Como evitar a infestação de baratas na sua casa

  • O curioso mundo das baratas
  • O poder das fendas
  • Evite vazamentos

A barata é um inseto que particularmente ninguém gostaria de encontrar frente a frente. Situação essa muito comum em diversos lares brasileiros. Se você não é uma pessoa com Catsaridafobia, você só sofrerá um pequeno susto. Pessoas com Catsaridafobia apresentam medo a nível de fobia de baratas.

Leia mais

Bruxismo, entenda o que é e como tratar o problema

Dicas caseiras para acabar com o chulé

Mesmo você não tendo fobia quer evitar que elas entrem em sua casa, separamos aqui algumas dicas. Dicas que manterão este e outros insetos bem longe da sua família. São dicas simples que você pode facilmente adotar que te ajudarão no combate a esta praga.

Você disse baratas?

Embora possam parecer a princípio muito semelhantes, a no mundo cerca de quatro mil espécies deste animal. Animal este que está em nosso planeta a pelo menos trezentos milhões de anos.

Você deve estar se perguntando agora como a barata conseguiu sobreviver a tanto tempo, a resposta é simples. Sua alta capacidade de adaptação e outras condições de sua espécie.

Entre os animais é tida como a com maior capacidade adaptativa, assim sendo entende-se como motivo que permite a sua sobrevivência. Para que você tenha ideia, a barata é capaz de sobreviver mais de um mês sem acesso a comida. Todavia a água o tempo é menor mais ainda impressiona. Este pequeno inseto que põe medo em muita gente pode sobreviver até uma semana sem água.

Surpreendentemente sua capacidade reprodutiva também é um dos fatores que contribuem para a sua condição de praga. Os ovos colocados pelas baratas apresentam uma camada chamada de ooteca. Um tipo de proteção que garante a segurança das futuras baratinhas mesmo em contato com inseticidas.

Bom, já vimos que as baratas são insetos e tanto. Mas certamente você não as quer por perto, além de não possuírem uma aparência assim tão agradável, podem transmitir cerca de trinta e oito doenças. Mas como evitar a presença delas em nossa casa?

Limpeza é palavra de ordem

Se você quer restringir o acesso, entretanto, de insetos em sua casa deve se atentar basicamente para uma única coisa, os quatro “As”. Se o inseto encontra em sua casa abrigo, água, alimento e acesso certamente vencer o problema não vai ser nada fácil.

Um dos fatores que encadeiam ao menos dois destes “As” é a limpeza. Evite sempre deixar restos de comida nas louças para lavar. Tente não criar acumulo de pratos e outros utensílios na pia. Tanto uma atitude quanto outra podem favorecer a proliferação de baratas pelo fornecimento de água e comida.

Evitar restos de comida pela casa em compartimentos abertos ou a mostra também são atitudes a serem adotadas.

Fenda de acesso: atenção a elas

baratas

Quando falamos do acesso é realmente um fator sob o qual você deve estar atenta. As baratas tem uma surpreendente capacidade de locomoção, sendo, desta forma, capazes de passar em fendas ou buracos com menos de dois centímetros. Tampar buracos e outras possíveis portas de entrada vão minimizar o aparecimento deste e outros insetos em sua casa.

Uma boa opção é utilizar faixas de borracha para a vedação de portas e outras fendas. Além de uma rigorosa atenção com possíveis portas de entrada é preciso que você fique de olho também na questão dos vazamentos.

A barata é mais sensível a falta de água do que de alimento, desta forma, corrigir vazamentos e eliminar poças de água podem ser uma interessante e simples atitude para o controle desta indesejável visita. A barata não ficara em um ambiente que não lhe fornece todas os fatores dos quatro “As”.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Como evitar a infestação de baratas na sua casa”

  1. […] Como evitar a infestação de baratas em casa […]