Os medicamentos são importantes aliados da boa saúde, mas alguns podem causar efeitos colaterais totalmente desagradáveis. Alguns medicamentos usados para o tratamento da depressão assim como remédios para distúrbios psiquiátricos apresentam uma série de efeitos colaterais e entre eles o suor noturno. Caso você esteja sofrendo com o problema o primeiro passo é consultar o seu médico sobre a possibilidade de trocar a medicação. Você também pode questionar o seu médico se este efeito é passageiro. Muitos medicamentos apresentam efeitos colaterais e adversos que tendem a diminuir ou sumir com o tempo de uso.

Doenças graves

Assim como medicamentos podem trazer como efeito colateral a sudorese noturna, algumas doenças também podem desencadear o quadro. Algumas delas são a endocardite, osteomielite, tuberculose e até mesmo o HIV/Aids. Não tem como ignorar um quadro deste não é mesmo? Outra doença que também pode estar ligada a sudorese no período noturno é o câncer. Um dos primeiros sintomas de um linfoma é justamente este.

A ansiedade é o mal do século

A ansiedade já é considerada a doença do século. Boa parte da população é acometida pelo problema. Problema este resultado de nossa vida cada vez mais imediatista. A ansiedade também pode provocar o suor noturno de maneira recorrente. Neste caso, a situação quando desencadeada por este fator, apresenta outras características como o nervosismo aparentemente sem motivo e a insônia.

Como está a qualidade do seu sono?

Distúrbios do sono podem favorecer o quadro de suor noturno. Ou seja, um problema pode levar ao aparecimento de outro. Por exemplo, quem tem apneia do sono ou sofre de insônia pode desenvolver a sudorese. Para identificar se você apresenta algum distúrbio observe-se ao amanhecer. Quem tem problemas para dormir acorda sonolento com a sensação de quem não dormiu bem. Além da sonolência que pode prejudicar e muito a nossa vida, a pressão alta também pode aparecer.

O que o açúcar tem haver com tudo isso?

Uma das causas, por assim dizer, mais incomuns que podem levar a este quadro de sudorese é a falta de açúcar no sangue. Inacreditável não é mesmo? Pacientes que realizam o tratamento para diabetes podem ter maior propensão a sofrerem com essa questão .

Comentários

Uma resposta para “Suor noturno: o que pode te fazer soar enquanto dorme?”