Palavras tem poder: O por que de fazer terapia?

  • Número de pessoas usando antidepressivos assusta
  • Segundo pesquisa, terapia pode ser opção mais vantajosa que o tratamento medicamentoso
  • Tudo o que você precisa saber antes de fazer terapia

As vezes para muitos, buscar ajuda pode significar que há uma fraqueza eminente. Contudo é preciso reconhecer que nem sempre somos capazes de gerir determinados acontecimento em nossa vida sem ajuda.

Como publicado em um artigo de Michele Obama, pedir ajuda não deve ser considerado um sinal de fraqueza, muito pelo contrário. Pedir ajuda é um sinal de força, onde reconhecemos que não podemos lidar sozinhos com determinadas questões.

Leia mais

Baby led Weaning um novo conceito de alimentação infantil

É gripe ou resfriado? Descubra aqui

Na ocasião da publicação de seu artigo, Michele estava a oportunizar a procura por psicólogos e psiquiatras para enfrentar questões como ansiedade e depressão.

Na onda de Michele inúmeras celebridades compartilharam os transtornos mentais que enfrentam ou enfrentaram no decorrer de sua vida. A ideia é incentivar a procura por tratamento que muitas vezes é a chamada psicoterapia.

Os números não metem

Muitas pessoas apesar de todo o incentivo pela busca de tratamento opta por esconder seus transtornos mentais. Escondem para que não tenham que fazer terapia. De acordo com algumas pesquisas realizadas cerca de apenas 2% da população faz terapia. Este é um número assustadoramente baixo quando comparamos ao aumento progressivo de pessoas consumindo antidepressivos. Os números mostram que em apenas quatro anos o índice de usuários de medicamentos dessa natureza cresceu quase 60%.

Com essa desproporcionalidade esmagante é preciso que nos voltemos a analisar esse contexto. Principalmente no que diz respeito ao papel da terapia e dos medicamentos antidepressivos.

O Brasil está entre os cinco países que mais consomem medicamentos psicotrópicos. Alguns pensadores defendem que esse consumo desproporcional está ligado a busca por resultados rápidos. Quando pensamos em resultados mais rápidos de fato os medicamentos apresentam vantagens descomunais em relação a terapia.

A importância da terapia

Embora demore mais tempo para apresentar resultados a terapia é o tratamento mais indicado para grande parte dos transtornos mentais. Contudo, nem todos nós estamos preparados para investir tempo e dinheiro em uma terapia. Isso porque sessões de terapia demandam de custos financeiros e humanístico.

Apesar deste custo, a Associação Americana de Psiquiatria afirma que cerca de 70% dos pacientes com transtornos mentais apresentam significativas melhoras após sessões de terapia.

O que você precisa saber antes de começar a terapia?

terapia

Muito se fala e se idealiza, até mesmo muito se julga sobre como a terapia é feita. Antes que você comece as sessões é preciso saber de alguns pontos importantes. O primeiro deles é que a terapia para que funcione é idealizada para cada paciente. Sendo única e personalizada a abordagem feita pelo profissional. É preciso que você confie no psicólogo escolhido. Isso porque você compartilhará a sua vida a um terceiro. Sem o laço da confiança dificilmente você conseguirá se abrir e consequentemente dificilmente o profissional conseguirá te ajudar.

A psicoterapia é uma troca mútua e recíproca entre paciente e profissional. Lembre-se, por questão de ética profissional, nada do que você compartilhar com o seu psicólogo será compartilhado. Muitas pessoas acabam se tornando resistentes por acreditarem que os psicólogos os estão avaliando. E quando não fazem isso compartilham suas histórias com outras pessoas. É justamente por isso que você deve escolher um profissional de credibilidade e estreitar um laço de confiança. Por comprometimento com a profissão e o seu profissionalismo, o psicólogo está sujeito a deixar tudo o que houve em seu divã apenas limitado as paredes de sua sala. E os seus valores e julgamentos fora do seu consultório.

Comentários

2 respostas para “Palavras tem poder: O por que de fazer terapia?”