Você sabe o que se comemora em Corpus Christi?

  • Você sabe o que é comemorado em Corpus Christi?
  • Por que na quinta feira?
  • História desta data

Estamos nos aproximando do chamado Dia de Corpus Christi comemora desde 1264. É um feriado que “cai” sempre as quintas-feiras, o que nos permite alguns dias de descanso, já que muitas postos de trabalho acabam emendando a sexta-feira também.

Leia mais

Você imagina o que tem causado as suas espinhas?

Remédios podem ser mantidos fora da caixa?

Se você não é lá uma pessoa muito religiosa talvez não saiba exatamente o que essa data de fato comemora. O desjejum dos feriados após os dias dos trabalhadores acaba sendo muito esperado. Afinal quem não gosta de passar alguns dias em casa depois de uma longa jornada de trabalho?

Você sabe o que é Corpus Christi?

Mesmo que você não seja uma pessoas muito religiosa, o nome deste feriado já remete um pouco ao seu significado. Corpus Christi, vem do latim e significa literalmente corpo de Cristo. Uma data comemorada/celebrada pelos católicos e também os anglicanos como uma dia em memória a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Bom mas agora a sua pergunta deve ser “por que junho?” Ou ainda por que sempre as quintas?

A data de celebração deste característico feriado de junho é exatamente após sessenta dias da celebração de uma das datas mais gostosas do ano, a Páscoa. Mas não é exatamente apenas sessenta dias contados a partir da Páscoa, mas sim a próxima quinta-feira destes sessenta dias.

Por que uma quinta-feira?

Essa é uma pergunta um tanto quanto interessante, isso porque se você já reparou, Corpus Christi é sempre celebrado às quintas-feiras. Uma quinta-feira do mês de junho. Mas por que?

A celebração acontece as quintas-feiras porque segundo a Bíblia, a Última Ceia em que Cristo jantou com seus discípulos foi em uma quinta feira, antes de ser morto e crucificado.

A data é definida também tendo como base outra dada religiosa, o Domingo da Santíssima Trindade que por sua vez é realizado logo após o Pentecostes. O Pentecostes por sua vez é celebrado cinquenta dias após a Páscoa. Passado o Domingo da Santíssima Trindade, a próxima quinta-feira será a data de Corpus Christi.

Países que apresentam predominância católica como é o caso do Brasil, por exemplo, o feriado de Corpus Christi é um feriado nacional em todo o território. No Brasil, assim como muitas outras coisas, o feriado foi introduzido com a chegada dos portugueses ainda no século dezesseis.

O feriado através da história

corpus christi

O referido feriado, como comentamos inicialmente, foi instituído em 1264, pelo Papa Urbano IV, século XIII. Muitos acreditam que a ideia de estabelecer a data não tenha partido do papa em questão.

Segundo alguns historiadores, uma freira teve direta relação com o surgimento desta data. Uma vez que foi ela a ter sonhos e visões que foram interpretados como uma necessidade da igreja em celebrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

O Milagre de Bolsena também foi um forte contribuinte para que o Papa Urbano IV determinasse a data. Isso  após um encontro do mesmo com um sacerdote em Boêmia. No retorno para casa esse sacerdote foi surpreendido por um milagre.

Passando pela Itália, na cidade de Bolsena, parando para celebrar uma comemoração acerca da eucaristia (morte e ressurreição de Cristo) uma das osteas teria pingado sangue.

Vale lembrar que na ocasião da Última Ceia, segundo a Bíblia, foi o momento no qual Jesus teria proferido uma das frases mais conhecidas. Jesus teria dito na ocasião que o pão ali representava o seu corpo, e o vinho o seu sangue. Deste acontecimento com o sacerdote que rapidamente chegou aos ouvidos do papa foi a gota final para que a data fosse instituída.

No século seguinte ganhou cada vez mais popularidade. É considerada hoje uma das maiores comemorações católicas.


Publicado

em

por