A importância do desmame no tratamento com psicotrópicos

  • O atual uso de psicotrópicos
  • A Síndrome de Abstinência
  • Entenda porque o desmame é fundamental

O uso de psicotrópicos é bastante recorrente para inúmeros fins. Muitas vezes os psicotrópicos ou psicoativos são utilizados para fins de estudos científicos. Mas também podem ser utilizados como medicação, principalmente no caso da depressão, transtorno de ansiedade dentre outros.

Leia mais

Dicas para sua maquiagem durar mais

Você sofre com a Síndrome de Burnout? Descubra aqui

Estas substâncias chamadas de psicoativas são capazes de alterar a consciência, alterando o humor, a percepção da realidade bem como a função de modo geral do sistema nervoso.

Os psicotrópicos são medicamentos que atuam quase sempre diretamente no sistema nervoso para os devidos fins colocados.

Psicotrópicos e o desmame

Como dissemos anteriormente, as substâncias psicoativas podem alterar o funcionamento do sistema nervoso. Tão como a percepção do homem sobre a sua realidade. Entretanto, o uso destas substâncias pode causar dependência tanto física quanto psicológica. Como todo tipo de vício ou dependência, o rompimento abrupto de sua utilização pode ocasionar o que é chamado na medicina de Síndrome de Abstinência.

Os sintomas da Síndrome de Abstinência podem se manifestar de maneira leve ou moderada, incluindo dores de cabeça, vertigem, irritabilidade dentre inúmeros outros.

Atualmente o número de pessoas que fazem uso de psicotrópicos é elevadíssimo. Isso acontece porque muitas pessoas atualmente fazem tratamento contra a depressão. Para se ter uma ideia os IRS (Inibidores de Recaptação da Serotonina) estão entre os medicamentos mais utilizados tanto para o tratamento da depressão quanto da ansiedade e estresse pós traumático.

Síndrome de Abstinência

psicotrópicos

A Síndrome de Abstinência como comentamos tende a aparecer quando o uso de psicotrópicos é severamente descontinuado, ou seja, sem que o processo de desmame seja realizado. O desmame nada mais é do que a diminuição gradativa de um determinado medicamento psicoativo para minimizar o aparecimento dos sintomas de abstinência.

Os sintomas de abstinência costumam variar bastante e podem aparecer até 72 horas após o interrupção do uso do medicamento. Os sintomas mais comuns são normalmente a ansiedade, a irritabilidade, episódios de choro, problemas gastrointestinais, fadiga e calafrios, além de tremores.

Os sintomas da abstinência se caracterizam como um conjunto de sinais e condições físicas que aparecem de maneira previsível. Vale ressaltar que os sintomas de abstinência são aqueles não presentes enquanto o uso da medicação foi ministrado. Desta forma, possuem o seu aparecimento de maneira previsível, logo após o repentino rompimento do uso.

A importância do desmame

A importância do desmame é justamente evitar que os sintomas de abstinência do medicamento se manifeste. Normalmente quão maior for o tempo de uso da medicação bem como quão mais abrupta for a interrupção do tratamento mais chances há do paciente desenvolver um quadro de Síndrome de Abstinência.

Sem tratamento adequado, os sintomas podem durar até três semanas. O tratamento mais indicado para quem está sofrendo com crise de abstinência é reinserir o uso da medicação. Para medicamentos que são excretados em até três dias, os sintomas de sua falta podem ser vistos até uma semana após a descontinuação da administração.

No caso de reinserção da medicação, os sintomas tendem a diminuir gradativamente já nas primeiras 24 horas de uso. Se você está sofrendo com efeitos colaterais do medicamento, ou não tem encontrado os resultados esperados consulte o seu médico de confiança. Ele é o profissional que deve estruturar o melhor desmame para você. O uso de todo e qualquer psicotrópico deve ser diminuído em doses escalonadas.

Vale aqui a ressalva de que medicamentos antidepressivos podem demorar até seis semanas para que os resultados se tornem aparentes. O tratamento por sua vez deve ser continuado por até seis meses a um ano.


Publicado

em

por